TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade interdiciplinar

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Socioambiental assume um papel importante em organizações que buscam as melhorias de qualidade no trabalho dos seus colaboradores, e os motiva a desenvolver os seus afazeres com qualidade.

A importância de uma mão de obra qualificada motivada, treinada é preciso investimentos, e a gestão de pessoas contribuirá de maneira insignificante com a empresa apresentado os objetivos que pretendem alcançar através de recrutamento e seleção de candidatos.

Portanto, esse artigo tem como objetivo principal apresentar as ferramentas utilizadas pela empresa TONY e TONY comercio varejista para a contração de colaboradores na composição do quadro funcional da empresa.

A TONY e TONY iniciou suas atividades na condição de micro empreendedor individual, o seu quadro de funcionário era de cinco colaboradores, composto por um gestor dois vendedores um caixa um colaborador para serviços gerais de carga e descarga.

Depois de atuar um ano no mercado a empresa cresceu, com o desenvolvimento impactante e aumento nas vendas, mudou se para o ramo de micro empresa, isso levou a organização a contratar vários profissionais, e o primeiro passo do empresário Antônio Abrantes, foi instituir o setor de Gestão de Pessoas, o responsável pelo departamento verificou que a urgência do momento era a contração de um gerente comercial.

A escolha de profissionais com um perfil compatível, e que preencha os pré-requisitos exigidos pela organização através das competências técnicas, e habilidades, pessoais, conduzirá a empresa de forma organizada para o alcance dos seus objetivos.

Por ser uma contratação tão importante para TONY e TONY a Gestão de Pessoas pontuou algumas ações que precisava ser analisada como: o recrutamento seleção, descrição de cargos da vaga escolhida, Técnica de seleção, Contrato de Trabalho, avaliação de desempenho, e a Integração na empresa e envolvimento na responsabilidade social e ambiental. Essas ferramentas foram usadas pela TONY e TONY comercio varejista para contratar um gerente comercial.

2. DESENVOLVIMENTO

Ates de apresentar os métodos utilizados pela empresa para fazer suas contrações, principalmente a de gerente comercial, é preciso entender o que alguns teóricos diziam sobre o assunto, dessa forma iniciaremos a parte essa revisão focando incialmente na gestão de pessoas.

A Gestão de Pessoas é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da revolução Industrial. (CHIAVENATO, 2006, p. 17).

As indústrias nessa época pensavam somente na produção e não na valorização do individuo como uma peça principal no desenvolvimento da organização, com o crescimento e a necessidade de se trabalhar organizadamente e de maneira eficaz passaram a valorizar esse departamento.

CHIAVENATO ( 2010 ) diz que: a Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas com as “pessoas” ou recursos humanos incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

O diretor geral da TONY e TONY comercio varejista, o Sr: Antônio Abrantes estudante do curso de Administração da UNOPAR Universidade do Norte do Paraná, percebeu que através dos conhecimentos aplicados pelas disciplinas e auxilio dos tutores livros e periódicos EAD, entendeu que precisava usar a maneira racional para não cometer erros nas contrações, algumas empresas vizinhas que por falta de conhecimento para formar os seus quadros funcionais passam por grandes dificuldades financeira e estrutural.

2.1Descrições de cargos da vaga escolhida

Para DUCCI, Larissa (2011) a analise de cargo pode ser definida como o processo de reunir informações separando os cargos de acordo com os elementos que os compõe.

A TONY e TONY comercio varejista logo de inicio desenvolveu a estrutura de cargo de maneira que a trajetória da carreira de cargos de gerentes fossem de acordo ao desempenho e conhecimentos técnicos específicos para assumir a função que a empresa precisava. Dessa forma a mesma resolve recrutar pessoas usando a mídia para convocar os postulantes à vaga.

CHIAVENATO (1999) assegura que o desenho de cargos constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado.

2.2 Tipos de recrutamento e técnica de recrutamento

O setor de gestão da empresa entendeu que só através do recrutamento e seleção poderia iniciar além das convocações nos meios de informações, exigiu currículo lato sensu, para analisar o candidato em sentido amplo, e posteriormente a entrevista com o gestor da empresa.

Como diz Chiavenato (2004) o recrutamento de pessoas pode ser entendido como um processo que organiza a empresa para atrair candidatos qualificados, utilizando de técnicas e metodologia especificas. Contratar pessoas para o lugar certo não é uma tarefa fácil, recrutar bons profissionais, para suprir a demanda, leva tempo e investimento. Entendendo isso a TONY e TONY comercio varejista verificou se que a gestão de pessoas defini os objetivos que a empresa precisa alcançar no processo com o recrutamento e seleção.

2.3 Técnicas de seleção

Chiavenato (2004) diz que a entrevista de seleção constitui a técnica de seleção mais utilizada, a empresa TONY e TONY considera a entrevista como um fator primordial na escolha de seus candidatos, pois a mesma contribui no entendimento para conhecer melhor o candidato através das características pessoais com isso a empresa passa a entender melhor o comportamento individual de cada um.

2.4 Contratos de trabalho

Cecilia soares Iorio (2008) em seu manual de administração pessoal, diz que o contrato de trabalho é o acordo de vontades, tácito ou expresso, entre o empregado e o empregador, em que o primeiro se compromete trabalhar para o segundo, que o remunera.

Ou seja, o tácito nasce espontaneamente o expresso as ambas as partes acertam as melhores condições pode ser verbal ou escrito, a TONY e TONY trabalha com o a condição do método expresso escrito formalizado e acertado entre as partes e regido pela consolidação das leis do trabalho CLT, no artigo 442 e 454. Dessa forma a empresa entende que precisa crescer de forma organizada principalmente respeitando e cumprindo as leis trabalhistas. Além do cumprimento

contratual a empresa procura valorizar seus colaboradores com uma politica salarial com incentivos e benefícios, isso tem motivado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com