TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Libras

Trabalho Universitário: Atps De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Desde o primórdio da humanidade, a surdez é considerada uma polemica e um grande desafio para família, profissional medica e na educação, e ao decorrer dos tempos a surdes pode ser compreendias e seus tabus quebrados. Pessoas com surdez estão sendo inclusas nas escolas regulares, onde requer dos docentes estratégias para que ocorra aprendizagem e interação com todos os alunos ao mesmo tempo.

Os professores precisa se aprofundar mais para que possa assim desenvolver um melhor trabalho para atender toda a deficiência que exista na sala e assim promovendo a cultura de uma sociedade inclusa. Os alunos surdos precisam de ambientes educacionais estimuladores e que explorem suas capacidades em todos os sentidos.

Diante das considerações iniciais, o objetivo do presente relatório é de adquirimos um amplo conhecimento do que é a surdez, quais é seu aspecto medico cultural, sobre a cultura surda, como preparar atividades pedagógicas e como é aprendizagem para os alunos.

A proposta bilíngue traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda ao reconhecer a LIBRAS como uma língua, com todo o potencial expressivo de uma língua oral e como instrumento de fortalecimento de estruturas linguísticas. O bilinguismo favorece o desenvolvimento cognitivo, alarga horizontes e amplia o pensamento criativo da criança surda.

A Temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social

Torna-se um desafio muito grande, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades no Brasil, enquadrando os surdos que usam a capacidade de linguagem e a habilidade de adapta-la. Em gestões sociais, culturais e educacionais, de certa forma, não são vistos diante da sociedade por suas potencialidades, mas por limitações impostas por sua condição, como deficientes e que não são capazes, vistos assim por conta do atraso na aquisição da linguagem, que tem em seu desenvolvimento.

A língua de sinais, sendo ela especial, que utiliza a visão para captar mensagens e movimentos, principalmente das mãos para transmiti-la. Distinguindo das línguas orais, pela utilização do comunicativo, enquanto as línguas orais utilizam oral auditivo, já a língua de sinais: gestual – visual é uma linguagem rica, completa, com as linguais orais, mas independentes, possuindo estrutura gramatical própria e complexa, com regras fonológicas, morfológicas, semânticas, sintáticas e pragmáticas.

A identidade surda constrói-se diante da cultura visual, sendo que essa diferença precisa ser entendida não como uma construção isolada, mas uma construção multicultural. Entende-se então, que a identidade dos surdos é o conjunto de traços que os distinguem dos ouvintes, construindo sua subjetividade, assegurando sua sobrevivência e a ter seu status dentro das múltiplas culturas.

Na medicina a surdes sendo ela caracterizada através da perda ou diminuição auditiva, muitos são os fatores dessa perda, podem ser geneticamente, de geração em geração. O ruído intenso, intensidades de sons acima de 8º decibéis, infecções bacterianas e virais, especialmente rubéola, caxumba e meningite. Médicos interessam-se na causa da surdez, e assim a classificaram em 4 categorias: os que nasceram surdos, aqueles que adquiriram antes da fala ou escrever. Diante de seus estudos, cientistas afirmam que a surdez, não modifica a inteligência da criança, e que são capazes de aprender. As formas de associar o som, através do tato, da vibração e imagens de palavras escritas.

A surdez como uma cultura - Para os indivíduos que são surdos, não é apenas ter ouvidos. Eles pertencem a uma comunidade, uma cultura. A surdez é única entre os tipos de deficiência, a linguagem gestual sem idioma principal. Ela é muito mais do que um fenômeno fisiológico. É um modo de vida. Muitos não utilizam a linguagem de sinais, fazendo o uso apenas da linguagem oral. E que significa que foram educados a se expressar vocalicamente, também para ler os lábios. Era comum durante o século XX. Foi em 1970 que educadores começam uma abordagem mais a sério, incentivando a linguagem gestual como principal meio de comunicação.

A cultura dos surdos além de serem indivíduos que possuem surdez por normas são utilizadores de uma comunicação espaço visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição é a fala, tendo ainda uma cultura características interdisciplinares compartilhadas pela sociedade ouvinte em geral. Já outros por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos, existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal prefere utilizar a língua falada. Os surdos estão incluídos no movimento da história da humanidade, também constrói e reconstrói a se mesmo e as suas necessidades, assim são sujeitos sociais que modificam sua cultura. Cultura é um conjunto de práticas simbólicas de um determinado grupo: língua, artes (literatura, música, dança teatro, religião, sentimentos, ideias, modos de agir e de vestir.). Não área da surdez encontra-se geralmente o termo como referência à língua de sinais, às estratégias sociais e aos mecanismos compensatórios que os surdos realizam para agir no/sobre o mundo (despertador que vibra campainha que aciona a luz, uso fax em vez de telefone), portanto, o bi culturalismo é o conjunto de referências à história dos surdos, o conjunto de estratégias sociais e de códigos sociais utilizados pelos surdos para viverem em uma sociedade feita pro e para os ouvintes.

Atividades possíveis de serem oferecidas nas salas regulares que contemplem o aprendizado

A criança está adquirindo a língua de sinais, sendo assim, o professor deve usar muita. expressão corporal, além do estímulo visual, para que a criança entenda os conceitos. Na educação infantil, em todos os momentos, o professor deve recorrer ao estímulo. visual, desde a pintura, o alarme de luz, a campainha luminosa, o painel legendado, o computador com tela de apresentação onde poderá aparecer a língua de sinais, lembrando que, para os usuários de aparelhos de amplificação sonora individual – AASI, o amplificador sonoro em um ambiente amplo ajudará muito.

O professor pode organizar centros de atividades, que nada mais são do que uma área da sala de aula onde são oferecidos materiais baseados em uma área de conteúdo ou tópico, para estimular a aprendizagem da criança.

Nos centros de atividades, deve-se considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com