TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Letramento E Alfabetização

Casos: ATPS- Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

COMO FOI SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Jamila

Ainda lembro claramente de como era minha classe de alfabetização.

Na minha sala havia uma mini biblioteca e um cantinho de jogos pedagógicos, tinha um trenzinho com as letras do alfabeto, que ficava por cima do quadro verde.

Antes de entrar para a escola, já escrevia o nome, conhecia letras, e vogais.

Fui alfabetizada na escola. Com 7 anos no primeiro ano. Tive o contato com minha irmã mais velha que já cursava a 5ª série, ela me ajudava e auxiliava nos tema de casa.

Lembro que foi maravilhoso o primeiro contato com a escrita, o primeiro passo foi conhecer as letras do alfabeto, as sílabas, os numerais.

A professora fazia com que cada criança sentisse prazer em aprender, em pegar gosto pela leitura, incentivava muito, realizada inúmeras atividades.

Lembro que, em cada finalzinho de aula, uns 10 minutos antes de ir o sinal para ir embora, ela pegava um por um, para ler algumas sílabas e fazer a junção de algumas palavras.

Ela nos exigia, e esse foi um dos fatores mais importante para a minha alfabetização.

É um fato marcante, pois percebia a intensidade de como a professora se doava para nos ensinarmos.

Através dela, eu preenchi a ausência dos meus pais, onde pouco fizeram parte nas minhas tarefas escolares.

Minha irmã mais velha me ajudava nos temas de casa, nos trabalhos que a professora exigia que fossem feitos pelos pais, era ela que fazia.

Pois meus pais tinham pouco tempo para me ajudar. Então, era uma criança um tanto insegura.

E isso fez com que me prejudicasse um pouco na minha alfabetização.

Elis Regina

Tudo ocorreu bem, aprendi a ler e escrever.

Desde aquela época eu percebi o quanto a leitura é importante, e não somente ela, mas também saber escrever, saber se comunicar e expressar através da escrita.

Essa foi a série das surpresas, pois nela aprendi a ler e a escrever. Lembro que logo quando aprendi a ler eu ia da escola até em casa, lendo todas as placas que encontrava pelo caminho. Já escrever, eu não gostava muito, sentia muita preguiça.

Queria ler cada vez mais rápido, para mostrar à professora e aos meus colegas a minha capacidade - coisa de criança - mas isso me instigava muito.

Foi assim que desenvolvi o gosto pela leitura, e a principal responsável por isso chama-se Olga (a minha professora da alfabetização). As suas aulas me colocavam no mundo da imaginação, pois eram lúdicas, e conquistavam minha total atenção. Vivendo intensamente esses momentos aprendi que é da imaginação que nasce a criatividade.

CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO

A Alfabetização é um processo complexo ligado à construção do conhecimento.

Atualmente, este conceito está sendo desdobrado aliado a outras áreas do conhecimento, por exemplo: Alfabetização Musical, Alfabetização Matemática, Alfabetização em Informática, além da sua origem que era para designar a aquisição da leitura e da escrita formal.

Inicialmente, o ato de alfabetizar era considerado como um processo de decodificação, ou seja, que através de mecanismos repetitivos o aluno iria decorar os códigos, ou letras para simultaneamente ler e escrever.

Esta ideia foi colocada em crise a partir das diversas pesquisas e investigações que vêm ocorrendo na área da linguagem e no entendimento de como construímos o conhecimento.

Atualmente, a alfabetização não é vista como algo desconexo do mundo, ela envolve um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com