TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades portifolio uta organização escolar fase-III

Por:   •  22/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IVANIR MARIA DE SOUZA - RU 825019

UTA – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – FASE III

Aparecida de Goiânia

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IVANIR MARIA DE SOUZA - RU 825019

UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- FASE III

Atividades de portfolio Apresentado a UTA- Organização Escolar Educacional Fase- III no curso de Pedagogia a Distancia do centro de Universitário Internacional UNINTER.                                                                 Tutora Local: Patrícia                                                                                 PAP. Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------4

DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------5

CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------------9

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------10


INTRODUÇÃO

             As atividades de portfólio da UTA Organização Escolar Fase III foram baseados nos livros que compõem essa UTA, e está subdividida em duas disciplinas:

  •  Fundamentos Históricos da Educação
  • Organização do trabalho pedagógico

A parte que irá compor o desenvolvimento é:

  1. O que classifica e diferencia uma gestão democrática de uma gestão compartilhada?

    GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO COMPARTILHADA.

           As instituições são organizadas por meio do projeto político pedagógico (PPP), e há diversas formas de coloca-lo em prática. O que nos levam a acreditar na gestão democrática é o fato de que esse preceito é fundamental para as relações humanas, pautadas pela transparência, que ocorre com o diálogo franco, aberto e responsável por todos envolvidos.

          A concepção de gestão democrática tem sido imposta pelos órgãos oficiais: as secretarias estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração das políticas educacionais, bem como pela “qualificação” destas conforme a realidade de cada instituição. Sendo assim, a gestão deixa de ser “democrática” para ser “compartilhada”. A gestão compartilhada não quer dizer que os envolvidos no processo da organização da escola (família funcionários, professores, pedagogos e alunos) exerçam de fato o seu direito serem representado e de representarem.  Essa visão de gestão compartilhada o diretor centraliza todas as responsabilidades de decisão, e a comunidade escolar, nesse caso, é apenas “consultada”. Assim, a participação restringe-se ao nível da consulta e não da decisão propriamente dita, em uma relação imposta, de cima ara baixo.

     A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, esse modelo representa um importante desafio de educação e no cotidiano da escola. O que diferencia a gestão democrática da gestão compartilhada é que a gestão democrática pode apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, como por exemplo: atuação do conselho escolar; elaboração do (PPP) Projeto Político Pedagógico, de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; na divulgação e prestação de contas; na avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição para direto (a). Portanto, o papel exercido pelo diretor é muito importante para o processo de democratização da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com