TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade avaliativa senac tecnico qualidade 3 ciclo

Por:   •  10/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  4.210 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ALEXSANDRO TAMERSON SANTOS

COMPONENTE: Ferramentas da Qualidade

PROFESSOR: RITA DE CASSIA BASILIO

ATIVIDADE AVALIATIVA Nº 3. SEMANA 3

Polo Aracaju

Aracaju/SE, 13 de abril de 2021

           

De acordo com o visto até agora, foram desenvolvidas, ao longo do tempo, várias ferramentas da qualidade com o objetivo de melhorar a gestão das organizações.

Você precisa agora por em prática o que aprendeu até o momento, utilizando as ferramentas da qualidade para resolver uma situação problemática em uma empresa, seja ela real ou fictícia.

Você deverá realizar os seguintes passos:

1 - Caracterizar uma empresa (nome, ramo de atuação, nº colaboradores, principais clientes, dentre outras informações que você considerar como importantes);

2 - Identificar o problema;

3 - Utilizar a metodologia PDCA;

4 - Elaborar um plano de ação 5W2H (que contemple no mínimo 5 ações de melhoria de processo);

5 - Conclusão

Empresa: Fafá Marmitaria.

Ramo de atuação: Produção e comercio de refeições.

Numero de colaboradores: 6 (seis).

Principais clientes: Escolas, empresas de construção civil, público em geral.

Problema: Empresa em início de operação.

No inicio da crise gerada perante a pandemia do COVID-19, em meados de março de 2020, Maria de Fatima que é uma professora aposentada e que tinha como hobby cozinhar para família e amigos, resolve ampliar a renda e abrir seu primeiro negocio. Começou a vida cozinhando por paixão, mas fazendo pequenos trabalhos, como receber encomendas para almoços e jantares comemorativos e por meio de elogios, resolveu aventurar-se no empreendedorismo de vez.

É conhecida entre amigos e pessoas do bairro pelo seu caruru e vatapás, que são servidos em festas de final de ano ou outras datas comemorativas, sendo chamada por muito como “Fafa mão de fada”, “Fafá a Baiana”

Mas ela sabe, que para o engatar do empreendimento, ela precisa de além sabor nas comidas, também de boas praticas em serviços de alimentação, ter assertividade no trato com cliente e nos prazos de entrega, conseguir fazer refeição a um custo baixo e com excelente qualidade.

Para tanto irá precisar não só de força de vontade, mas de planos de ação e uma equipe multidisciplinar focada para o manutenção do negocio. Peças que auxiliarão a empresa nessa jornada.

PDCA – Para resolução de problemas

PDCA

OBJETIVO

PLAN

Empresa com pouco tempo de operação seleciona profissionais multidisciplinares em equipe (squad), para analise de casos sob múltiplos pontos de vista, analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, montando um plano de ação fundamentado em dados com representação gráfica, a fim de que sejam tomadas decisões mais assertivas e proporcionem feitos eficazes e satisfatórios.

DO

Utilização de metodologias, ferramentas e recursos próprios, além de de terceiros e gratuitos, de forma adequada e adapta-las à necessidade para coletar dados e organizar informações.

CHECK

Verificação de dados e informações referente a pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, atendimento ao cliente, comunicação, publicidade e informação, identificação de necessidades de clientes, atende-los em suas respectivas exigências.

ACT

Padronização de atendimento e prestação de serviço. Utilização de pesquisas de satisfação com metodologias especificas de avaliação, variedade de perguntas e diferentes forma de envio para mapear, acompanhar e identificar objetivos alcançados e necessidades de melhoria.

Nessa projeto de PDCA está incluso de maneira compacta e introdutória, o MASP (Metodologia de Analise e solução de problemas). Essa concatenação foi elaborada e adaptada no que inicialmente aparenta  ser logico e de ordenação preponderante á uma necessidade da empresa, pois faz-se o uso de ferramentas para facilitação e determinação e analise de problemas, bem como a elaboração de planos de ação. Ao final de cada ciclo deve ser sempre revisto juntamente com o acompanhamento dos indicadores. Com o tempo as necessidades mudam e é de forma primordial adaptar-se a eles, por isso é de suma importância a divulgação dos resultados em reuniões ou feedbacks da gestão para com os pares e subordinados, mantendo assim a motivação e melhoria dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com