TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Teoria da Comunicação

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

O MasterChef Brasil sob a visão da Teoria Crítica

MasterChef é uma franquia televisiva de competição de culinária,um produto da indústria cultural que bate recordes de audiência, e é visto por uma grande massa da populaçãp. O formato do programa foi exportado em todo o mundo sob o mesmo logotipo MasterChef, e agora é produzido em mais de 40 países e vai ao ar em pelo menos 200 territórios.

Seguindo a Teoria Crítica, o produto Masterchef é uma cópia de um original que alavancou grande recordes e deu super certo, gerando assim várias versões adaptadas pra cada país que o produto foi vendido, mas nenhuma deixando de ter o mesmo esqueleto padronizado. Em 3 temporadas percebe-se sempre umas mudanças pequenas, que nada afetam o mesmo roteiro das outras temporadas passadas, seguindo a repetição do mesmo em fomato diferente.

A teoria crítica diz que a mídia é utilizada para manipulação e dominação do público. O programa é ambientado em etapas, toda semana ocorre uma eliminação através de provas e onde um júri especializado decide o resultado, porém ao longo do programa existem espécies de votações por “hashtags” onde o público diz pra quem é sua torcida, mostra porcentagens indicando que é o mais popular pelo povo, criando uma ilusão de que o público comanda pelo menos uma parte do reality. O programa gera alta alienação pela audiência e por se tratar de uma reality culinário, onde seu público não sente cheiro ou experimenta os produtos, faz com que quem está assistindo vá as compras e tente elaborar os pratos feitos nos programas, ou que vá aos restaurantes dos chefs que ali se encontram. Tudo pra fazer o público se sentir dentro do reality, tudo pelo lucro.

No MasterChef existem competidores de todas as classes sociais, mostrando uma linguagem fácil para todos que assistem, para que haja compreensão por toda massa, como diz a teoria crítica.

O MasterChef Brasil segundo a Teoria Funcionalista

Seguindo a teoria funcionalista que desloca o interesse dos efeitos da comunicação de massa para as funções por eles exercidas, o Masterchef Brasil passa uma visão de competição onde é dado o melhor de si de cada participante, mesmo sendos cozinheiros amadores, mostrando que qualquer um pode entrar no programa. Ele transmite a herança cultural educativa fazendo provas em estados do Brasil, utilizando comidas típicas e pratos regionais.

Conforme o modelo de Laswell, o Masterchef Brasil afeta o público pelos conteúdos que dissemina, ao sempre indicar pratos que podem ser feitos em sua casa, mostrando quais você pode fazer por um preço em conta, o que é rico em vitaminas, uma ótima apresentção dos pratos e o que é chique servir, fazendo assim todos que assistem querer aprender e pôr em prática o que assistiu.

O modelo de Lazarsfeld se aplica com o fluxo comunicacional em dois estágios, onde as idéias se espalham quando formadores de opinião (chefs convidados e os jurados) dão entrevistas, ou participam do programa dando credibilidade ao reality e passando uma importância grande mostrando suas opiniões que contagiam o corpo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com