TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da autonomia

Seminário: Pedagogia da autonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Seminário  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 3

Pedagogia da autonomia

Paulo Freire começa sua teoria, mostrando que para um professor obter sua autonomia e autoridadeem sala de aula, é preciso primeiramente o educador ter segurança em si mesmo. Assim o verdadeiro educador conseguem repassar seus conhecimentos.

Para Paulo Freire, um educador ou educadora deve ter um comprometimento com o educando, sabendo ouvo-lo e terconciência de que nem tudo sabe e que ninguem é sujeito da autonomia de ninguem.

O prfessor precisa querer bem ao seu aluno e saber impor sua autoridade com segurança

O autor diz também que precisa ser descartada como falsa a separação radical entre seriedade docente e afetividade.

Freire diz que não há docencia sem dicencia ,quando fala a sim Paulo Freirequer dizer que " quem ensina aprende o ensinar e quem aprende ensina o aprender ".

Ensinar não é apenas transmitir conhecimentos e descarregar sobre o aluno o aluno toda matéria , e sim criar possibilidades para que o mesmo desenvolva sua criatividade, despertando no aluno a curiosidade e a vontade de aprender.

O professor passa a ser modelo de seus alunos e para que consiga ser convincenter em suas praticas , é preciso que haja emoção em suas palavras. Como diz o autor várias vezes em sua teoria é necessário desenvolver uma "justa raiva " que é muito importante para a formação de idéias e formação na educação.

De acordo com o autor ensinar exige várias práticas contrutivas.

Ensinar exige pesquisa onde paulo Freire afirma que não existe ensino sem pesquisa. A busca do conhecimento se torna crucial no aprendizado. a curiosidadetem um papel essencial que irá trazer a discusão entre o professor e o aluno em busca do aprender certo , sempre respeitando o aprender e utilizando -o.

Educar é formar.

Educar, de acordo com Freire, exigeno ensino criatividade e a reflexão critica sobre o assunto. É pensando criticamente na pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a proxima pratica.

Para Paulo Freire é importante que a educador aproxime os contexto a realidade vivida , compondo assim um dialogo aberto com o aluno.

Ensinar exige respeito a autonomia do ser do educando . o respeito a autonomia e a dignidade de cada um , é um imperativo etico e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros

O educador precisa do bom senso em seu trabalho, exigindo humildade, tolerancia e luta em defesa dos seus direitos.

Ensinar, exige apreenção da realidade não apenas para nos adaptar, mas sim para se empenhar em transformar a realidade para nela interagir com alegria e esperança. A esperança de que juntos , professor e aluno podemos aprender , ensinar, e produzir .Pois o professor ou o ser humano em geral que tenha esperança, é capaz de mudar a realidade.

Freire fala da necessidade de não aceitar o determinismo como um modo de explicação das desigualdadeno mundo, mas como sugeito interveitores.

Paulo Freire explica também em sua obra, que para um professor obter autonomia , autoridade , competência e liberdadena condução de suas aulas é necessario e indispensavel a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com