TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Propostas de Ciências Ciências nas Sieef

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

                                Atividades Propostas de Ciências

EQUIPE: GABRIELA GOMES DA SILVA

                 GESLAYNE PATRICIA ALVES RUAS

                  MIRACY MACEDO DE PAULA

                  MARIA APARECIDA DOS SANTOS RODRIGUES

                      FRANCIELE GOMES

     APOSTILA – pág. 18

  1. Na dinâmica atual da sociedade contemporânea, envolvida com os processos de globalização econômica e políticas neoliberais de educação, que perfil de cidadão, de sociedade e de escola norteia as estratégias metodológicas do professor de ciências?

Resposta: formar cidadãos conscientes e críticos é o habitual distanciamento entre os conceitos científicos aprendidos em sala de aula e as questões científicas verdadeiramente relevantes para a vida das pessoas. A preocupação central com o desenvolvimento do conteúdo científico programático absorve todo tempo da aula e todo esforço do professor. Os conteúdos escolares ensinados aos alunos são entendidos como parte de um instrumental necessário para que todos compreendam a realidade à sua volta e adquiram as condições necessárias para discutir, debater, opinar e mesmo intervir nas questões sociais que marcam cada momento histórico.

  1. Quais os compromissos que a Ciência tem assumido com o nosso planeta na melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres?

Resposta: A Ciência tem assumido com o poder da tecnologia a sua importância para melhoria da qualidade de vida, sua capacidade de solucionar problemas, muitas pessoas são beneficiadas pelos os aparelhos e artefatos que permitem diagnosticar com precisos de doenças, comunicação a longas distancias TV, vídeos e varias outras tecnologias que melhora o dia a dias das pessoas. São necessários que todos os seus cidadãos tenham uma compreensão básica para saber como usar e controlar em prol da qualidade de vida do planeta.

3. Com base nos estudos realizados, construa uma definição sobre “Alfabetização Científica” e discorra sobre a sua importância no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resposta: A alfabetização cientifica tem preocupações mais abrangentes do que a educação cientifica nas series iniciais e, sendo praticamente ausentes referencias explicitas que tem como foco o ensino na formação dos alunos. Ela e nomeada de três formas “pratica, cívica e cultural”. A alfabetização cientifica pratica deveria estar disponível para todos os cidadãos, necessitando de um esforço conjunto da sociedade para desenvolvê-la. A alfabetização cientifica cívica seria a que torna o cidadão mais atento para a ciência e seus problemas, de modo que ele e seus representantes possam tomar decisões mais bem informadas.  Um problema da alfabetização cientifica cultural é que ela esta disponível apenas para um numero comparativamente pequeno de pessoas. Deveria haver esforço para aumentar o acesso a esse tipo de informação para a população da ciência em qualquer momento da vida.

 4. Com base nas discussões propostas nos debates realizados, exponha o pensamento do teórico Bizzo de forma crítica. Os estudos teóricos realizados pela Pedagogia estabelecem um diálogo mais próximo da prática docente e ratificam o pensamento de (BIZZO, 2007, p. 9), quando afirma que “proporcionar aos professores elementos teóricos sobre a prática é um verdadeiro exercício dialógico e, consequentemente, de cidadania”.

Resposta: O ponto principal é reconhecer a real possibilidade de entender o conhecimento cientifico e a sua importância na formação dos alunos, ensinar Ciências no mundo contemporâneo deve ser uma das prioridades de todas as escolas, pois o ensino de ciências não serve apenas para que a população tenha acesso e conhecimentos, mas também para despertar vocações, dar plena realização ao ser humano e para sua integração social.

 5. Fundamentando-se nas discussões propostas, explique o que é o processo de conceituação no ensino das Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resposta: O processo de conceituação no ensino de ciências deixa de ser encarado como mera transmissão de conceitos científicos, para ser compreendido como processo de superação das concepções alternativas dos estudantes, o desenvolvimento de atitudes e valores é tão essencial quanto o aprendizado de conceitos e de procedimentos, é responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, o debate, a investigação, visando o entendimento da ciência como construção histórica e como saber prático, superando as limitações do ensino passivo, fundado na memorização de definições e de classificações sem qualquer sentido para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (456.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com