TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Engenharia De Metodos 1 E 2 Etapa

Casos: Atps De Engenharia De Metodos 1 E 2 Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Engenharia de Métodos = Humanização e Racionalização do Trabalho. Engenharia de Métodos significa trabalho inteligente e produtivo. Engenharia de Tempos e Métodos é uma ferramenta que dá ao empresário as condições para tornar sua empresa humana, rentável, segura e competitiva. Engenharia de Tempos e Métodos = Trabalho inteligente, não fatigante, não perigoso.

Passo 1

A Engenharia de Métodos, também conhecida como estudo de tempos e movimentos surgiu, basicamente, do trabalho de 3 pessoas:

- Frederick H. Taylor – estudo de tempos

- Frank e Lillian Gilbreth – estudo de movimentos

TAYLOR

Iniciou os estudos relativos ao trabalho em 1881 (Midvale Steel Company). Formou-se em engenharia mecânica, foi considerado o pai da administração científica e da engenharia de produção. É uma das figuras mais controversas da história da industrialização TAYLOR

Em 1981 TAYLOR iniciou seu trabalho na Midvale Steel Company: Na época haviam 2 linhas de pesquisa:

1) fisiólogos estudando as limitações do ser humano;

2) engenheiros tentando medir a energia física do trabalho

Taylor começou a medir o trabalho, ele buscava resposta sobre qual seria a melhor maneira de se executar tarefas, e como deveria ser as tarefas diárias dos operários.

Descobriu a cronometragem como grande instrumento de sua pesquisa.

Em 1889 Taylor foi para Bethlehem Steel Works onde fez estudos sobre as pás. Ele analisou o departamento de planejamento do trabalho e uma medida de trabalha associada a algum tipo de remuneração.

CASAL GILBRETH

Iniciaram os estudos em 1885, ela era psicóloga e ele engenheiro. Usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas e equipamentos. Durante muito tempo houveram discussões relativas ao que era mais importante: estudo de tempos ou de movimentos. Atualmente, percebe-se que não há distinção, porém complementaridade. O que se recomenda é a realização do estudo de movimentos antes do estudo de tempos. Movimentos racionalizados levam a um melhor resultado em tempo.

Apesar do desenvolvimento ocorrido à mesma época, os estudos de movimentos e de tempos passaram a ser utilizados conjuntamente a partir de 1930.Tal conjunto passou a ser denominado Engenharia de métodos.

1885 Frank B. Glibreth se emprega numa empreiteira de construção civil: nela ele identificou que diferentes pedreiros possuíam diferentes métodos de trabalho, causa da diferença em produtividade. A partir dessas analise começou a tirar fotografias dos trabalhadores e com base nelas a melhorar os métodos de trabalho. Em 1912 Frank apresentou o estudo de micro movimentos:Estudo dos elementos fundamentais por meio da câmera cinematográfica e a indicação dos intervalos de tempo.

Em 1916 a 1917 Frank e Lilian Gilbreth estudaram a fadiga humana criaram então um a equação E=p/r produtos resultantes ( p ) por recursos utilizados (r ) era igual a sua eficiência no caso quanto maior a qualidade em produtos e recursos utilizados sua eficiência seria maior e assim vice e versa..

Gilbreth efetuou estudos da fadiga na produtividade do operário e verificou que a mesma predispõe o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho, perda de tempo, aumento da rotatividade de pessoal, doenças e acidentes ediminuição da capacidade de esforço.Para reduzir a fadiga Gilbreth propôs princípios de economia de movimentos classificados em três grupos: Relativos ao uso do corpo humano ao arranjo material do local de trabalho e ao desempenho das ferramentas e do equipamento.

Esses estudos tinham como finalidade o estudo dos movimentos:

a) Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa; b) Execução econômica dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico; c) Dar aos movimentos uma seqüência apropriada

Segundo Souto (2002), a Engenharia de Métodos estuda e analisa o trabalho de forma sistemática, objetivando desenvolver métodos práticos e eficientes buscando a padronização do processo. Dentre as ferramentas utilizadas, o projeto de métodos se destina a encontrar a melhor forma para execução de tarefas, a partir do registro e análise de determinado trabalho, busca-se idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam maior produtividade. O campo da engenharia dos métodos estuda a concepção e a seleção da melhor organização da atividade, ainda avalia o melhor método de produção, dos processos, do uso das ferramentas e equipamentos e das competências operacionais para produzir um produto. Com o objetivo de reduzir o tempo de produção para o mercado, garantir maior qualidade e padronização, e ainda facilidade e economia de meios na fase de industrialização e de produção.

“Obter informações reais sobre um processo modifica a forma de tratar a produtividade e a qualidade. Valores históricos ou estimados de tempo de execução das operações envolvidas em um fluxo de processo devem ficar para segundo plano, pois os estudos de tempos e métodos fornecem meios para obtenção de dados reais, e somente assim podem-se obter indicadores confiáveis” (Anis,2010).

Principais Mudanças no Projeto do Trabalho

Não é visto mais como uma tarefa restrita ao método de trabalho e sim como parte de um problema maior de obtenção de um desempenho superior do processo produtivo como um todo e intimamente relacionado com o projeto do produto e da fábrica;

Não é mais uma atribuição única e exclusiva de um dos departamentos especializados de tempos e métodos. Trata-se de técnicas à disposição da equipe ou time que cuida daquele trabalho do processo ou da célula de trabalho.

Novos fatores: ergonomia, ambiente, cultura, fluxo de informações, automação, entre outros; Análise da cadeia de valor considerando não apenas a empresa, mas os fornecedores e logística de entrega e estoques;

Pregam o envolvimento e a participação de todos os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com