TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Final PLI

Artigos Científicos: Atividade Final PLI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE FINAL

PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO

PROBLEMÁTICA:

O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.

Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.

Um acervo de qualidade e escolhido de forma correta disponibiliza aos professores trabalharem com os conteúdos sequenciados ano a ano que, se apresentam em diferentes níveis de dificuldade e desafios, favorecendo a aprendizagem em espiral dos alunos, sem ficarem os “buracos” de um ano para outro. Diante disto surgem as seguinte questão: como garantir que a o livro didático seja escolhido de forma que realmente possa ser utilizado e contemple o máximo possível dos conteúdos da grade que fazem parte daquele ano/serie?

JUSTIFICATIVA:

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD beneficia os alunos do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e do ensino médio das escolas públicas cadastradas no Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.

Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições.

OBJETIVO GERAL:

Escolher o livro didático adequado ao projeto político-pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Escolher corretamente o livro;

• Refletir sobre os livros que devem ser escolhidos;

• Sensibilizar aos educadores sobre a sua responsabilidade na escolha do livro didático;

METODOLOGIA:

• Formação sobre o PNLD;

• Palestras com o objetivo de auxiliar na escolha do livro;

• Avaliação das resenhas dos livros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com