TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Alfabetização E Letramento

Dissertações: Atps Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI

Zurique (Zürich) é a maior cidade da suíça, localiza ao norte do país. Fala-se alemão Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, na suíça , aos 12 de janeiro de 1746.

Seu pai, Johann Baptist Pestalozzi, era cirurgião, descendentes de italianos. Estudou ali em Zurique, cursou filosofia e Lingüistica no Collegium Carolinum. A influência de Jean-Jacques Rousseau foi enorme.

A vida de Pestalozzi foi um exemplo fantástico de amor e devoção à educação, entre fracassos sucessivos e uma persistência gloriosa em sua missão de educador.

Seu pai morreu quando ainda era novo, tendo sido criado pela mãe. Na universidade de Zurique associa-se ao poeta Lvater num grupo de reformistas.

Casou-se aos 23 anos com Anna Schulthess. Em seguida, comprou um pedaço de terra, transformando a propriedade rural de Neuhof em uma escola.No entanto, tão pobre como os meninos que agasalha, reparte com eles o que mal lhe chegava. Em 1780, esgotados todos os recursos, teve que fechar a escola.

Nesta época escreveu “As Horas Noturnas de um Ermitão” (The Evening of a Hermit – 1780), contendo uma coleção de pensamentos e reflexões.

A este livro seguiu-se sua obra-prima: Leonardo e Gertrudes (“Leonard und Gertrud” – 1781), um conto onde narra a reforma gradual feita primeiro numa casa, depois de uma aldeia, frutos dos esforços de uma mulher boa e dedicada.

Os órfãos de Stans

A invasão francesa da Suiça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heroico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, ás margens do lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitas delas num convento abandonado em Stans, e gastou suas energias educando-as.

Em um período muito curto de tempo realizou transformações surpreendentes naquelas crianças órfãs, abandonadas na maior miséria material e moral, que Pestalozzi amou como seus próprios filhos.

Cuidava delas pessoalmente com extremada devoção mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos.

Em 1799 obteve permissão para manter uma escola de Burgdorf, onde, segundo diziam, utilizava processos com 100 anos de avanços. Permaneceu trabalhando até quando exigiram-lhe a desocupação do Castelo onde funcionava a escola, para nele instalar o governo da cidade. Continuou sua obra no Castelo de Munchenbuchsee.

Em 1801 Pestalozzi concentrou suas idéias sobre a educação num livro intitulado “Como Gertrudes ensina suas crianças”( Wie Gertrude lhre Kinder Lehrt). Ali expões seu método pedagógico, de partir mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Continuava daí, medindo, pintando, escrevendo e contando, e assim por diante.

E nesse livro destaca-se:

“É indiscutível que a mania de palavras e livros, que tem absorvido tudo em nossa instrução popular, chegou tão longe que não odemos permanecer por muito tempo como estamos.

Tudo me faz acreditar que o único meio de sair desta caos civil, moral e religioso, é abandonar a superficialidade, a fragmentação e a presunção de nossa instrução popular, e reconhecer a intuição como verdadeira fonte de conhecimento”.

No entanto, o termo intuição tem sio interpretado de muitas maneiras, o pode gerar equívocos. “Intuição não é somente a percepção externa dos sentidos, ela estende-se às experiências da consciência interna, aos sentidos e às emoções tanto quanto as sensações”

Escreveu seu ultimo trabalho; “ O canto do cisne”, vindo a morrer em Brugg em 17/02/1827.

E em seu tumulo, em Birr, leêm-se as seguintes palavras:

Aqui faz

Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique a 12 de janeiro de 1746,

Falecido em Brugg a 17 de fevereiro de 1827.

Salvador dos pobres em Neuhof.

Pregador do povoem “Leonardo e Gertrude”

Pai dos órfãos, em Stanz,

Criador da nova Escola Elementar, em Burgdorf eMunchenbuchsse;

Em Yverdon, educador da Humanidade.

Homem, cristão, Cidadão.

Abençoado seja sua memória.

PESTALOZZI

 Quanto à finalidade:

A educação deve tornar-se o principal meio de reforma social.

Pestalozzi defendia um conceito de educação que tinha pouco ou nada a ver com enciclopedismo do Comênio, mas referia-se exclusivamente ao desenvolvimento moral, mental e físico da natureza da criança.

Sustentou que pela identificação do saber, no sentido literário, com educação, a educação popular torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com