TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Roteiro De Estudos 2

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Roteiro De Estudos 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com base na leitura da Seção 1 (Uma definição de Ciência) do capítulo Ciência, Tecnologia e Arte, destaque três características da ciência e diga porque considera-as mais importantes. Depois responda e justifique se as mesmas (características) são capazes de resumir a ideia de ciência.

Resposta:

Verificável, Racional, Factual. Pois estas características estão interligadas, de acordo com a realidade há a construção de conceitos, logo é necessário a provas, experiências, entre outros, mas estas características não são capazes de resumir a ideia de ciência são apenas alguns pilares para a mesma.

2) Por que o diálogo entre tecnologia, ciência e arte não pode ser separado do contexto social, político e ideológico que nos rodeia? Qual o risco que se pode correr uma vez isoladas do mundo em que vivemos?

Resposta:

A tecnologia e arte são complementares a ciência. O contexto social, político e ideológico que nos rodeia estão interligados as tecnologia, ciência e arte, logo o mundo hoje gira em torno delas, se isolarmos isto do mundo ele pararia, pois tudo que conhecemos está voltado para tecnologia, ciência e arte.

3) Qual relação que se pode estabelecer entre as ciências factual e a formal? Elas não se complementam ou podem estabelecer diálogo entre as mesmas (ciências)? Discorra sobre este assunto.

Resposta:

Ciências Factuais referem-se aos fatos ou fenômenos concretos que

correspondem a alguma coisa real e podem ser observados ou testados. Já as Ciências Naturais lidam com fenômenos produzidos pela ação da natureza (Química, Biologia, Física, Ecologia).

As duas ciências podem sim se relacionar, pois na maioria das vezes para ‘’ descobrir’’ algo, ou até mesmo aprofundar na mesma, é necessário usar as duas, ou até mesmo utilizar alguns aspectos da outra.

4) Destaque três características marcantes para cada época histórica da ciência (Grega, Moderna e Contemporânea) e depois confronte-as comentando de modo a estabelecer diferenças significativas entre as mesmas.

Resposta:

Grega: modelo cosmológico aristotélica, hierarquização do cosmos, geocêntrico.

Moderna: revolução científica, concepção racionalista, concepção empirista.

Contemporânea: rupturas epistemológicas, verdades dogmáticas, provisório e construído.

Uma das preocupações mais evidentes nesse período da ciência grega era a da busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem. Buscava-se uma nova forma

de compreensão do universo em contraposição à visão mitológica. “Os filósofos pré-socráticos substituíram a concepção de mundo caótico concebido pela mitologia pela ideia de cosmo”. Agora o universo passava a ser a ordem ou o cosmo, contrapondo-se à concepção mitológica de que os fenômenos aconteciam no mundo de forma caótica, como se fossem movidos por forças espirituais e sobrenaturais, comandadas pelas forças dos deuses.

A visão moderna de ciência surge no final da Idade Média, no século XVII, com a chamada Revolução Científica. , em princípio dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com