TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fisica Na Terceira Idade

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Fisica Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um fenômeno fisiológico de comportamento social ou cronológico, ele é um procedimento complicado que abrange muitos tópicos, como por exemplo, a hereditariedade, a forma de viver, as doenças incuráveis, dentre outras. Elas agem entre si e determinam expressivamente a maneira em que atingimos determinada idade. De acordo com o Estatuto do Idoso, é considerado idoso o indivíduo que possui idade igual ou superior aos 60 anos de idade. (CARVALHO, 2000)

Segundo pesquisas realizadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), censo 2000, o nosso país registrou um aumento da população idosa nas últimas décadas. No ano de 1992 o contingente de brasileiros acima de 60 anos era de 7,6 milhões, esse número saltou para aproximadamente 15 milhões em 2002. Com esse aumento, torna-se imperativo a necessidade de mudança no modo de vida desta parte da população.

O aumento desta taxa de longevidade se deve a determinados fatores como: ao amplo desenvolvimento da medicina no passar dos anos, especialmente no que se alude à precaução de doenças; ao progresso na qualidade da alimentação; além da diminuição no percentual de fertilidade observada nos últimos 30 anos, o que por sua vez pode gerar uma ampliação da população idosa em relação àquela mais jovem e economicamente ativa. Rifiotis (2007, p.140) afirma que,

"[...] À medida que aumenta a expectativa de vida e cresce o percentual de pessoas idosas, elas deixam de ser uma espécie de "elite de anciãos". Memória, experiência ou conhecimento deixam de ser apanágio daquele segmento de população, e a sua valorização nos termos de "melhor idade" vai perdendo legitimidade, podendo no limite, tornar-se uma auto-ironia." (RIFIOTIS; 2007, p.140)

Verificamos, portanto, que para que essa população não venha a ficar distante dos espaços sociais, sem nenhuma expectativa de inserção da mesma no convívio com o outro, gerando uma exclusão e conseqüentemente, uma má qualidade de vida, é necessário que este mesmo grupo venha a obter cada vez mais saúde. E quando falamos em saúde, nos referimos a uma vida mais independente, com moradia em boas condições, ocupação, afeição e comunicação. Se em algum momento, um desses fatores estiver deficiente a qualidade de vida do idoso estará comprometida. Para que se possam oferecer esses benefícios aos idosos é preciso gerar mudanças na estrutura social para que estas pessoas, ao terem suas vidas prolongadas, possam usufruir de uma melhor qualidade de vida.

1. A Atividade Física

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. (CASPERSEN, 1985)

Segundo Miranda (2000) O envelhecimento é um processo muito heterogêneo, uma vez que se constitui enquanto uma realidade, principalmente no Brasil. Atualmente, já está mais que comprovado que o ser humano necessita viver cada de uma forma que não lhe limite fisicamente. Sendo que essas limitações vêm sendo derrubada a partir do momento em que há cada vez mais atividade em sua vida diária. A atuação da atividade física regular favorece várias respostas que colaboram para o envelhecimento saudável, já que esta atividade se constitui enquanto um ponto importantíssimo no que se refere a qualidade de vida do idoso.

Segundo Takahashi (2004 apud PIRES et al. 2002):

"(...) com o declínio gradual das aptidões físicas, o impacto do envelhecimento e das doenças, o idosos tende a ir alterando seus hábitos de vida e rotinas diárias por atividades e formas de ocupação pouco ativas. Os efeitos associados à inatividade e a má adaptabilidade são muito sérios. Podem acarretar numa redução no desempenho sérios, na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando processos de auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e a solidão." (TAKAHASHI; 2004)

Historicamente, o homem sempre viveu de forma ativa, uma vez que desde os primórdios da humanidade ele vivia como nômade, sobrevivendo da caça, pesca e da agricultura. Somente a partir da Revolução Industrial, que o homem, tendo que se mudar do campo para a cidade, acabou sendo presenteado com uma vida de menores atividades físicas, o que favorece ao sedentarismo do mesmo.

Cerca de um século atrás, o homem passou a fazer uso de atividades físicas com o intuito de melhorar cada vez mais sua condição biopsicossocial. Na realidade, a volta das atividades físicas se deu, justamente, pela civilização grega, que a realizava com a finalidade de desenvolver a destreza, a beleza e a força.

Estudos mostram que a saúde do ser humano, de uma forma mais geral, está relacionada diretamente à atividade física que o mesmo exerce. A atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade, junto à correta alimentação e ao estado emocional equilibrado.

Segundo Lima (1999) com o passar dos anos, a atividade física tem, cada vez mais, representado um fator de qualidade de vida dos seres humanos, possibilitando-lhes uma maior produtividade e melhor bem-estar.

2. Atividade Física do Idoso e Qualidade de Vida

Não se tem dúvida de que a atividade física contribui sensivelmente para uma melhor qualidade de vida, sem restringir essa, às pessoas idosas, ou seja, a atividade física é inerente a todo ser humano. De acordo com Miranda (2000):

"Os benefícios da atividade física para a saúde e longevidade são intuitivamente conhecidos desde o princípio dos tempos. Existem benefícios bem demonstrados sobre vários parâmetros que afetam a saúde e longevidade. Vários documentos já enfatizaram a importância da ação dos profissionais de saúde e entidades governamentais no estímulo a atividade física, assim como seu impacto sobre a saúde pública." (MIRANDA; 2000)

O termo qualidade de vida, por si só, engloba diversos aspectos da vida de uma pessoa, uma vez que tem em vista, a população em geral. Assim, essa expressão caracteriza o nivel de satisfação de uma pessoa, onde envolve fatores tanto emocionais, quanto físicos. O exercício físico é elemento fundamental para regulação da qualidade de vida do ser humano, a sua prática regular permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível. A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força, mas um bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com