TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fisica Na Terceira Idade

Exames: Atividade Fisica Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

PROBLEMATIZAÇÃO

Por que está cada vez mais crescente o número de sedentários com o grupo da terceira idade de Uauá?

HIPOTESES

 Falta de incentivo;

 Carência de informação;

 Indisponibilidade de espaço propicia para a atividade física;

 Receio por parte do grupo em praticar qualquer atividade física.

Objetivo Geral

Ampliar os nossos conhecimentos sobre o tema abordado, para que assim possamos mostrar ao grupo da terceira idade como obter melhores condições de saúde para viver bem.

ObjetivosEspecíficos

Reconhecer os fatores relevantes como:

• Melhora a velocidade de andar e se equilibrar;

• Melhora a alta eficácia;

• Ajuda no controle de diabetes, Artrite e Doenças Cardíacas;

• Diminuição da depressão.

Atividade Física Na terceira Idade

As pessoas idosas têm habilidades regenerativas ilimitadas, mudanças físicas e emocionais que expõe a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à Síndrome da Fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicos de um idoso poderá desenvolver muitas doenças.

A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Após tomar a decisão, o idoso deve fazer uma avaliação médica prévia que irá estabelecer os limites ou não para determinada atividade.

Após a realização desses dois passos iniciais, a avaliação de sua capacidade e de sua saúde, o idoso deve escolher a atividade de que mais gosta. É importante que ele tenha prazer. Ao fazeralgo que não gosta, o idoso para após dois meses do inicio dos exercícios, por isso vale experimentar várias atividades físicas até encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil. Entre as atividades que trabalham o sistema cardiovascular estão andar de bicicleta, caminhar, e fazer natação. Privilegiam o sistema músculo-esqueletico a musculação e a ginastica, por exemplo, e atividade como yoga e tai chi chuan, com seus movimentos mais suaves, dão mais atenção ao sistema nervoso. É importante frisar que quem nunca praticou exercícios pode começar com qualquer idade, desde que observados os fatores de saúde e a capacidade funcional do corpo.

Vários estudos mostram que, quanto mais se pratica atividade física durante a vida, menores serão as chances e se desenvolver doenças crônico-degenerativas, adquirir diabetes, artrite, doenças cardíacas, colesterol e hipertensão, melhora na velocidade de andar, no equilíbrio e mantem o peso corporal.

Nos últimos anos, a busca pela atividade física passou a ser a necessidade para as pessoas de uma maneira geral. Sedentários, obesos, não obesos ou simplesmente aqueles que fazem exercícios físicos só aos fins de semana, buscam cada vez mais uma vida saudável e produtiva no que diz respeito a atividade física.Isto se deve ao fato de que exercício físico torna-se a formula necessária para se solucionar os problemas diários, como por exemplo, o estresse, a falta de disposição e a prevenção de muitas doenças. Em relação ao grupo da “terceira idade”, a procura por uma modalidade ou atividade esportiva tem aumentado muito durante os últimos nos.

BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO

• Luta contra a depressão. O exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão, a tristeza e a falta de rumo, que afeta muitos idosos nesta fase das suas vidas. A prática regular de uma atividade física produz endorfinas, as “hormonas da felicidade” que desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.

• Mantém o cérebro alerta. Para além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, o exercício físico tem um contributo importante em manter o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física assegura o funcionamento pleno das funções cognitivas o que, por sua vez, pode prevenir a perda de memória, a demência e até desacelerar a progressão da doença de Alzheimer. A lucidez e clareza de mente num idoso pode ainda incentivá-lo a fazer outras coisas como manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades.

• Menos doença, mais saúde. Praticar exercício regularmente é ainda crucial para todos os idosos porque reduz o impacto das doenças crónicas e não crónicas a que podem ser suscetíveis. Alguns dos benefícios de saúde que a ginástica traz aos idosos incluem o fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, um coração e uma tensão arterial mais saudáveis, ossos mais fortes e resistentes. Os idosos que praticam algum tipo de atividade física têm um risco menor de virem a sofrer de osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer, cancro do cólon e da mama.

• Um sono melhor. A idade traz muitas vezes com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A prática de exercício físico regular contribui substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador e que chega mais depressa na hora de deitar a cabeça na almofada. O resultado? Um idoso que acorda com mais energia para o seu dia-a-dia.

• Garante uma autoestima elevada. É certo e sabido que quem pratica exercício físico regularmente sente-se muito melhor com a sua imagem física e isso é importante para qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sorrir porque aprecia a imagem que vê lá refletida? Sentirmo-nos bem connosco próprios é meio-caminho andado para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas que nos rodeiam – e os idosos ainda têm muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com