TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão Da Qualidade 8 Semestre

Artigos Científicos: Atps De Gestão Da Qualidade 8 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Qualidade Total

Os Gurus da Qualidade Foram muitos os teóricos que ajudaram a construir a área de qualidade , conforme foi apresentado no histórico desta disciplina, mas alguns tiveram um papel especial e mereceram a denominação Gurus da Qualidade.

Shewhart, ficou conhecido como pai do controle estatístico da qualidade, desenvolveu uma das ferramentas mais utilizadas no controle da qualidade ate os dias de hoje os gráficos de controle. Edwards era tratado como pai do controle de qualidade no Japão e seu nome tornAssim como

shewhart, iniciou sua carreira no departamento de estatística da western Eletric. À semelhança de Deming, participou de várias eras da qualidade, por sua longevidade e também atuou no Japão.Da experiência com empresas japonesas, ressaltava o grande envolvimento da alta administração e dos funcionários em vários aspectos da Gestão da Qualidade. Além disso, o sistema de puxar a produção demandava forte noção de cliente fornecedor, não só ao logo da cadeia produtiva, mas também da noção de cliente interno, conceito que trabalhou em varias obras.

Feigenbaum tornou-se conhecido por ser o primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica nas organizações, formulando o sistema de controle total da qualidade.

Crosby lançou o programa Zero Defeito, que foi muito popular na época, tanto em programas militares, na construção de mísseis como em empresas. Esse programa aproveitava as noções de custos proposta por Juran, mas tinha forte apelo gerencial e motivacional, com ênfase no fazer certo na primeira vez.

Ishikawa teve importante papel no modelo japonês, contribuindo na formulação do controle da qualidade por toda a empresa, que apresentava alguns elementos distintos ao TCQ. Foi importante também na difusão de ferramentas e técnicas de analise e solução de problemas e gerenciamento de rotina.

Taguchi, diferente dos outros gurus, focou as atividades de projeto e não de produção, área que batizou de controle de qualificação off-line, para diferenciar das técniQualidade Total é, portanto, a filosofia que coloca a qualidade como ponto central dos negócios e atividades da Organização, disseminando-a em todas as atividades e para todas as pessoas, mantendo como foco a satisfação de todos os envolvidos no processo.Os seguintes princípios constituem a base dessa filosofia:

-Satisfação dos clientes

- Gerência participativa;

- Desenvolvimento do Ser Humano;

- Constância de propósitos;

- Aperfeiçoamento contínuo ( melhoria contínua );

- Gerência de processos;

- Delegação;

- Disseminação de informações;

- Garantia da qualidade;

- Não aceitação de erros.

O estudo sobre a evolução da qualidade como companheira da evolução da humanidade, já apresentada, está distribuído em etapas que podem ser caracterizadas fazendo-se uma correlação com a situação sócio-econômica do ser humano em seu processo evolutivo.Com base na compreensão desta citação, reforça-se o entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com