TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: A Influência Das Atividades físicas

Artigos Científicos: QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: A Influência Das Atividades físicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 NTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................5

3 OBJETIVO GERAL..............................................................................................6

3.1 Objetivos Específicos.........................................................................................6

4 METODOLOGIA..................................................................................................6

5 CRONOGRAMA..................................................................................................7

6 ORÇAMENTO.....................................................................................................7

7 RESULTADOS E MÉTODOS ............................................................................7

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................8

REFERÊNCIAS....................................................................................................9

4

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de intervenção constitui em um conjunto de atividades teóricas e práticas para os idosos, do Centro de Convivência de Idosos do município de Nova Cruz/RN, estando na faixa etária de 50 anos acima. As atividades corporais e os movimentos expressivos são características preponderantes para este trabalho que se propõe a realizar. Dentre as atividades desenvolvidas com aeróbica, hidroginástica, dança e recreação.Essas atividades devem-se ao fato de que um estilo de vida saudável pode minimizar futuros problemas relacionado à saúde, principalmente quando nos referimos aos idosos.

No Brasil, com o aumento da perspectiva de vida, os idosos passam a representar uma parcela cada vez maior em nossa população e embora o país tenha redigido um dos melhores estatutos de proteção ao idoso, ainda não existem políticas públicas bem definidas, comprometendo a implementação da atenção voltada às necessidades desta população. O exercício físico e intelectual é um importante instrumento na prevenção das complicações das alterações orgânicas, mentais e comportamentais do processo de envelhecimento. E a não utilização destes resulta na dificuldade das realizações das atividades cotidianas, prejudicando a qualidade de vida e a autonomia dos idosos.

O Centro de Convivência do Idoso. localizada município de Nova Cruz/RN é uma entidade mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que é voltada ao acolhimento de idosos.. Na instituição não havia orientação para atividades físicas, comprometendo a longevidade da autonomia da realização de atividades simples da vida diária. Frente a esta situação fez-se necessário a realização de um projeto de intervenção que proporcione um programa de atividades físicas para os idosos, visando a melhoria da auto-estima, da socialização e dos benefícios psico-fisiológicos, afim de promover a saúde e a qualidade de vida desta população.

5

2 JUSTIFICATIVA

A realização deste projeto justificou-se pela tentativa de resgatar o direito do idoso ao bem estar biológico, psicológico e social, pois eles são as matrizes de nossos valores e representam o resgate e cultivo de nossa história social, uma formação critica e participativa, através de uma intervenção prática em uma realidade especifica como é o caso dos idosos desse projeto.

Desse modo o intuito deste estudo é analisar os efeitos da pratica desta atividade física para os idosos que participam deste projeto. Para tanto partimos da experiência vivida pelas participantes durante esta intervenção. Sendo que o foco principal desta pesquisa busca visualizar a interferência desse projeto/estímulo na vida e na saúde dos idosos, partindo do entendimento que a prática da atividade física no idoso mencionada neste estudo tem um significado muito maior do que é contemplado e entendido comumente pela sociedade.

Portanto, para Okuma (1988), estudos em gerontologia têm demonstrado que a atividade física junto com hereditariedade, alimentação adequada e hábitos de vida apropriados podem melhorar em muito a qualidade de vida dos idosos. Nessa linha de raciocínio a atuação junto a idosos é um novo espaço que se abre para atuação para o profissional de Assistente social a abertura de projetos de pesquisa e extensão traz a possibilidade de o aluno atuar no processo de ensino, além de aproximar e divulgar a produção e o trabalho acadêmico da instituição.

Este estudo será de natureza quanti-qualitativa, tendo em vista que se buscou ao longo da trajetória da pesquisa analisar duas variáveis: uma que se refere aos aspectos orgânicos, tais como ganho de forma, flexibilidade, adaptações cardiorrespiratória, e outro de caráter mais subjetivo, partindo da percepção das próprias integrantes.

6

3 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho baseou-se na tentativa de resgatar o direito do idoso ao bem estar bio-psicossocial, utilizando a atividade física como estimuladora promotora de integração e geradora de movimentos evolutivos e graciosos, para proporcionar uma melhorias na qualidade de vida do idoso. Assim, estimular o idoso a adotar um estilo de vida ativo através da prática de atividades físicas regulares, proporcionando melhora na sua qualidade de vida

3. 1 Objetivos Específicos

• Realizar atividades físicas, desportivas, recreativas, de lazer e de dança;

• Desenvolver hábitos saudáveis nas pessoas envolvidas;

• Proporcionar a manutenção e melhora das atividades da vida diária;

• Incentivar a iniciação de pesquisa referente ao envelhecimento da população;

•Intervenção do acadêmico envolvido no projeto;

4 METODOLOGIA

Para elaboração do referido projeto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a prática de atividade e fatores de risco no idoso na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Foram realizadas atividades físico/desportivas e recreacionais , dança e hidroginástica. As aulas têm duração média de 50 minutos, divididos em 10 minutos iniciais de aquecimento/alongamento, 30 minutos de atividades de resistência muscular e/ou resistência aeróbica, e 10 minutos de retorno à calma.

7

5 CRONOGRAMA

Atividade Desenvolvida Meses

ago set out

Elaboração do projeto x

Apresentação do projeto a instituição x

Execução do projeto

x x

Avaliação

x

6 ORÇAMENTO

Transporte 50,00

100 xerox 20,00

Lanches 300,00

TOTAL: 370,00

7 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Houve um grande aumento no auto-estima dos idosos participantes do projeto, pois no início das atividades o contato dos idosos com o acadêmico era em certo ponto “limitado”, porém no decorrer das atividades, a socialização e integração foi predominante, havendo adesão de um maior número de idosos nas atividades.

8

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A cultura da população brasileira é do descaso e desrespeito das pessoas que correspondem a idade dos cabelos brancos, tratando-os como um produto envelhecido e descartável, que perde o seu direito ao trabalho, a vida social, afetiva, política e econômica. Através de ações coletivas para o bem comum desta população estes podem realizar suas atividades diárias com mais qualidade de vida, verificou-se neste período de intervenções o quanto a atividade física e as atividades de lazer beneficiaram a melhor idade, visto que por serem internos estão limitados a maioria das atividades que a vida pode lhes proporcionar

É importante enfatizar a importância quanto estimular a prática regular da atividade física aeróbica ou de fortalecimento muscular, as mudanças para a adoção de um estilo de vida ativo no dia-a-dia do idoso fundamental de um envelhecer com saúde e qualidade.

9

REFERÊNCIAS

ABADE, M; ZAMAI, C A. Estudo sobre a influência da prática de atividade física na síndrome depressiva e no bem-estar de sujeitos da terceira idade. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009– ISSN 1679-8678.

DAVIM, R M B; DANTAS, S M M; LIMA, V M; LIMA, J F V. O lazer diário como fator de qualidade de vida: o que pensa um grupo da terceira idade. Revista Ciência Cuidado e Saúde. v. 2 . n. 1. Maringá. Jan./Jun, 2003. p. 19-24.

FRANCHI, K M B; JUNIOR, R M M. Atividade física: uma necessidade para a boa saúde na terceira idade. RBPS 2005; 18 (3) : 152-156.

OKUMA, Silene Sumire. O idoso e a atividade física: fundamentos e pesquisa.

Campinas, SP: Papirus, 1998.

...

Baixar como  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »