TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Pesquisa Sobre A Gestão De Classe

Monografias: Atividade De Pesquisa Sobre A Gestão De Classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

“A gestão de classe consiste num conjunto de regras e de disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem.” (DOYLLE, 1986, p. 240), contudo, mesmo sendo necessária, não significa dizer que vai garantir uma boa aprendizagem e desempenho escolar.

Em função disto, o presente trabalho refere-se a atividade de pesquisa realizada no Ginásio Municipal Dr. Celi de Freitas pelas alunas do IV semestre de Pedagogia do turno matutino na disciplina de Didática I ministrada pela professora Cássia Rehem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

A finalidade da pesquisa foi fazer um estudo sobre a gestão de classe com o intuito de analisar como se movimenta a sala de aula, como se porta a professora, suas posturas e atitudes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem dos alunos, e também de que forma os mesmos se comportam e como se dá a relação entre professor e aluno.

O trabalho está dividido em três partes: na primeira, uma breve discussão teórica sobre Gestão da Classe, na segunda a abordagem metodológica utilizada, no caso, a observação, para a produção do mesmo e na terceira parte as conclusões obtidas na pesquisa realizada.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“O processo de planejamento da gestão da classe se caracteriza pela tomada de um conjunto de decisões relativas à seleção, à organização e ao sequenciamento de rotinas de atividades, de rotinas de intervenção, de rotinas de supervisão e de rotinas de execução”. (Roy, 1991).

As rotinas se baseiam no controle e na coordenação de sequências de comportamentos que tem como consequência: reduzir o número de indicações tratadas pelos professores, reduzir as decisões tomadas durante a intervenção, aumentar a estabilidade das atividades, aumentar a disponibilidade dos professores, diminuir a ansiedade do aluno, tornando assim os professores mais previsíveis.

Durante o planejamento da gestão da Classe, os professores devem considerar o uso de um estilo positivo de comunicação e de comportamento. Também devem saber o que seus alunos são capazes de fazer e envolvê-los nas atividades educacionais, sob as condições gerais de regras clara e explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula.

O professor como profissional da educação deve sempre buscar formas para superar e reverter os problemas surgidos no ambiente escolar. Esse profissional não pode ser considerado acabado e pronto, mas sim alguém que busca permanentemente se redescobrir, se aprimorar, buscando novas formas de gerenciar sua sala de aula.

Para se conseguir uma gestão de classe eficiente e eficaz é preciso que haja uma relação entre professor e aluno que favoreça as atividades escolares. A falta de vínculo entre professor e aluno gera problemas na aprendizagem e até mesmo casos de indisciplina. Nesse contexto, o professor não conseguem planejar nem esquematizar tarefas instrucionais adequadas, os mesmo acabam negligenciando os planos de aula, pois os alunos são raramente incitados a discutir ou avaliar os materiais que eles estão aprendendo. Além disso, a compreensão dos alunos ou estudo individual não é avaliado/ monitorado regularmente.

“A gestão da classe remete todos os enunciados que dizem respeito a introdução e a manutenção de uma ordem geral na sala de aula, afim de favorecer a aprendizagem”. (GAUTHIER, 2006)

3 METODOLOGIA

A atividade de pesquisa foi realizada no Ginásio Municipal Dr. Celi de Freitas, na turma do 2° ano do Ensino Fundamental I (que corresponde à antiga 1ª série) com faixa etária entre 7 e 8 anos, nos dias 18 1e 19 de novembro de 2013.

O método utilizado foi a observação que ocorreu durante 10 horas distribuídas em dois dias e ao chegarmos, a turma já estava em sala com a professora e fomos recepcionados com uma saudação cordial de boa tarde e logo em seguida fomos informadas de que a turma iria para uma outra sala, juntamente com a turma do 1° ano (antiga alfabetização) com o intuito de ensaiarem a coreografia de uma música infantil chamada Escravos de Jó para uma apresentação que ocorreria na escola em decorrência da semana da Consciência Negra.

Na volta à sala de aula, a professora fez a contagem dos alunos presentes juntamente com eles, trabalhando assim os numerais e colocando os respectivos nomes no fichário. Nesse momento os alunos mostraram-se inquietos, agitados e pudemos observar a falta de paciência e da professora com eles, pois gritava tentando acalmá-los e manter a ordem na sala, coisa que não conseguiu.

Num tom muito alto e impaciente, a professora tenta organizar uma fila entre eles para que pudessem seguir para a sala de vídeo, onde assistiriam um filme, também com o objetivo de trabalhar o tema da cultura negra cujo nome era Kiriku e a Feiticeira.

O filme retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se encarrega de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres e usando de diversas peripécias e artimanhas ele consegue vencer a feiticeira, libertando-a da maldição, quebrando todos os feitiços feitos por ela, salvando assim toda sua aldeia.

Após a exibição da primeira parte do filme, as crianças foram para o intervalo, que começou às 15:00 hs e seguiu até às 15:30, ressaltando que elas fazem o lanche em pé ou sentadas espalhadas pelo pátio, pois a escola não possui um refeitório. Quando terminam a refeição começam a correr, gritar, brincar, desordenadamente, com apenas duas funcionários responsáveis por elas enquanto os professores dirigem-se a uma determinada sala até o término do recreio.

Diante dessa situação, ao notar nossa presença no pátio, as funcionárias chegaram até nós, conversaram, fizeram suas críticas, queixas e inclusive uma delas nos sugeriu que fizéssemos nosso trabalho de conclusão do curso voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com