TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Portfólio - Gestão Escolar

Exames: Atividades De Portfólio - Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  1.837 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADES DE PORTFÓLIO – UTA GESTÃO EDUCACIONAL

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL

PROFESSOR: INGE R. F. SUHR

MATERIAL DE APOIO: GESTÃO EDUCACIONAL. HELENA LEONIR DE SOUZA BARTNIK

ATIVIDADE APLICADA: PRÁTICA PÁGINA: 39

Observe como se dá a gestão em uma escola e verifique a aplicação prática dos pontos convergentes e divergentes das administrações estudadas. Faça um relatório com base na sua observação.

De acordo com a autora da obra supracitada a Administração escolar tem origem nos princípios gerais da administração empresarial, porém alguns estudos mostram que as características daquela são, às vezes, diferentes das características desta. Enquanto a administração de empresas desenvolve as teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. Nos sistemas de ensino, a concepção de administração ou gestão deve ser muito mais do que uma intenção ou uma proposta, pois materializa-se em práticas concretas e ações objetivas a fim de cumprir as metas definidas na organização do trabalho escolar. Ao considerar a observação realizada em uma escola pública de educação Infantil pode-se dizer que é bastante notório a dificuldade para administrar ou gerir grupos de pessoas que estão na escola para desempenhar uma função que lhe compete, no entanto, para que essas sejam bem desempenhadas, na maioria das vezes sobrecarrega o gestor que passa a ser um vistoriador de atividades ou funções.

Na administração escolar é preciso contar com a participação coletiva e com os recursos disponíveis para, com competência, tomar decisões corretas, porém os recursos financeiros aplicados nas escolas de Educação Infantil, segundo a coordenadora pedagógica entrevistada, são valores irrisórios que não atendem às necessidades das instituições escolares. Na medida do possível os problemas que surgem que requerem recursos, vão sendo solucionado com a participação direta da comunidade escolar, através de mutirões, doações e rifas.

Os modelos de gestão participativa que vem sendo adotado na modernidade, tanto em empresas quanto em escolas, pressupõem, para a busca de soluções adequadas, o compartilhamento da tomada de decisões com todos os envolvidos, bem como a corresponsabilização deles na operacionalização das ações. Esses modelos preveem que um conjunto de pessoas esteja em ação, planejando, inovando, fazendo acontecer.

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL

PROFESSOR: INGE R. F. SUHR

MATERIAL DE APOIO: GESTÃO EDUCACIONAL. HELENA LEONIR DE SOUZA BARTNIK

ATIVIDADES APLICADAS: PRÁTICA PÁGINA: 71

1. Com base nas reflexões efetivadas neste capítulo, nos estudos sobre outros teóricos da administração educacional e na sua experiência pedagógica, realize as seguintes atividades:

a. Entreviste o diretor da escola em que trabalha ou de uma escola de seu bairro e descubra como ele distribui o tempo, observando se predomina o aspecto administrativo ou pedagógico.

• A diretora entrevistada ressaltou que sempre busca dividir sua carga horária de forma coerente, através de um plano de ação, elaborado para nortear o seu próprio trabalho, no entanto, trata-se de um plano flexível, já que no decorrer das atribuições surgem necessidades que, às vezes, requerem maior atenção, sejam elas administrativas ou pedagógicas. A diretora deixou claro que a parte pedagógica, embora ela participe, é de competência das coordenadoras pedagógicas que atuam diretamente com as educadoras, orientado-as e ajudando-as conforme as necessidades.

b. Convide o diretor de uma escola de seu bairro a refletir com você sobre a seguinte afirmação:

“Ao diretor cabe, então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola” (Saviani, 1986,p. 190-191).

• O diretor desempenha uma função importante na instituição escolar e, até onde lhe compete, garante o cumprimento da função educativa, no entanto, a efetividade desse processo, jamais estará centrado apenas no papel do diretor; ele até sugere, orienta, reflete e mobiliza a equipe à reflexão, mas são os educadores que tem nas mãos o “poder” de validar a função da escola, considerando que os mesmos atuam diretamente com os educandos – sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

2. Com base nos fundamentos deste capítulo, construa um texto relacionando as situações a seguir com a prática de gestão escolar:

a. O papel do diretor de escola comprometido com a construção de uma sociedade democrática;

b. O papel do professor comprometido com a aprendizagem dos alunos;

c. O papel dos alunos como sujeitos do seu processo formativo

• A escola é um espaço de mediação entre sujeito e sociedade, que possibilita a compreensão da importância da educação que se quer para atender a efetiva aprendizagem no contexto do conhecimento científico, auxiliando e ampliando seu instrumental na formação de cidadãos e cidadãs, comprometidos com as mudanças sociais que se fazem necessárias. A gestão da escola se traduz no dia a dia como um ato político, pois implica sempre numa tomada de posição dos pais, professores, funcionários, estudantes e de toda a comunidade escolar, pois a função social da escola é melhorar, através das parcerias os resultados do ensino, consolidando o compromisso com a comunidade deixando-a participar, tomar suas decisões, lutar pelo seu ideal, o que com certeza propiciará na escola a gestão democrática, onde sua construção não pode ser individual, pelo contrário precisa ser coletiva. Portanto, nesse contexto o papel do diretor de escola comprometido com a construção de uma sociedade democrática será desempenhar uma liderança que impulsione a autoconstrução, o compromisso, responsabilidade e qualidade de forma criativa no processo educacional. No modelo de gestão que se quer hoje o diretor deve liderar o processo da passagem do aspecto administrativo para construir o enfoque na gestão. O novo modelo não só abre espaço para iniciativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com