TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Prática da Educação

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  8.854 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluna: Aline Lores Santos Madeira

RGM: 18156291

Atividade Reflexiva- Prática de Ensino

Percebi que é fundamental que o professor esteja constantemente fazendo uso da práxis pedagogia, pois é através dela que ele tem a oportunidade de melhor e adequar sua prática pedagógica as necessidades dos alunos.  

Na educação infantil nem sempre as atividades acontecem como o esperado e quando o professor repensa as atividades ele tem a oportunidade de corrigir possíveis erros e desenvolver a atividade novamente com um aproveitando muito melhor.

Quando um professor se dispõe a refletir e melhorar suas atividades ele se desenvolve e consegue fazer com que suas atividades e sua prática pedagógica sejam cada vez melhores e mais proveitosas para o aluno.

A práxis deve ser constantemente incentivada pela equipe gestora para que se torne um hábito do professor.

A professora faz um plano de aula contento o que ela vai passar na aula nem sempre dá certo, observei que as aulas são adaptadas de acordo com as necessidades e dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo ministrado em sala.

O professor tem a tarefa de mediar o processo ensino-aprendizagem e não deve propor atividades com questões que buscam uma resposta singular e nega aos alunos a oportunidade de construção do conhecimento. Essa construção faz com que os alunos sintam-se sujeitos de sua própria historia e não meros repetidores e expectadores.     

 O profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais.

O importante desta questão é que a prática que estou aprendendo na faculdade esta associada á teoria que discutimos em sala de aula.

A prática no meu estágio está me possibilitando uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola, está me ajudando a entender e desenvolver várias formas de organização.

 Assim fazendo com que eu entre contato com os contextos reais, com interações humanas e sociais, me ajudando a compreender as diferenças, me habilitando a estabelecer um dialogo com a diversidade, ou seja, compreender as diferenças e através delas apropriar os meus conhecimentos.

Tenho observado no meu estágio a rotina diária de um professor da educação infantil, eles elaboraram do plano de ensino da turma, tem as metas e objetivos propostos pela escola, zelam pela aprendizagem e frequências dos alunos planejam e ministram aulas, registram os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos.

            Enfim, o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um professor esta preparado para enfrentar os desafios de uma sala de aula.

Nele estou encontrando a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, para exercer e entender a realidade que se vive e que irei trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com