TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sociologia – Quadro Comparativo Sobre Globalização

Por:   •  2/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Sociologia – Quadro Comparativo Sobre Globalização

Leitura do texto Globalização e refugo humano, de Luis Carlos Fridman

A partir do texto é possível apontar as diferentes caracterizações de globalização feitas por Bauman e por Giddens. O primeiro aponta o fenômeno da globalização como responsável pela “transformação da força de trabalho, dos pobres e dos desabilitados em refugo humano”, pois, “considera o descarte e a imobilização de parcelas crescentes da população mundial como um dos limites trágicos da globalização” (Fridman, 1999). Já Giddens afirma que “a reflexividade, o acesso aos estoques mundiais de informação e a cultura da indagação racional permanente caracteriza o nosso tempo” (Fridman, 1999). Giddens mostra-se “impressionado com realidades em que os indivíduos solicitam, filtram e interpretam a informação, o que o leva à afirmação de que "um mundo de reflexividade intensificada é um mundo de pessoas inteligentes"” (Fridman, 1999). Esses apontamentos permitem a compreensão de que o fenômeno da globalização é percebido pelos autores citados de duas maneiras e ambos encontram argumentos que justificam seus posicionamentos.

Depois da leitura e análise do texto, construam um quadro elencando, de um lado, as características colocadas por Bauman e do outro as apontadas por Giddens. Salve em formato .pdf e envie de volta pelo Moodle.

BAUMAN GIDDENS

“Nos tempos atuais a prisão serve mesmo é para estocar o refugo da sociedade “Concebe a globalização como uma profunda alteração das estruturas sociais e a emergência de processos novos pela intensificação de relações sociais em escala mundial onde acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a milhares de quilômetros de distância e viceversa”

“considera o descarte e a imobilização de parcelas crescentes da população mundial como um dos limites trágicos da globalização” “Filtram e interpretam a informação, o que o leva à afirmação de que “um mundo de reflexividade intensificada é um mundo de

pessoas inteligentes”.”

“O capital teria pouca dificuldade em desmontar as suas tendas.” “Elas se movem em uma cultura de desacordo e de crítica, tudo está submetido a exame de indagação racional:

psicoterapias, condução de políticas econômicas, tratamento para dores de coluna, dietas, educação de crianças, imagens de violência na televisão, relações familiares, tabagismo ou mesmo o amor.”

“O panoptismo e suas instituições totais que metaforicamente controlavam os indivíduos “Os indivíduos fazem uso permanente de conhecimentos para lidarem com sua pratica

de um ponto de onde se via todos os demais—cedeu lugar a iniciativa voluntária dos consumidores que se prestam aos controles dos bancos de dados mundiais, que não estão em lugar nenhum.” cotidiana, o que provoca evidentes alterações na atividade. Assim, quanto mais se expande a solicitação e a filtragem de informações mais os indivíduos se tornam aptos a refletir sobre suas vias e sobre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com