TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Complementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

Cenário Econômico

A inflação no Brasil com a sua instabilidade tem como efeito a renegociação dos preços de serviços/produtos, e não é diferente com o setor da informática. Onde os preços de produtos desse setor sofrem muita variação de preço. Nesse mesmo ritmo torna-se também difícil a renegociação de salários e contratos para valores mais baixos.

Os esforços para manter a taxa de inflação zerada como consequência irá punir alguns setores da economia, o que não é o caso do setor de informação, pois é um setor que sempre ta inovando com novas tecnologias. A relação entre taxa de inflação e crescimento econômico é muito grande, uma taxa de inflação controlada aliada ao setor de informação onde as tendências de negócios são sempre boas é fundamental para a parte econômica de qualquer empresa do ramo.

O Crescimento econômico do setor em relação a outros é que quanto mais o setor cresce economicamente mais tende a lucrar, pois é um setor onde a exigência dos consumidores é grande então aliando as oportunidades a esses pejorativos como taxa de inflação, juros, carga tributária e etc. O aumento de compra pela população significa aumento de taxa de inflação, o que acaba se tornando um ciclo vicioso.

O grande desafio econômico do governo é manter o equilíbrio da inflação pra obter lucro econômico, por isso muitos setores da economia sofrem porque ainda não encontraram o pleno equilíbrio da inflação. Países emergentes como o Brasil estão mais sujeitos a crises internacionais, já passamos por taxas absurdas ao longo dos anos passados, mais hoje existe uma calmaria aparente.

Como geralmente o setor de informática utiliza material importado acaba sofrendo um pouco com a variação do dólar, a taxa de cambio afeta diretamente empresas que importam e distribuem produtos. Os preços ano passado subiram 6,5% meta do governo para a inflação, contudo as empresas de pequeno e médio porte não acompanham o ritmo da inflação. A taxa de cambio depende do desempenho das exportações, e o setor de informática teve uma porcentagem de 51% dos seus produtos exportados.

O que os Analistas Econômicos esperam que essa relação seja proporcional, uma elevação na primeira acarretaria uma melhora na segunda. Isso acontece porque a taxa de cambio interfere no preço dos bens, e isso é uma resposta à lei da demanda. A quantidade demandada também é um fator que interfere no preço dos bens por conta dessa elasticidade das exportações em relação ao câmbio.

Deve-se ressaltar também que alguns setores são mais sensíveis que outros em relação ao câmbio. O impacto da variação da taxa de câmbio real afeta mais alguns setores que outros no caso do setor de informação esse impacto é menor, pois é um setor diferenciado e não conta tanto com interferência da mão de obra. Assim, a recente valorização cambial está levando o setor de exportação a uma ligeira piora.

As Taxas de juros cobradas pelo mercado tem tido a finalidade de servir de base para o cálculo das demais taxas de juros de todo crédito concedido à economia. O aumento ou á diminuição que vem sofrendo as taxas de juros vem combater a inflação impedindo que ela cause dano a economia. Se a inflação for gerada obrigará o governo movimentar as taxas de juros afetando os consumidores na hora de comprar seu produto.

O governo para fazer gerar dinheiro para os seus credores faz uma compensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com