TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa Gestão da Qualidade

Por:   •  14/11/2023  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Rogério Ricardo Pessanha Da Silva

COMPONENTE: Gestão de Qualidade

PROFESSOR: Luciana Wist

ATIVIDADE Nº: 07

POLO: Botafogo / RJ

LOCAL E DATA: 03/10/2023

A (EMQ) - Abordagem de melhoria da qualidade, é em si uma metodologia onde se concentra na identificação e resoluções dos problemas, para assim, melhorar sua eficiência e qualidade nos processos de uma organização.

Tendo como foco na resolução desses problemas, sendo um dos fundamentos das EMQs, onde se envolvem os seguintes conceitos de aplicações.

O Conceito:

Onde se deva focar na solução dos problemas nas EMQs, abordando uma sistemática para se identificar mediante a análise e solucionar os problemas apresentados que afetem a qualidade e eficiência dos processos, incluindo coleta de dados, causa raiz e a implementação de soluções que sejam eficazes.

Aplicação prática em uma Organização:

Nesse estudo, iremos considerar um exemplo recente, sem uma finalização real do caso, mas, que corresponde a situação atual do exemplo.

A empresa 123 Milhas, possui um grande aumento no registro de reclamações no PROCON/DF e Reclame aqui, o valor atualmente são de 15.303 reclamações somente no mês de Agosto, comparado a reclamação ao ano de 2022 de 2.165.

A de se lembrar que a empresa não decretou falência e se encontra em pedido de recuperação judicial.

[pic 2]

1 - Identificação do problema: A corporação percebeu um grande aumento nas reclamações devido a viagens canceladas.

2 - Coleta de dados: Com a equipe de EMQ, foi possível coletar os dados sobre os produtos (viagens) cancelados, obtendo a informação de compra locais, prazo de viagem entre outras.

3 - Analise de Causa Raiz: Utilizando a ferramenta, como diagramas de Ishikawa (ou espinha de peixe) e a análise de "5 porquês", a equipe identificou que a causa dos problemas foi devido a passagens acima da meta estabelecida, gerando assim, despenhamento dos lucros devido ao preço baixo de viagens e custo operacional

4 - Desenvolvimento de soluções: Com a identificação da causa Raiz, a equipe propôs a execução de soluções, como manutenção operacional, entrega de vouchers, desligamento de colaboradores e pedido de recuperação judicial.

5 - Implementação de soluções: manutenção da empresa através de recuperação judicial e acordo com clientes.

6 - Acompanhamento e avaliação: A empresa ainda monitora sobre a atual situação, tentando assim, realizar procedimentos eficazes e feedback dos clientes.

7 - Padronização: A empresa investiga e analisa um modo que se mostre eficaz, para alcançar novas metas e que os problemas não ressurjam.

Segundo a análise, a abordagem aplicada visa na solução de problemas com uso de EMQs, ajudando a empresa a melhorar a qualidade dos serviços, reduzir custos e impactos nos clientes, para assim, voltar a atingir a satisfação e prestigio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com