TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnologia De Gestão Etapa 1

Casos: Atps De Tecnologia De Gestão Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

2 CONCEITO DE MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO E O PAPEL DO GESTOR ORGANIZACIONAL

2.1 Organização escolhida

Empresa: Direcional Engenharia S/A

Endereço Sede: Rua Grão Pará, 466 Bairro Santa Efigênia, BH.

Responsabilidade, compromisso e qualidade são premissas indiscutíveis em todas as áreas da Direcional Engenharia. São 32 anos em que a empresa levou o melhor para seus clientes e, como reconhecimento, conquistou a posição de uma das mais conceituadas construtoras e incorporadoras do mercado. Hoje, está listada na Bm & F. Bovespa e conta com mais de 80mil unidades entregues e/ou incorporadas em várias regiões do país. Com sede em Belo Horizonte (MG), atua em nove estados: Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

A Direcional Engenharia sempre tem um empreendimento para cada perfil de cliente. Os econômicos são localizados em regiões em desenvolvimento e proporcionam segurança e tranquilidade. Quem procura empreendimentos de médio e alto padrão, encontra condomínios fechados em regiões privilegiadas. Para os investidores, a Direcional oferece apartamentos, hotéis e áreas comerciais planejadas para gerar o máximo de rentabilidade e liquidez. A construtora conta também com bairros planejados de grande porte, com infraestrutura completa para garantir qualidade de vida aos moradores. São empreendimentos que fazem parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, destinado a pessoas com renda familiar de até 03 salários mínimos.

Para a Direcional, a satisfação dos colaboradores é tão importante quanto à felicidade dos clientes. Por isso, a empresa aposta na força da sua equipe e investe regularmente na sua capacitação através de treinamentos e programas de valorização profissional. São mais de 14 mil colaboradores diretos que recebem treinamentos constantes, todos preparados para os desafios de um mercado.

Missão: Prover soluções imobiliárias que atendam às necessidades dos nossos clientes e acionistas, agindo de forma sustentável, realizadora e confiável.

Visão: Ser a empresa mais eficiente e admirada do mercado imobiliário pelos seus valores e rentabilidade.

Valores:

• Humildade

• Respeito ao ser humano

• Eficiência

• Disciplina

• Comprometimento

A empresa foi escolhida pelo grupo por se tratar de um segmento que está em alta no país, que é a construção civil e por ter passado de uma empresa familiar para capital aberto na Bolsa de Valores.

A integrante do grupo Karen de Oliveira Brêtas Nascimento trabalha na Direcional no setor de Tesouraria onde atua como Assistente Financeiro e Administração de Terceirizados.

2.2 Mudança Organizacional e Quebra de Paradigmas

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente com o objetivo de melhorar a eficiência da empresa, o nível e tornar alcançáveis seus objetivos. Estas mudanças afetam diretamente os líderes e os meios de comunicação dentro da organização. Elas ocorrem em virtude do surgimento de novas tecnologias, oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal onde todas as empresas modernas estão de alguma maneira, mudando.

Empresas que almejam crescimento devem estar atentas às novas demandas do mercado onde atuam e estarem dispostas a mudar não somente em tecnologia e inovação, mas também quanto às ações empresariais, pois a sociedade moderna tem cobrado transparência e responsabilidade.

Segundo Maximiano, o termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda-las nisso.

É possível afirmar que paradigmas são teorias dominantes num certo período, tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento.

No passado, a estrutura organizacional apresentava as relações hierárquicas. Atualmente as organizações são mais flexíveis, em função dessa nova relação entre colaboradores e seus líderes que planejam e definem metas foi criada uma nova maneira de trabalhar onde eles são orientados, incentivados e se necessário corrigidos. Mas o líder não interfere na realização das atividades permitindo que estes colaboradores se organizem e busquem resultados.

Em decorrência dessas novas mudanças exige-se cada vez mais a quebra dos paradigmas antigos para que as organizações tenham cada vez mais flexibilidade e agilidade para se adaptarem esperando com isto que seus custos sejam menores e que a satisfação dos clientes e a lucratividade sejam maiores.

Cabe aos gestores liderar, estimulando cada colaborador, delegar funções, permitindo que cada pessoa possa se desenvolver profissionalmente para que os processos de trabalho sejam mais produtivos. Deverá também mediar conflitos e assegurar os interesses individuais de cada colaborador e os da organização estejam alinhados para que ambas as partes saiam ganhando para se ter um bom clima organizacional.

2.3 Conceito e os vários papéis do gestor na organização

A palavra gestão vem do latim “gestione” que significa ato de gerenciar e administrar. Cabe ao gestor organizacional adotar um modelo orientado pelos princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Ele precisa ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance os objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

O gestor nada mais é do que o antigo “administrador”, com uma nova roupagem, atribuindo-se de novas responsabilidades que completem suas funções ou habilidades atendendo as necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

A pessoa que assume um cargo de gerência não será montada pela empresa conforme suas necessidades, mas um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais cheios de valores e que representam o estilo do gestor.

Papéis do gestor

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto às do ambiente externo, para lidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com