TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AULA TEMA 6 ATIVIDADE COLABORATIVA

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

O conhecimento de experiências, de projetos e de pesquisas que já foram realizadas pode mostrar como propor jogos e brincadeiras que tenham por finalidade auxiliar o aluno em suas dificuldades escolares, especialmente se a pesquisa tiver por objetivo o desenvolvimento integral da criança, utilizando, para isso, como estratégia, o jogo infantil como meio para o diagnóstico e intervenção de suas dificuldades escolares. Neste sentido, os jogos ou brincadeiras utilizadas podem ser eficientes em integrar aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e de linguagem, se forem levadas em conta as características ambientais, socioculturais, escolares e o contexto familiar dessas crianças. Desta forma, compor um manual de jogos e brincadeiras poderá auxiliar o professor a encontrar qual a atividade que melhor poderá atender às necessidades de seus alunos na busca de soluções para suas dificuldades escolares.

Com a intenção de concluir o Manual de Jogos e Brincadeiras, que está sendo confeccionado, o foco desta atividade colaborativa será o de propor atividades que estejam focadas nas dificuldades de aprendizagem e que possam ser propostas em espaços de brinquedotecas de diferentes tipos.

Para isso, devem seguir os passos abaixo:

Passo 1: O grupo deve ir ao fórum para conferir quantos e quais são os jogos e brincadeiras já selecionados, com o objetivo de conhecer qual o tipo de brinquedoteca é o mais adequado para o seu oferecimento. Em seguida, deve verificar a respeito de qual dificuldade de aprendizagem pode ser diagnosticada, que intervenções podem ser realizadas para cada atividade proposta e quais as variações possíveis para o jogo ou brincadeira.

Exemplo:

Jogo ou brincadeira

Tipo de brinquedoteca

Dificuldades

Diagnóstico/intervenção

Variações possíveis

Jogo da memória

Brinquedoteca escolar

Aprendizagem Cognitiva

Desatenção, coordenação viso-motora, etc

Pode ser feito com caixa de papelão, caixa de fósforos, etc.

Estátua

Brinquedoteca comunitária

Convívio social

Ausência de interação, timidez, etc

A brincadeira pode ser realizada em duplas,  a fim de facilitar a convivência social.

Pintura e colagem

Brinquedoteca hospitalar

Baixa autoestima

Resgate da autoestima

Diversos materiais, como revista, retalhos de pano, jornal,etc

Passo 2: Ainda em grupo, preencham o quadro até o total de doze jogos ou brincadeiras, igualando a quantidade entre as atividades propostas para cada um dos três tipos de brinquedotecas: a escolar, a comunitária e a hospitalar, completando também as colunas com as dificuldades, com o diagnóstico ou a intervenção proposta e as variações possíveis para as brincadeiras. O passo seguinte será a confecção do manual.

Passo 3: Utilizem a divisão em grupos A e B, como realizado em atividades anteriores. O grupo A deve organizar o manual com os seis primeiros jogos ou brincadeiras já escolhidos e o grupo B com os seis últimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com