TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps A Verdadeira Filosofia é Reaprender A Ver O Mundo

Dissertações: Atps A Verdadeira Filosofia é Reaprender A Ver O Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Fundamentos Filosóficos da Educação

Amanda Regina Josias Caldeira – RA 2952592803 – 1º Semestre

Débora Priscila Mateus da Silva – RA 9858515751 – 1º Semestre

Glaucia Fernanda Floriano Paz – RA 8824383063 – 1º Semestre

Sibele Fernanda Loreto Silva – RA 8492166088 – 2º Semestre

Viviane Cristina Oliveira de França – RA 9886549638 – 1º Semestre

Jundiaí

Novembro / 2014

“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty)

Reaprender a ver o mundo, é ter uma nova visão sobre os fatos de como nos foi contado. Nas escolas, temos um aprendizado limitado, ou seja, tudo é passado como conta nos livros, até parece um script no qual é necessário seguir rigorosamente. A filosofia vem para expandir horizontes, trazer reflexões, instigar a investigação, análise, discussão, formação ou reformulação de visão do mundo e ideais, pois como dizia Sócrates:

“Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.”

A filosofia não busca provar nada e sim gerar um novo pensamento sobre um fato, acontecimento, descoberta, entre tantas outras, vem para questionar as respostas já prontas.

Temos que reaprender a ver o mundo com todas as suas dimensões, aprender a valorizar os atos, assim como os estímulos, procurar se orientar pelo lado positivo, pois sendo negativos, outros poderão seguir o mesmo caminho, assim como os filhos tendem a seguir os passos dos pais, e assim atrair mais pessoas negativas em nosso convívio.

Este pensamento de Merleau-Ponty é um olhar que se discursa atualmente, pois diante das incertezas e de vários paradigmas, a filosofia não está só, e sim junto a outras áreas do saber, onde se pode ampliar o conhecimento sobre o mundo em que vivemos, buscando sempre uma melhor compreensão do ser homem e do ser mundo.

Através da filosofia o ser homempercebe, reflete e questiona o seu modo de ver o mundo, e assim refletindo sobre a sua própria existência.

Somos seres cuja prática é estabelecer relações com os outros e com tudo que nos cerca e nos envolve.Na verdade sempre achamos ter respostas para tudo, porém sempre nos voltamos para a filosofia para ter a complexidade de ver o mundo hoje através da reflexão. Assim como uma criança que sempre nos questiona sobre todos os por quê. Não podemos ficar presos a respostas que adquirimos ao longo de nossas experiências, temos que buscar o conhecimento, sempre pesquisando e refletindo sobre outras formas de responder as perguntas para que a resposta dada tenha um maior fundamento e para que o conhecimento se multiplique.

O mundo e todos estão em constante mudança, por isso é preciso reaprender e reinterpretar o mundo aos nossos olhos, sempre estimulando o pensamento lógico, crítico e construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com