TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Libras

Dissertações: Atps De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 15

Perfil da Turma

É uma turma de pré b, de uma escola municipal, composta por quinze alunos. Destes, nove são meninos e seis são meninas, com idades entre cinco e seis anos, os quais freqüentam a escola em turno integral das sete horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos. Entre estes quinze alunos, duas meninas não freqüentaram escola anteriormente. A constituição familiar da turma é bem variada. Há famílias compostas por pai, mães e irmãos, famílias com filhos únicos, famílias que agregam outros familiares, como avós, tios, famílias com históricos de pais separados, famílias somente com pais e filhos ou mães e filhos.

Os alunos residem nas proximidades da escola, com exceção de um que mora em um bairro distante, precisando se deslocar de ônibus até a instituição. Alguns alunos são de classe média baixa, outros, de classe baixa. Os pais de alunos em sua grande maioria são participativos acerca da vida escolar de seus filhos, participam das reuniões e atividades propostas pela escola.

A turma em geral demonstra autonomia em atividades como se pentear, trocar de roupas, amarrarem cadarços de seus calçados, na alimentação e higiene pessoal.

Os alunos são bastante ativos, principalmente no que diz respeito às atividades dirigidas no pátio ( jogos e brincadeiras ), são afetivos, curiosos, brincalhões com colegas e professores, falantes, questionadores e espontâneos. Gostam de atividades variadas. As que mais prendem a atenção deles e despertam seu interesse são as que envolvem jogos com disputas entre eles, atividades com música, dança, canto, de colorir, recortar, vídeos com histórias não muito longas (desenhos animados, vídeos educativos e os que despertem sua curiosidade) e histórias infantis onde o professor consegue dar vida aos personagens através da sua entonação de voz característica de cada um conforme a cena descrita ( Bruxas, lobos, vovós crianças e onomatopéias... ).

Quanto aos meninos, em alguns momentos livres, como chegada e saída, são fascinados por jogos de encaixes, carrinhos e bolas. Em relação às meninas, preferem o brincar com panelinhas, bonecas e livros, retratando o cotidiano familiar vivido em casa e na escola, o que é visivelmente percebido através de suas falas e os papeis que distribuem entre sí e para alguns dos meninos que são bem receptivos aos convites, nos quais desempenham papel de irmão, pai ou filho. Em todos esses momentos livres, a imaginação e o faz-de-conta são muito presentes, tornando-os valiosos instrumentos para uma futura avaliação se bem observados e mediados pelo educador durante as brincadeiras.

A sala de aula dispõe de alguns recursos de ensino como espelho grande, mural de exposição de trabalhos, computador kids com jogos educativos, rádio ( com cd e entrada para cartão de memória e usb ), câmera digital ( para registro das atividades ), caixa amplificadora de som, microfone algodão, e.v.a, aparelho de dvd, filmes e uma carcaça de televisor para apresentação de algum trabalho deles. Recursos materiais como lâminas e bolinhas de isopor, cartolina, folha ofício, papel A4, crepom, laminado, giz de cera, giz de quadro, quadro negro, lápis de cor, canetinha, cartona, lápis de escrever, tesourinha, têmperas e massinhas de modelar

A sala é composta por quatro mesinhas redondas, com quatro cadeiras em cada uma. De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos mistos, principalmente quando há disputa entre equipes, para se evitar a comparação entre meninos e meninas, em duplas ou ainda em um grande círculo para realização de debates. Algumas atividades são realizadas individualmente, como por exemplo quando trabalham com a construção do número ( comparação, classificação, seriação e seqüenciação) partindo do concreto, onde são chamados, um por vez, até a mesa do educador. Os alunos tem acesso a jornais, livros infantis, computador kids com jogos pedagógicos e data show ( para uso somente com aviso prévio ).

SEGUNDO RELATÓRIO

O tema proposto para ser trabalhado com a turma abordará as consequ\~encias e a importância da chuva

A turma por ter um perfil participativo, questionador em atividades lúdicas, motivadoras e prazerosas, tem potencial para cumprir a realização das atividades propostas que envolverão conteúdos de:

Língua Portuguesa: Interpretação de textos (Leitura de imagens e história infantil) Oralidade; vocabulário;

Ciências: Experiências; água, animais, lixo e plantas

Estudos sociais: Pesquisa de campo (O lugar onde vivemos)

Artes: Música; peça teatral; desenho, confecção de um pau de chuva

Vídeos de curta duração: Em desenho animado e vídeos reais

Educação |Física: Disputa entre equipes

Esse plano terá duração de cinco dias.

Caso haja algum imprevisto, reajustaremos o mesmo de modo que venha a atender as necessidades e interesses do aluno.

TERCEIRO RELATÓRIO

Analisando o perfil da turma e levando em consideração os conhecimentos já adquiridos, conversando com o professor achamos possível e relevante tratar sobre o fenômeno da chuva, sua importância e suas conseqüências para o ambiente natural e social. Esse fenômeno para eles, ainda é um grande mistério e que às vezes gera medo quando acompanhada de raios e trovões. Mistério esse, notado através de alguns de seus questionamentos, vindos de um momento o qual choveu muito e veio alagar as redondezas da escola. O tema será abordado visando sempre um ensino enriquecedor, significativo e principalmente prazeroso, onde o aluno possa compreender o meio em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com