TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdiciplinar

Trabalho Universitário: Atividade Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

LUIZ CARLOS SEMCZYSZYM

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

CACOAL

2014

LUIZ CARLOS SEMCZYSZYM

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Bacharelado em Administração de empresas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Direito empresarial e Trabalhista; Gestão de Pessoas; Responsabilidade Social e Ambiental.

Profº: Janaina V. Testa; Elizete Alice Z. Oliveira e Ana Celi Pavão; Sérgio de Goes Barboza ; Fabiane T. Muzardo.

CACOAL

2014

Sumário

1INTRODUÇÃO ..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................2

2.1DESCRIÇÃO DE CARGOS....................................................................................2

2.2 TIPOS E TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO........................................................2

2.3 CONTRATO DE TRABALHO................................................................................3

2.3.1 Formalidades......................................................................................................4

2.3.2 Duração do período experimental.......................................................................4

2.4 TREINAMENTO, INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.................................................................................................................5

2.5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...........................................................................6

2.5.1 Avaliação 360 graus............................................................................................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Fazemos parte de um mundo repleto de mudanças que nos desafia a sempre sermos ágeis e criativos. Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas. Com o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização e dar vida as diversas empresas e enfrentar desafios, e isso só é possível através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado. Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, uma forma é o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta. Atualmente, a grande dificuldade de recrutar e selecionar pessoas qualificadas se dá pela falta de mão-de-obra qualificada para um mercado super competitivo e exigente, em contra partida as pessoas também buscam por empresas que oferecem além do salário que compense uma remuneração completa com diferentes benefícios. Tanto as empresas precisam das pessoas para produzir bens e serviços e serem parceiras e colaboradoras da organização, as pessoas também necessitam das empresas para alcançarem seus objetivos pessoais, que sem as organizações não poderiam alcançar tais esforços sozinhos. A empresa Vende Mais supermercados que atua a mais de dez anos no setor alimentício nas vendas no atacado e varejo possui atualmente vinte cinco redes de supermercados espalhados por quatro regiões do país. Calcula-se que emprega aproximadamente três mil funcionários nas mais diversas áreas como administração, Rh, serviços operacionais, gerentes entre outros, que tem por seu presidente o Sº José Bonifácio, está inaugurando mais uma filial na cidade de Vilhena no Estado de Rondônia. Devido a este feito torna pública a abertura de (05) cinco vagas regida pelo regime (CLT) consolidação das leis do trabalho para o cargo de AUXILIAR GERAL com a execução técnico-administrativa do setor de Recursos Humanos da empresa Vende Mais Supermercados, o qual se baseará para as contratações nas instruções contidas no regulamento interno da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

Atividades de nível simples, de pouca complexidade, envolvendo a execução de trabalhos rotineiros de limpeza em geral em todas as dependências do supermercado, de preparação de café, chá e de remoção ou arrumação de gôndolas e utensílios, fazer serviços de faxina em geral, remover pó das gôndolas, produtos , paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos. Manter sempre em bom estado de conservação os locais de atendimento ao público arrumar e higienizar banheiros e toaletes. Lavar e encerar assoalhos. Coletar lixo nos depósitos colocando-os em recipientes apropriados. Lavar vidros, espelhos e persianas. Varrer pátios e calçadas. Fazer café e chá e servindo aos consumidores; exercer perfeita vigilância sobre a condimentação de alimentos; manter livres de contaminação ou de deteriorização os gêneros alimentícios sob sua guarda; zelar para que o material e equipamentos de cozinha estejam em perfeitas condições de utilização, higiene e segurança atender o público em geral recepcionado e encaminhado ao setor desejado; receber chamadas telefonias transferindo ao setor solicitado ou anotando recados e dados de rotina para obter ou fornecer informações; efetuar ligações telefônicas solicitadas; executar tarefas semelhantes.

Será exigido do candidato a escolaridade mínima do ensino fundamental e ser maior de (18) dezoito anos e idoneidade moral além das seguintes competências: Trabalho em equipe, liderança, comunicação, prudência, flexibilidade, otimismo, assertividade, ética, visão holística, compartilhamento de conhecimento, autodesenvolvimento e intuição.

2.2 TIPOS E TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO

O tipo de recrutamento a ser usado na seleção dos candidatos será o recrutamento externo devido ao fato da empresa estar procurando adquirir funcionários com sangue novo, com experiências novas para a organização, que renova e enriquece os recursos humanos da mesma, buscando profissionais com o mesmo gabarito ou melhores.

Já a técnica de recrutamento de candidatos se dará através dos meios de comunicação como jornais, revistas, rádios e televisão onde poderão ficar sabendo os meios e as formas de poder ingressar na empresa Vende mais Supermercados.

Após os candidatos se inscreverem para as vagas existentes haverá as técnicas de seleção nos quais serão contratados os mais aptos e capacitados para os cargos existentes.

As técnicas de seleção se darão das seguintes formas:

Entrevista de seleção de pessoal: esta técnica é necessária para levantar dados e informações dos candidatos à vaga e subsidiar a avaliação do processo seletivo e para avaliar o conhecimento técnico e especializado do candidato.

Provas de conhecimento e de capacidade: este instrumento de avaliação tem a finalidade de avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos exigidos ao cargo. As provas de capacidade verificarão o desempenho do candidato em situações de trabalho sua capacidade ou habilidade para determinada tarefa.

