TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Competencias Profissionais Etapa 2

Exames: Atps Competencias Profissionais Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  2.398 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Iniciaremos nossa discussão sobre ética e moral partindo de seus conceitos.

A ética exige maior grau de cultura, além das teorias religiosas. Quando falamos em ética logo lembramos em educação, valores, respeito direito e outra serie de obrigações. Ela explica as normas morais, pois homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência para evitar certos tipos de resultados. Ou seja, enquanto a Ética é teórica e reflexiva, a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra.

A pesar as vida impor decisões ás pessoas o tempo todo, as pessoas as tomam de acordo com seus valores considerando as particularidades de cada situação.

A moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o certo do errado no mundo que se vive, isso mantem a sociedade em ordem, sendo ensinada desde berço. Valor moral além de ser um instrumento indispensável para um bom funcionamento da sociedade, também significa a vida no mundo ao nosso redor.

A ética exige maior grau de cultura, além das teorias religiosas. Quando falamos em ética logo lembramos em educação, valores, respeito direito e outra série de obrigações. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência para evitar certos tipos de resultados. Ou seja, enquanto a Ética é teórica e reflexiva, a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra.

Na organização devemos lidar com as duas de maneira correta para não termos conflitos entre os colaboradores, devemos mostrar as regras e respeita-las também para darmos o exemplo para todos que nos veem. Essas duas condutas fazem parte a vida em sociedade e principalmente no trabalho, neste conteúdo veremos um mais sobre ética, moral e uma ação enquanto lideres de equipe.

Competências profissionais

etapa 2

passo 2

1

O significado da palavra Ética –

não ao individualismo e a seus subprodutos: egocentrismo e corporativismo;

não ao autoritarismo e suas subdivisões em ilhas de poder – arquipélago organizacional;

não ao totalitarismo político, como a centralização do poder;

não ao totalitarismo organizacional, como o comportamento burocrático;

não ao totalitarismo emocional, com o paternalismo.

O termo ética origina-se do grego ethos que vem a ser caráter distintivo, os costumes, hábitos e valores de uma determinada coletividade ou pessoa, foi traduzido em latim por mos- ou mores ao plural – que significa também conjunto de costumes ou de normas adquiridas por hábito . A palavra moral, em português, deriva daí.

O que seria Ética Organizacional- A ética organizacional é uma forma de ética aplicada.

O seu objectivo é incutir um sentido nos gestores e colaboradores de determinada organização sobre como devem gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade.

Devido ao facto do termo “ética” não ser utilizado da mesma forma em todos os contextos internacionais, são várias as empresas que optam por reformular o seu conceito de ética nos negócios denominando-o como integridade, boas práticas de negócio ou conduta eticamente responsável.

2

Diferenciar Ética de Moral -

Ética – Implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos, sem uma ética mínima não há grupo sustentável.

Moral - É um sistema de normas culturais que pauta as condutas dos agentes sociais de uma determinada coletividade e lhes diz o que é certo ou não fazer. Depende da adesão de seus praticantes aos pressupostos e valores que lhe servem de fundamentos.

3

De acordo com o estatuto de Ética do administrador, a ética pode ser definida como aquele conjunto de atributos que buscam o bem-estar coletivo e individual do administrador.

O referido estatuto regulamenta toda vida profissional do administrador, das proibições aos direitos. Após minuciosas análise das disposições do estatuto, é possível afirmar que a obediência ao que ele determina, sem sombra de dúvidas, ocasiona a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo administrador e, por consequência, acaba por valorizar a clientela interna e externa.

Isso ocorre porque o comprimento das disposições do estatuto comprova que o administrador possui condições morais de bem exercer a profissão que escolheu. Em outras palavras, demonstra o respeito com que o administrador lida com tudo aquilo que cerca as atividades que desenvolve.

4

Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional

conservar independência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem

confiado.

Comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias

de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e

apontando alternativas.

Cumprir fiel e integralmente as obrigações e compromissos assumidos, relativos ao

exercício profissional.

5

A Ética é a ciência do bem comum . Implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos, sem uma ética miníma não há grupo sustentável. A cultura organizacional, os valores que presidem e orientam as relações sociais, as verdades comuns e o bem-estar decorrente do espírito de solidariedade criam as condições para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com