TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps APO Etapa 2

Ensaios: Atps APO Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 2

Passo 1

Conforme o Capítulo 10 do Livro-Texto o Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro, ele é feito na base de um conjunto de planos.

No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção (PCP) planejam e controlam as atividades produtivas da empresa. Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, o PCP planeja e controla a produção desses bens ou mercadorias, cuidando das matérias-primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das máquinas e equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço para a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PCP planeja e controla produção desses serviços, cuidando da quantidade de mão-de-obra necessária, das máquinas e equipamentos, dos demais recursos necessários, para a oferta dos serviços no tempo e no espaço para atender à demanda dos clientes e usuários.

O PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata do planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle.

Os princípios que regem o planejamento são:

- Princípio da definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir.

- Princípios da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

Os princípios que regem o controle são:

- Princípio do objetivo: o controle deve contribuir para o alcance dos objetivos através da indicação dos erros ou falhas em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

- Princípios da definição dos padrões: o controle deve basear-se em padrões bem definidos.

-Princípio da exceção: este princípio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração.

- Princípios da ação: o controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontados.

O cuidado na aplicação desses princípios fundamentais é vital para o sucesso do PCP.

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. É, portanto, uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção para aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados para aumentar a eficácia.

Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais, sejam eles materiais, humanos, financeiros, etc.

O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP) consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo. Este sistema recebe informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir. Seu objetivo é transformar tais informações em ordens de fabricação.

Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e dos recursos, a sequência da programação dos produtos e reduzir os tempos de setup das máquinas.

No longo prazo, é necessário para que a empresa forneça o conjunto apropriado de capacidade de tecnologia, recursos humanos e localização para atender as necessidades futuras da organização.

No médio prazo, o problema fundamental é combinar suprimentos e demanda em termos de volume e produto.

No curto prazo, a programação de recursos faz-se necessária para atender às necessidades da produção. Enquanto as atividades diárias são realizadas, o sistema deve acompanhar a utilização de recursos e os resultados da execução das tarefas para relatar o consumo de materiais.

O planejamento da produção (PP) é vital para o sucesso da empresa: fundamenta-se na previsão de vendas como base no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir. Com esses dois pontos de fundamentação, o PP programa as máquinas, as matérias-primas e a mão-de-obra para extrair desse conjunto de recursos um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade de produção e com a previsão de vendas, descontando eventuais estoques de produtos acabados. O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com ínicio e términode todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção. Outra característica marcante da evolução do PCP como um todo é a transcendência de tal atividade do nível operacional para outros níveis essenciais da administração, como, por exemplo, o nível tático, onde a aplicação do PCP determina a aquisição de novos insumos, sejam eles as quantidades de matérias primas, máquinas ou pessoal, no nível de vendas, onde a provisão de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda, e no nível financeiro, onde a programação de gastos e receitas ajuda em uma visão mais ampla do gerenciamento empresarial.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com