TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Aprendizagem - AA

Dissertações: Atividade De Aprendizagem - AA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 16

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - AA

1) Quais são as divisões do corpo humano?

R: O corpo humano se divide em cabeça, pescoço, tronco e membros. Sendo o tronco subdividido em tórax e abdômen. Os membros por sua vez são diferenciados em membros superiores e inferiores. Os membros estão ligados ao tronco por uma raiz, enquanto as outras estruturas que compõem os membros são consideradas partes livres. Os membros superiores, também chamados de torácicos, têm como raiz o ombro. Sendo as partes livres por sua vez nomeadas a partir do ombro: Braço, antebraço e mão (palma e dorso). Já os membros inferiores ou pélvicos se ligam ao tronco através do quadril e apresentam as partes livres: coxa, perna e pé (planta e dorso). Utilizamos ainda os termos cotovelo para a porção intermediária entre o braço e o antebraço e deste para a mão temos o punho. Nos membros inferiores, por sua vez, temos o joelho (entre coxa e perna) e tornozelo (entre a perna e o pé).

2) Explique a classificação dos ossos, de acordo com sua forma. Exemplifique.

R: Os ossos apresentam vários formatos. Para fins de classificação consideramos as relações entre comprimento, largura e espessura. Assim podemos classificar os ossos como longos, curtos laminares e irregulares.

- Osso longo: é caracterizado pelo comprimento sobrepujar a largura e a espessura. Exemplo: fêmur, tíbia ou úmero. Os ossos longos apresentam suas extremidades denominadas epífises, enquanto o meio do osso é chamado diáfise. A diáfise costuma ser oca e é preenchida pela medula óssea.

- Ossos curtos: apresentam comprimento, largura e espessura proporcionais. Exemplo: carpos e tarsos. Enquanto os ossos laminares possuem equivalência apenas das dimensões largura e comprimento e espessura bem menor apresentando forma de lâminas, como nos ossos craniais.

- Ossos irregulares: não possuem formas definidas, sendo difícil classificá-los através da relação entre as três dimensões. Exemplo: as vértebras.

Alguns ossos possuem cavidades em seu interior, os sinus, que serão analisados na unidade do sistema cardiorrespiratório. Estes ossos são denominados pneumáticos.

3) Caracterize os tipos de juntura, identificando suas funções no organismo.

R: As junturas são classificadas em fibrosas, cartilaginosa e sinoviais. As duas primeiras estão associadas à fusão dos ossos, enquanto a sinovial apresenta estrutura mais complexa, permitindo a movimentação das peças ósseas. 1- Juntura fibrosa: Como o nome indica, é composta de tecido fibroso e objetiva unir os ossos de forma a reduzir ao máximo o movimento das partes, apesar de proporcionar alguma elasticidade. São encontradas principalmente entre os ossos do crânio e denominadas suturas. Na verdade, fora do crânio temos apenas uma única exceção, a juntura entre as partes distais da tíbia e fíbula também fibrosa.

2 - Juntura cartilaginosa: Nesse caso a substância de união dos ossos é cartilaginosa. De funções semelhantes às junturas fibrosas, reduzem quase totalmente a mobilidade. As junturas cartilaginosas podem ser hialinas ou fibrocartilagíneas. As junturas fibrocartilagíneas são denominadas sínfise, sendo encontradas entre as vértebras e na união das porções púbicas dos ossos do quadril, a sínfise púbica. Um dado interessante em relação à sínfise pubiana é sua capacidade de relaxar por ação hormonal, separando os ossos pélvicos e aumentando o canal do parto no período de nascimento.

3- Juntura sinovial: Ao contrário das junturas anteriores, a intenção é movimento, assim, a substância que se interpõe entre as estruturas é um líquido de nome sinovial, que age como um lubrificante, diminuindo o atrito entre os ossos. Além disso, os ossos apresentam as extremidades articulares revestidas de cartilagem hialina, proporcionando uma superfície bem lisa, favorecendo o deslizamento. Os ossos estão ligados por uma cápsula articular e ligamentos. A cápsula articular composta de tecido fibroso envolve a articulação isolando-a completamente. O espaço interno é mínimo e, apesar de ser quase uma fenda, é denominado cavidade articular. Em alguns casos podemos ter pequenos discos fibrosos, os meniscos, que auxiliam a amortecer o impacto entre os ossos.

4) Caracterize os componentes de um músculo, indicando possíveis variações.

R: Os músculos esqueléticos apresentam duas partes bem definidas, uma porção média, o ventre muscular avermelhado, onde se localizam as fibras musculares propriamente ditas, é a parte ativa que contrai criando o movimento, as extremidades apresentam função de fixação, podem ser cilindroides ou em forma de fita denominados tendões, enquanto os laminares são aponeuroses, seu tecido esbranquiçado rico em fibras de colágeno permite uma fixação muito resistente e são praticamente inextensíveis (Dângelo ; Fattini , 2000).

A disposição das fibras do ventre muscular influencia no poder de contração, músculos de fibras paralelas como o bíceps braquial apresentam maior poder de contração, são músculos de ação rápida, enquanto os músculos que apresentam disposição oblíqua têm capacidade reduzida de contração, mas desenvolvem força considerável, observado em musculatura de sustentação. Para a contração muscular gerar movimento, são necessários dois pontos de fixação, que são denominados origem (ponto fixo) e inserção (ponto móvel), o conhecimento dos pontos de origem e inserção de um músculo permite explicar a ação do mesmo. Chamamos de ponto fixo ou origem a extremidade muscular fixada à parte óssea que não se desloca, sendo, portanto, a inserção a extremidade relacionada à estrutura que se movimenta.

Os movimentos corporais geralmente envolvem a ação de vários músculos, raramente a contração de apenas um músculo é responsável pelo movimento. Os músculos da região anterior medial do antebraço são flexores da mão e dedos, enquanto os localizados na região posterior lateral são extensores. Podemos observar, portanto, que quando realizamos um movimento, vários músculos participam ajudando a realizar o movimento, mas outros participam se opondo à direção do movimento. Temos assim os músculos sinergistas, que trabalham em conjunto a favor do movimento e os antagonistas se opõem ao movimento, reduzem a rapidez ou potência de ação, evitando movimentos bruscos.

5) Explique a relação entre a aptidão física e o sistema cardiorrespiratório.

R: O condicionamento físico adequado proporciona uma atividade muscular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com