TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnologia E Gestao

Monografias: Atps De Tecnologia E Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  4.050 Palavras (17 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ETAPAS 01, 02, 03 E 04

TUTOR A DISTÂNCIA: RENATO TORRES

NITEROI, 02 DE JUNHO DE 2014.

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado cada vez mais é uma realidade e as empresas vêm apostando de modo mais intenso na implantação das ferramentas de gestão, quer na adoção de tecnologias de informações e na implantação de modernos processos administrativos, quer no desenvolvimento de competências gerenciais do seu quadro funcional, visando uma estrutura mais ampla e diversificada para enfrentar os crescentes desafios do mercado atual aliados às constantes instabilidades do mercado.

Nesta atividade, abordaremos as ferramentas de gestão que envolvem o desenvolvimento, operacionalização e implementação de planos, ações, táticas, padrões, posicionamento e perspectivas. Este trabalho visa compreender o perfil do gestor na sociedade atual, o tema envolve as mudanças de paradigmas, necessidade de adaptação, iniciativa e criatividade. Também nos leva a uma análise sobre a consultoria e terceirização. Aponta a importância da Gestão da Qualidade Total para a maximização de resultados. Mostra como o gestor pode utilizar as tecnologias de gestão a seu favor.

O trabalho foi dividido em etapas, conforme abaixo:

Etapa 01: Compreender o conceito de mudança nas organizações e o papel do gestor organizacional, identificar uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigmas;

Etapa 02: Conhecer as principais tecnologias de gestão organizacional e identificar as que são aplicáveis para a empresa-alvo da pesquisa;

Etapa 03: Conhecer algumas ferramentas de gestão e identificar sua aplicação para as empresas em geral.

Todas as etapas da atividade foram importantes ao grupo para em conjunto aprimorarmos nossos conhecimentos e desenvolvermos nossas habilidades, estabelecendo relações entre o conteúdo teórico ministrado e a prática do profissional. O grupo foi em busca de breves entrevistas e pesquisas relacionadas a uma empresa e seu gestor.

O foco principal esta em saber o histórico, visão, princípios, definição e conceito do papel do gestor organizacional, pois nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida e caberá a nós acompanharmos essas mudanças.

ETAPA 01

PASSO 01: APRESENTAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO QUE TENHA PASSADO POR PROCESSO RECENTE DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

Empresa: Hidro Elétrica Ubaense Niterói Ltda.

Endereço: Rua General Castrioto, 368 – Barreto – Niterói / RJ - CEP: 24110-156.

Contato: (21) 2628-0665

Email: hidroeletrica@eletricaubaense.com.br

Segmento em que atua: Construção Civil e Manutenção Predial

Produtos fabricados e/ou comercializados: Materiais elétrico-hidráulicos e de construção

Porte/Tamanho: Empresa de médio porte, em fase de expansão. Hoje com aproximadamente 90 funcionários e um faturamento médio anual em torno de 50 milhões (em reais). Fundada no município de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, hoje está presente também em Niterói (unidade que oferece vendas somente no atacado) e em Santo Antônio de Pádua - lá sob o nome de Hidroelétrica Paduana.

Valores: Qualidade no serviço, credibilidade no mercado, garantia nos prazos de entrega e experiência no ramo, contando com um corpo de funcionários competentes, capazes de oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Missão: Ampliar as atividades para se tornar uma empresa de grande porte, oferecendo, assim, mais opções de compras, comodidade e atendimento personalizado ao grande público. Instalação de uma nova loja, batizada de Construdecor, em São Gonçalo. Nesta nova unidade, além dos já tradicionais materiais elétrico-hidráulicos e de construção, haverá também a comercialização de tintas, telhas, lustres e diversos tipos de produtos em madeira, como portas, rodapés, alizares e assoalhos.

Justificativa da escolha da empresa: A empresa está em fase expansão, com uma ótima visão e suporte de planejamento.

IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS: Conferência de materiais através de sistema de código de barras e sistema de endereçamento de materiais, trazendo maior agilidade e segurança nos processos de separação e conferência dos produtos, e consequentemente maior satisfação por parte dos clientes.

A empresa não tinha um planejamento bem definido, hoje possuem uma empresa de consultoria para juntos elaborarem todo o planejamento estratégico, visando o crescimento para empresa de Grande Porte.

Contato da equipe na empresa: através de entrevistas por telefone e site.

Nome e Cargo: Cláudia Santos Figueira – Gerente Comercial.

PASSO 02: DEFINIÇÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMAS:

“Mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho.”

BRUNO-FARIA, (2000).

As mudanças no mundo atual estão presentes em toda parte, como na tecnologia, ciência, e principalmente no âmbito empresarial, onde as pressões advêm do mercado.

Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. Sabemos que toda a mudança envolve algum tipo de perda, por esse motivo, as pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois é comum que enxerguem mudanças como sendo perigo ou ameaça. Cabe aos dirigentes ou líderes organizar e gerenciar o processo de mudança para que suas possíveis perdas ou ameaças sejam minimizadas, sendo mostrado aos envolvidos seu lado positivo - novo aprendizado, novas experiências, etc.

No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional cresceram exorbitantemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com