TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Administração 1°semestre Etapa 1 E 2

Monografias: Atps De Administração 1°semestre Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ADMINISTRAÇÃO:

Relatório 01 – Contexto Organizacional

Relatório 02 – Desenho Organizacional

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas de Administração apresentado à banca examinadora da Faculdade de Engenharia de Produção Mecânica (Mecânica) da Anhanguera Educacional, com objetivo de obter de aprovação 1º semestre do curso de Administração sob a orientação da Professora Kesse

Aprovada em de de 2014.

BANCA EXAMINADORA

______________________________

Profª. Kesse

Anhanguera Educacional Ltda

RESUMO

Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos para administração de Empresas, descrevendo os contextos organizacionais, bem como a divisão hierárquica demostrada através do organograma, a setorização (divisão de departamentos) da empresa entre outros. Será apresentado também os princípios de um planejamento estratégico de uma empresa o que ele visa.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. ETAPA 1 - CONTEXTO ORGANIZACIONAL 6

2.1 PASSO 1 6

2.2 PASSO 2 6

2.3 PASSO 3 6

3. ETAPA 2 – DESENHO ORGANIZACIONAL 7

3.1 PASSO 1 7

3.2 PASSO 2 7

4. CONCLUSÃO 11

5. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Com o passar das décadas e séculos as empresas e instituições tiveram de que se adequar com a evolução natural da humanidade, pois população cada vez demandava mais produtos, e a concorrência aumentava com o surgimento de novas indústrias.

A partir destas necessidades começou a surgir uma ciência chamada Administração, que tinha como objetivo ordenar as empresas para que elas pudessem produzir ou ofertar com mais qualidade, organizar sua mão de obra evitando perdas e desperdícios e realizando estratégias com objetivos definidos para obter mais lucros e desenvolvimento.

Hoje a Administração é extremamente indispensável para criação e desenvolvimento de uma empresa. Pois sem uma boa administração no mundo concorrente que vivemos não há empresa que consiga se manter.

2. ETAPA 1 - CONTEXTO ORGANIZACIONAL

2.1 Passo 1

Concluído.

2.2 Passo 2

A Potencial Engenharia S.A é uma empresa que pertence ao Grupo Método (indústria Estrangeira), é bem renomeado cenário nacional, na área de prestação de serviços na construção civil e eletromecânica, em especial para os segmentos de petróleo e gás.

Possui uma estrutura complexa, uma vez que é uma empresa divida por acionistas. É composta por Presidente, Vice Presidente, Diretores Operacionais, Diretores de Divisão, Gerentes de Divisão e assim por sucessivamente.

Por se tratar de uma empresa de prestação de serviços cada Diretor de Operações tem um ou mais contratos para gerenciar, e possui total autonomia para tomar decisões, quanto ao planejamento estratégico e algumas vezes no tático destes contratos que são de sua responsabilidade.

Dados os fatos acimo conclui-se que esta empresa tem as características de uma empresa que se enquadra aos tipos de ambiente estável e heterogêneo, uma vez que ela possui uma estrutura organizacional complexa com divisões funcionais, cada uma correspondendo a um seguimento do ambiente (Fonte: CHIAVENATO Idalberto, Administração, Ed Campos, SP . 2010.)

2.3 Passo 3

O planejamento estratégico é um processo que é determinado pela alta gestão da empresa que objetiva como itens principais atender o crescimento da demanda, aumentar os lucros e desenvolver a empresa buscando sempre ser a melhor do segmento.

A partir deste principio o projeto de telecomunicações tem como objetivo desenvolver a empresa na comunicação externa para que ela possa de destacar e levar vantagem na disputa com seus concorrentes, e na parte interna visando a maior agilidade na tomada de decisões.

3. ETAPA 2 – DESENHO ORGANIZACIONAL

3.1 Passo 1

Concluído.

3.2 Passo 2

a) O Que é um organograma e qual sua importância?

Na Organização empresarial o Organograma tem um dos papéis mais fundamentais, pois ele tem como objetivo demonstrar a divisão hierárquica, as divisões funcionais e departamentais, além do fluxo de comunicação interna da empresa.

b) Organograma da empresa Bla Bla Auto Peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com