TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Estudo e Aprendizagem

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

Atividades de Estudo e Aprendizagem

  • Quais são as 2 grande áreas da Administração Financeira?

Tesouraria : Responsável pela administração de caixa, administração de crédito e cobrança, administração do risco, decisão de investimento, planejamento e controle financeiro, proteção de ativos, relações financeiras com investidores, clientes, fornecedores e financiadores.

Controladoria : Responsável pela administração de custos e preços, auditoria interna, contabilidade, orçamentos, patrimônio, planejamento tributário, relatórios gerenciais, salários e sistemas de informação.

  • Onde são negociadas as ações de uma empresa de capital aberto?

Levando em conta que essas empresas são devidamente registrados no CVM para negociação na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Ou seja, seu capital social é formado por ações negociadas sem o uso de escrituração pública de propriedade. Os investimentos em S/A de capital aberto acontecem quando o empreendedor objetiva um grande retorno, ou seja, é necessário juntar uma grande quantidade de recursos com os sócios. Esses investimentos são fiscalizados rigorosamente pelo governo, o que garante segurança e confiabilidade aos negócios para quem investe. A maior vantagem dessa sociedade é a liquidez que o capital adquire, pois, em casos de vendas de ações, ela se concretiza rapidamente por causa da boa reputação da empresa.

  • Nas pequenas empresas quem exerce a função financeira?

Nesse tipo de caso geralmente é realizada pelo próprio empresário ou por um gestor. A medida em que a empresa cresce normalmente leva à criação de um departamento separado.

  • Por que o proprietário, sócios, empreendedor é o ultimo a receber a remuneração pelo seu investimento?
  • Aponte as 4 grupos das funções da administração financeira.

Planejamento Financeiro:  consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação financeira atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar, e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar o maximização de resultados.

Controle Financeiro:  conjunto de medidas que você toma ao longo do tempo a fim de controlar e analisar todo o seu “fluxo de caixa”, quer seja pessoa física ou jurídica. Em outras palavras: trata-se de um instrumento para análise e correção de todas as atitudes que levam à entrada e saída de dinheiro, desta forma, o controle financeiro quando bem aplicado pode garantir um fluxo de caixa positivo, isto é, não somente ganhar dinheiro mas saber aproveitá-lo corretamente para que o mesmo não seja desperdiçado.

Atividade de investimento: Atividades que refletem as decisões de aplicações de recursos temporários ou permanentes, por meio da seleção dos ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa.

Atividades de Financiamento: São as atividades que resultam das alterações no tamanho e na composição do patrimônio líquido e dos empréstimos da empresa. É útil para prever as exigências sobre fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à empresa, bem como a capacidade que a empresa tem, utilizando recursos externos, para financiar as atividades operacionais e de financiamento.

  • Represente graficamente
  • Tendo como base o balanço

Financiamento: Vem do Passivo seja ele circulante ou não circulante.

Investimento: Vem do Ativo circulante e não circulante.

  • Qual o Custo de capital é mais caro, o de curto prazo ou longo prazo?

O de longo prazo, já que o custo de capital é mais caro do que o custo de recursos onerosos de curto prazo, torna mais elevado o custo médio ponderado do capital da empresa.

  • Aponte as principais

Curto prazo: Crédito de fornecedores;
Financiamento bancário a curto prazo;
Papel comercial;
Factoring.

Contas correntes caucionadas;

Descoberto bancário;

Longo Prazo: - Aumento do capital (social),
- Prestações suplementares e
- Capital de risco.

  • Destaque os 2 objetivos

O gestor financeiro tem como principais objetivos aumentar o valor do patrimônio líquido de uma companhia ao gerar lucro líquido por meio das atividades operacionais da organização. Para isso, o profissional conta com um sistema de informações gerenciais que possibilita que ela conheça e analise a situação financeira da companhia e possa tomar as decisões gerenciais mais adequadas para maximizar os resultados financeiros.

  • O que o gestor financeiro

Manter o registro de qualquer operação financeira de pagamento ou recebimento em dinheiro, pois assim é capaz de fornecer um posicionamento preciso em relação ao quanto de dinheiro efetivo a empresa tem disponível.

Realizar uma adequada gestão dos seus recursos financeiros, esta é capaz de reduzir significadamente as necessidades de capital de giro, gerando assim um maior ganho em função da redução das despesas financeiras. Complementando este raciocínio, acredito que na  utilização deste instrumento permite que a empresa identifique e se planeje para eventuais sobras ou escassez de caixa, podendo assim definir as melhores medidas a serem tomadas.

  • Conceitue fluxo de caixa.

Fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira ), em um período determinado, de uma empresa. O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

Resumidamente o fluxo de caixa é um recurso fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir os caminhos a seguir.

  • Quais os 2 tipos de fontes

 saída de caixa, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento.

entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.

  • Quanto a classificação dos desembolsos pode-se afirmar que eles ocorrem em função do tempo. Aponte os 3 tipos e enumere alguns tipos de saída de caixa dentro desta classificação.
  • Para que o gestor financeiro seja .eficaz

Coletar informações relevantes para a tomada de decisões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com