Teste de seleção de pessoal: testes psicológicos e testes de personalidade.

Dinâmica de grupo: nesta competência será observada as habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação, foco em resultados, capacidade analítica e iniciativa. São notados ainda a atenção, o respeito a regras, ética, postura, motivação e comprometimento.

2.3 CONTRATO DE TRABALHO

O contrato de trabalho entre a empresa Vende Mais supermercados e os futuros funcionários serão regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a forma do contrato será de, contrato de trabalho sem termo, este contrato é celebrado entre a entidade patronal e o funcionário sem uma duração pré-estabelecida.

2.3.1 FORMALIDADES

O contrato sem termo não implica a existência de qualquer formalidade especial, tendo a possibilidade de ser celebrada de forma verbal ou por escrita. Mas a entidade patronal é obrigada a fornecer ao trabalhador, por escrito, informações sobre os dados fundamentais do respectivo contrato ou relações de trabalho, como por exemplo:

• Identificação de ambas as partes intervenientes do contrato;

• O local de trabalho;

• O horário de trabalho diário e semanal;

• A data em que se celebra o contrato e quando esta entra em vigor;

• Função do trabalhador;

• Informações sobre o valor e periodicidade da remuneração de base inicial, assim quaisquer outros tipos de remuneração auferidos;

• Definição dos prazos de aviso prévio em caso de denúncia ou rescisão do contrato.

Deve ser definido o período experimental, durante a qual qualquer uma das partes pode rescindir o contrato sem aviso prévio e sem a necessidade de invocação de justa causa, não havendo direito a qualquer indenização.

2.3.2 DURAÇÃO DO PERÍODO EXPERIMENTAL

• Funcionários em geral – 60 dias se a empresa tem mais do que 20 trabalhadores e 90 dias se a empresa tem menos de 20 trabalhadores;

• Funcionários que desempenham funções de complexidade técnica, cargo de grande responsabilidade ou funções de confiança – 180 dias.

No caso de ambas as partes intervenientes no contrato, entidade patronal e o funcionário, estiverem de acordo, os prazos do período experimental podem ser reduzidos.

2.4 TREINAMENTO, INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

O Treinamento tem como objetivo ensinar o funcionário no desempenho de suas atividades, provocar mudanças no comportamento dos funcionários, para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa. Chamado frequentemente de Programa de Integração tem como objetivo facilitar a ambientação do recém-contratado à nova organização. Programas bem estruturados e conduzidos de forma correta que auxiliam no estabelecimento do vínculo entre o funcionário e a organização.

As estratégias e recursos a serem utilizadas na criação de um Programa de Integração será a de exposição oral, apresentações com recursos audiovisuais (vídeo institucional e slides), materiais impressos, a presença de um executivo da empresa para dar boas-vindas, entre outros. O gestor imediato do novo colaborador terá um papel fundamental no acolhimento deste, ajudando-o a se sentir pertencente à nova equipe de trabalho. Também deverão ser acertadas de forma clara e transparente as expectativas de ambos (gestor e colaborador) e contratada qual será a forma de mensuração e avaliação do desempenho no período de experiência. Passado o prazo do contrato de experimental, os acordos estabelecidos no ingresso do novo colaborador necessitarão ser retomados para que defina a efetiva contratação ou não deste colaborador

Além do treinamento os funcionários passarão a fazer parte do programa de ações de responsabilidade socioambiental que a empresa Vende Mais supermercado pratica em seu dia a dia como ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade.

2.5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Nesta etapa os novos funcionários passarão por uma avaliação de desempenho que será utilizada para avaliar a capacidade do funcionário com base nos resultados desejados pela empresa. Os colaboradores serão avaliados da seguinte maneira:

2.5.1 AVALIAÇÃO 360 GRAUS

Tal avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa.

O resultado final da Avaliação 360 graus deverá apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias individuais e, também, da organização. Os resultados desta avaliação são confidenciais. O colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não saberá quem o avaliou. Desta forma, o avaliado utiliza os feedbacks recebidos na avaliação para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente pesquisa acadêmica foi realizada com objetivo de compreender quais são as etapas de contratação de funcionários de uma empresa desde sua divulgação das vagas existentes até a avaliação de desempenho.

Também vieram demonstrar quais são os perfis de candidatos que a empresa busca hoje no mercado de trabalho para preencher as vagas existentes.

Verificou-se também que os candidatos hoje têm que ter qualificação técnica e profissional para conseguir lutar pelas vagas existentes no mercado, pois as empresas estão em procura de funcionários pró-ativos que vistam a camisa da empresa para que juntos possam crescer.

Atualmente o mercado de trabalho tornou-se competitivo com uma visão global para os negócios, devido a este fato a área de Recursos Humanos tem demonstrado estarem mais exigentes em seus parâmetros curriculares para que se possa ser preenchida as vagas com funcionários que correspondem com o perfil da empresa buscando a cada dia a excelência entre a empresa e o colaborador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Luís C. G.; GARCIA, Adriana A. Gestão de Pessoas: estratégia e integração organizacional. São Paulo: Atlas; 2009.

BACCARO, Thais Accioly. Treinamento e desenvolvimento. São Paulo: person education; 2009

BERGAMINI, Cecília Khitaker. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional. São Paulo: 1990.

http://www.sobreadministracao.com

http://www.guiarh.com.br

http://www.rhportal.com.br

http://www.cursosnocd.com.br

...

Baixar como  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »