TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Competência Profissionais Etapa 1 E 2

Monografias: Atps Competência Profissionais Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  2.384 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA 1

PASSO 1

1) O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO”

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.

A Administração sofreu uma grande transformação ao longo do tempo, deixando de ser apenas supervisão, prestação de serviço ou coisa parecida.

A tarefa da Administração passou a ser de interpretar os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar tais objetivos e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente complexo e competitivo.

A administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais, hoje, ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade.

ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA

As Três Eras da Administração do Século XX

Era Clássica

1900 – 1950 . Início da Industrialização

. Estabilidade

. Pouca mudança

. Previsibilidade

. Regularidade e certeza . Administração Científica

. Teoria Clássica

. Relações Humanas

. Teoria da Burocracia

Era Neoclássica

1950 – 1990 . Desenvolvimento Industrial

. Aumento da mudança

. Fim da previsibilidade

. Necessidade de inovação . Teoria Neoclássica

. Teoria Estruturalista

. Teoria Comportamental

. Teoria de Sistemas

. Teoria da Contingência

Era da Informação

Após 1990 . Tecnologia da Informação

. Globalização

. Ênfase nos serviços

. Aceleração da mudança

. Imprevisibilidade

. Instabilidade e incerteza Ênfase na:

Produtividade

Qualidade

Competitividade

Cliente

Globalização

Fonte: Chiavenato, I. 2.000:657

ABORDAGENS CLÁSSICAS

1. Administração Sistemática: Surgiu a partir dos pensamentos de Adam Smith, que acreditava que a administração das fábricas, o centro do crescimento norte-americano, era caótica e suas ideias ajudariam a sistematizá-las. A maioria das tarefas organizacionais era subdividida e executada segundo o trabalho especializado. Entretanto, a coordenação ruim entre os subordinados e entre os diferentes níveis administrativos causava problemas frequentes e paradas no processo produtivo.

A abordagem da administração sistemática buscou construir procedimentos e processos específicos nas operações para assegurar a coordenação dos esforços. A administração sistemática enfatizava operações econômicas, assessoria adequada, manutenção de estoques para atender à demanda dos consumidores e ao controle organizacional. Embora a administração sistemática não aborde todas as questões com que os administradores se defrontavam, tentou-se elevar a consciência deles a respeito das preocupações mais urgentes de seu trabalho.

2. Administração Científica: Criada por Frederick Taylor, um jovem engenheiro, que descobriu que a produção e o pagamento eram ruins, que a ineficiência e as perdas eram prevalentes e que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado, uma falha da administração sistemática. Ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemáticas e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção.

Com isso, Taylor introduziu uma segunda abordagem administrativa, administração científica.

Essa abordagem defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e determinar como completar as tarefas de produção eficientemente. Outro elemento dessa abordagem era o uso de gratificação diferenciada, que consistia no pagamento de quantias adicionais aos trabalhadores quando eles excedessem níveis-padrão de resultado em cada trabalho. Taylor concluiu q tanto os trabalhadores quanto a administração poderiam se beneficiar disso.

3. Burocracia: Surge também através da publicação de um livro onde, Max Weber, sociólogo; advogado e historiador alemão, mostra como a administração em si mesma poderia ser mais eficiente.

Weber acreditava que com a burocracia os resultados diferentes pudessem ser eliminados, numa organização onde os administradores possuíssem habilidades variadas. Experiência e objetivos. Weber recomendava que os cargos fossem padronizados de modo que a mudança de pessoal não desintegrassem a organização. Ele enfatizava a existência de uma rede estrutural e formal de relacionamentos entre posições especializadas numa organização. As regras e regulamentações padronizaram o comportamento e a autoridade agora era sobre as posições e não sobre os indivíduos. Como resultado a organização não precisaria apoiar-se em apenas um indivíduo, mas obteria eficiência e sucesso seguindo as regras e regulamentações.

4. Gestão Administrativa: Defendida por Henry Fayol, engenheiro de minas e executivo francês, surgiu através de um livro publicado por ele com suas experiências administrativas.

Fayol adicionou uma função básica às quatro já identificadas antes, que são: planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar, e também definiu catorze princípios: divisão do trabalho; autoridade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com