TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Custos Logisticos

Artigo: Atps Custos Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  4.807 Palavras (20 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA

DISCIPLINA GESTÃO DE CUSTOS LOGISTICOS

Tutora presencial: Vanessa de Jesus Alves

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina intermodais para a obtenção de nota

Jonas Victor Bianco – RA8137751303

Jorge Onohara – RA436846

Paulo Sergio da Silva – RA426187

BAURU / SP

2014

INTRODUÇÃO

Estaremos apresentando uma análise da cadeia de relacionamentos entre fornecedor, empresa e cliente, de uma organização inserida no contexto de uma cadeia de suprimentos. Com um importante alicerce garantiu-se a base de sustentação para a formulação dessa pesquisa.

O nosso intuito também, neste estudo foi analisar as alternativas para redução de custos de distribuição de produtos. Os dados coletados no texto mostraram que uma das formas para chegar a essas vantagens foi encontrar a alternativa correta de logística modal rodoviária, fazendo as devidas cotações, analisando seu custo, tempo e possível causa de prejuízos. A empresa na qual vamos relatar, é uma empresa de produtos descartáveis, LAEM descartáveis, esta localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, há 18 anos se dedicando a esse ramo e possui um quadro de 23 colaboradores diretos.

CONCEITOS DE CUSTOS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

Armazenagem e o processo decisório relacionado aos custos envolvidos nessa atividade possuem um aspecto de elevada consideração no processo de negócios junto ao mercado, pois assimila uma parcela significativa dos custos logísticos na cadeia de suprimentos. Serão mostrados os aspectos envolvidos no processo de decisão e as ações diretas e indiretas na qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, onde no primeiro caso temos a redução de transações de impostos, deslocamento e coordenação. No segundo, redução de investimentos em ativos, qualidade de serviços, e o direcionamento do foco na atividade central do negócio, maior flexibilidade operacional e maximização de retornos sobre os investimentos.

Basicamente os custos de armazenagem (mão-de-obra, instalações, aluguel ou aquisição, equipamentos, etc.) são caracterizados por serem fixos e indiretos, ou seja, existe uma obrigação contábil que acompanhará todo o processo ou em quanto durar sua utilização, e à locação são realizados por rateio, os itens são contabilizados por sua função (ex: acondicionamento) e não por contas naturais (ex: depreciação). Sendo assim, esses custos fixos se comparados à capacidade instalada, tornam-se proporcionais. Afinal, mesmo que existam poucos produtos no armazém ou sua movimentação esteja abaixo do planejado, os custos de armazenagem continuarão constantes, pois na grande maioria esses é dependente dos equipamentos de movimentação, de pessoal, espaço físico e de novos investimentos, se tratando de uma atividade de demanda não constante.

GASTOS

É o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex: gastos com mercadorias, gastos com matéria-prima, gastos com pessoal, gastos com energia, etc.

INVESTIMENTO

É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e tem maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex: máquinas, equipamentos, infra-estrutura, veículos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ações de empresas, participações em empresas, etc.

DESPESAS

São bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. Ex: comissões s/ vendas, despesas financeiras, material de expediente, mão de obra setor administrativo, contabilidade, diretoria, etc.

DESEMBOLSO

É o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço. É o desencaixe financeiro.

PERDA

É o bem ou serviço que se consome de forma anormal ou involuntária.

CUSTOS INDIRETOS

Constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

CUSTOS DIRETOS

São custos diretos aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem e serviço), no qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado. Por exemplo, a quantidade de matéria prima utilizada na produção de um bem, é algo mensurável.

Podemos determinar o custo da matéria prima utilizada, mesmo que tenhamos vários produtos. Hoje em dia, tem se discutido excessivamente sobre cadeia de suprimentos e outros novos conceitos novos na área de logística que tem levado as empresas a obter redução de custos gerais, para que agreguem valor e também satisfação ao cliente final. Porém as faltas de cadeias de suprimentos eficazes e eficientes podem levar as empresas a terem prejuízos financeiros destrutivos. E é ai que entra a gestão de relacionamentos da cadeia de suprimentos e se mostra como uma forte ferramenta, fazendo com que as empresas se integrem na perseguição por custos justos, eficiência produtiva, confiabilidade nos processos, e ganho de comprometimento ao longo da cadeia. Uma preocupação permanente para as organizações na visão econômica do país é o sistema de distribuição de produtos acabado. Assim a decisão do modal de transporte correto é um elemento importante no atendimento ao cliente e, principalmente, com relação aos custos.

Antes de se decidir por uma modalidade de distribuição, a empresa deve sempre levar em consideração, na escolha de um modal de transporte, o custo e o desempenho. Esse desempenho pode ser calculado através do tempo de entrega dos produtos, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com