TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO

Ensaios: A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia é a arte de pensar; é a capacidade de refletir sobre os assuntos do meu cotidiano, do mundo, das diversas situações.

O dialogo é muito importante para que eu possa expor o meu ponto de vista e ouvir com atenção o ponto de vista do outro, entendendo que a minha verdade é diferente da sua verdade, porém cada uma contribui para um novo conhecimento, uma nova possibilidade, um novo olhar.

A filosofia nos ajuda a entender que repensando nas minhas opiniões eu posso mudar de posição. Quando damos espaço para o dialogo permitimos novas possibilidades, podemos “quebrar” a lógica e o raciocínio padrão imposto pela sociedade, e quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos interpretar de outra maneira a situação e buscamos o conhecimento que superar o conhecimento comum.

Podemos colocar nosso ponto de vista, nossa opinião, e questionar sobre aquele tema, mas também podemos ser acessíveis e flexíveis, aprender que interrogar é preciso para chegarmos a uma conclusão, a romper com a verdade, a ter mais experiência, superar nosso espaço dando novos sentidos, novos significados

Criamos novas expectativas com a vivencia da vida, nos liberta de nossa própria ignorância.

Todos podem filosofar, por que filosofar é pensar sobre assuntos que temos duvidas, assuntos que fazem a gente não concordar, e a encontrar respostas de quem realmente somos, assim podemos formar nossa identidade livre do “certo”, aumentar nossa visão diante dos fatos que acontecem diante de mim, ser curioso igual a uma criança, que tudo quer saber, como, eu quero? Eu posso? Eu devo? Por quê?

Expressar minhas idéias e estar preparado para criticas, estar aberto para opiniões contraria, e não se manter escravo das próprias idéias.

Reaprender com as diferenças e respeitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com