TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade O papel da Qualidade e Sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  6/6/2022  •  Resenha  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Esta atividade irá apresentar uma resenha da videoaula 1, onde é falado sobre o técnico da qualidade, um profissional que busca melhores resultados nas organizações em que atuam, utilizando ferramentas e as práticas de gestão de qualidade focadas na melhoria continua.

O técnico em qualidade pode atuar em varias áreas como a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão, controlar a qualidade dos produtos e processos, atuar em auditorias considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Desenvolvimento

O vídeo trata do assunto sobre profissional formado na área de técnico de qualidade, onde atua em atividades relacionadas a qualidade em geral, criando procedimentos, manuais, relatórios para o sistema de gestão de qualidade. Ele também analisa a não conformidades de produtos e serviços, auditorias internas e externas. Um técnico em qualidade pode atuar em diferentes áreas, tais como: em setores automotivos e metalúrgicas da indústria, no setor alimentício em geral, no setor da saúde, em bancos e empresas de serviços de hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, plano de saúde e educação. No comercio em geral, lojas de calçados, óticas, lojas de informática, restaurantes e revendas de veículos.

A atuação com as atividades inerentes na qualidade envolve controle, inspeção, garantia e até mesmo gestão da qualidade, muitas vezes essas atividades são realizadas por profissionais sem formação técnica, isso ocorre porque a qualidade está vinculada à empresa como um todo, envolve diversos núcleos independentemente do setor de atuação.

 Este tema é importante, pois na indústria, o profissional da qualidade pode realizar a inspeção dos produtos em uma linha de produção, assim  como pode em uma empresa de prestação de serviço atuar na gestão da qualidade por meio de auditorias e da analise critica de indicadores junto a diretoria, porem a atuação da qualidade requer um olhar para excelência, um olhar profissional para dar destaque a empresa no mercado, por esse motivo a formação técnico em qualidade é essencial, pois desenvolve os profissionais para uma atuação de excelência.

Os cargos que o técnico de qualidade pode ocupar são: Auditor da qualidade, realizando auditoria internas e acompanhando auditorias externas para verificar a realização das atividades e adequação com as normas. Inspetor da qualidade, realizando o resultado obtidos nos processos e consequência a aprovação ou reprovação nos produtos e serviços. E também pode atuar como assistente da qualidade de processos, acompanhando o resultado dos processos e acompanhando os procedimentos de melhorias.

Algumas das atividades que o profissional desenvolve dentro da empresa: A participação de auditorias internas ou externas, atualização de indicadores da qualidade, elaboração de gráficos dos dados coletados, elaboração e realização de pesquisas de satisfação do cliente e de mercado, descrição de novos processos e manutenção para esses documentos, elaboração e atualização dos documentos da qualidade (manuais e procedimentos), realização de teste de novos produtos  ou componentes, acompanhamentos da qualidade das matérias- primas fornecidas, realização de treinamentos e de capacitações internas sobre rotinas e processos, acompanhamentos realizações e avaliação dos processos de melhoria, implementação de métodos e ferramentas da qualidade, realização de inspeções em produtos e processos produtivos.

No vídeo também foi relatado sobre sucesso de uma organização, que depende de vários fatores, e certamente a várias entidades e grupos de pessoas inseridos nesse mesmo ambiente interessados nele. Nesse cenário existe uma relação ganha- ganha, o sucesso da entidade empresarial terá benefícios pra todos, cada um contribui do seu modo, são os colaboradores que fazem que os acionistas e proprietários sejam atendidos em suas expectativas, por meio dessa relação diversos profissionais em diferentes níveis e hierárquico obtém o sustento próprio e de suas famílias e podem almejar sucesso profissional e realizações pessoais. Já os clientes distribuem consumindo e assim todos os participantes do sistema podem crescer e desenvolver, mas para isso o mercado consumidor esteja disposto e tenha recursos para consumir produtos e serviços e em contra partida receber qualidade. Os fornecedores são hoje vistos como um parceiro de negócio pois com a matéria prima contribui com a entrega de um produto ou de um serviço de excelência, sendo assim todos devem ganhar com essa relação de troca. O acionista (investidos/proprietário) contribui investindo seus recursos para obter lucro não há empresa que continue operando a longo prazo no prejuízo, sendo assim a rentabilidade para o investidor é essencial. O Governo ao arrecadar taxas e impostos sobre tudo aquilo que se produz contribui com investimentos em infraestrutura para atrair empresas que tem o interesse em produzir riquezas no país, nos estados e cidades. A sociedade e o meio ambiente contribuem com os benefícios oferecidos com a instalação de novas empresas nas cidades e regiões metropolitanas.

Para mim, de certa forma todos os itens listados tem uma forte relação com o produto ou com o serviço que a empresa oferece ao mercado buscando sempre o crescimento sustentável ao longo do tempo, uma empresa busca competitividade investindo nas pessoas que não realizam tarefas rotineiras, mas que são o diferencial frente a concorrência de mercado. Pessoas mais competentes terão mais competitividade em suas atividades por meio do uso das tecnologias, isso permite alcançar níveis de padronização.

O vídeo também mostra algumas informações sobre o processo e as características da gestão da qualidade: A primeira empresa para apresentação de casos é uma fábrica de moveis, empresa que possui cerca de 80 funcionários e que fabrica moveis residenciais, comerciais e hoteleiros, encontraram na normas ISO 9001 um normativo para aplicar na gestão da qualidade. Antes de aplicar a norma tinham problemas com os requisitos dos clientes, com o controle dos documentos que era utilizados na fabricação dos moveis e as questões de capacitação do pessoal, após a implementação teve ganhos de indicadores de qualidade para todos os setores e a satisfação do cliente. Com todas as mudanças a empresa conseguiu conquistar novos clientes, melhorar na lucratividade e diminuição dos gastos da matéria prima e agora esta sempre capacitando os funcionários para a melhoria dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com