TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Aprendizagem Módulo 1

Artigos Científicos: Atividades De Aprendizagem Módulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA

UNIDADE 1

Émile Durkheim – Karl Marx – Max Weber

Atividades de Aprendizagem

1. Explique os conceitos ligados ao positivismo: anomia e fato social.

Os pensadores positivistas eram conservadores, ou seja, pregavam a manutenção da sociedade nos moldes em que se encontrava. Assim, as transformações sociais que ocorressem, trariam a desordem a esta sociedade bem fundamentada e estabelecida. O progresso viria da manutenção da ordem social. O lema da bandeira brasileira expressa de maneira inquestionável o positivismo: Ordem e Progresso.

Anomia – Nome dado por Durkheim ao enfraquecimento das normas e regras que regem uma sociedade. Deixa o indivíduo em situação de não saber como agir, o que culmina num desarranjo social, falta de parâmetros para distinguir o que é certo ou errado ou o que é justo ou socialmente aceito.

Fato social – É toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, apresentando uma existência própria, independente do que as manifestações individuais possam ter. O Fato Social apresenta três características importantes: é externo ao indivíduo, exerce uma determinada coerção e é generalizada em toda a sociedade.

2. Por que para Marx a sociedade capitalista é desigual por natureza?

A desigualdade é inerente ao sistema capitalista. Numa sociedade capitalista existem duas classes distintas: os burgueses e os proletários. Os primeiros configuram-se como os donos do capital (meios de produção) que exploram os segundos que obrigam-se a vender sua força de trabalho para garantir a sua subsistência. O medo de não conseguir o suficiente para garantir a manutenção da família, deixa o proletário em estado de preocupação constante. O exército industrial de reserva reforça esse medo e coloca os capitalistas num patamar de não apenas donos dos meios de produção, mas de fornecedores da renda necessária ao proletariado que se torna, cada vez mais, submisso ao sistema.

3. Exemplifique os tipos de ação social trabalhados por Weber.

A ação social é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações, com os demais. A ação social pode ser também uma omissão ou permissão, não somente um ato. Pode-se dizer que a ação social é tudo aquilo que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros. Weber classifica as ações sociais em:

Ação Tradicional – determinada pelas tradições, costumes, hábitos arraigados por tradição passada de geração para geração;

Ação Afetiva – determinada pelos sentimentos, emoções e afetividade, em que o indivíduo age por suas emoções imediatas. Não leva em consideração os fins ou os meios para atingi-la, pois a racionalidade nesse tipo de ação, como na tradicional, é deixada de lado;

Ação Racional com Relação a Fins – é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com