TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica

Monografias: Atps Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

NOME: Ângela Maria Henrique Rodrigues RA: 6946450163

NOME: Cleide Maria Teixeira da Silva Souza RA: 6377228197

NOME: Josiane Moreira dos Santos RA: 1299517707

NOME: Cirlei Aparecida da Silva Costa RA: 6785386431

Professora de EAD – Profª. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Professor Tutor Presencial – Prof. Rodolfo Francisco

SÃO PAULO

2013

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DIDÁTICA

Etapa 1

Plano de aula, traçar o perfil da turma.

Descrição do perfil da turma para a qual a aula será preparada.

Ensino Fundamental (6º ano).

PERFIL DA TURMA:

- A turma é composta por 39 alunos, com idades entre 10 e 11 anos, sendo 24 meninas e 15 meninos.

ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA:

- A sala está organizada no sistema de fileiras tendo a mesa do professor (a) à frente, o ambiente é amplo, arejado, bem iluminado. Existe murais para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, lousa verde posicionada na parede logo atrás do professor.

- As carteiras são independentes umas das outras, podendo ser movidas para qualquer posição, a mesa de trabalho dos alunos é separada da cadeira, com possibilidades de formação de grupo

RECURSOS DE ENSINO DISPONIBILIZADOS NA ESCOLA:

- Os alunos têm á sua disposição,sala de informática, televisão, vídeo, projetor, jogos interativos, cartazes, estante com jornais e revistas, calendário, e uma réplica do corpo humano.

De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos, duplas ou ainda em um grande círculo pra realização de debates.

Os alunos têm acesso aos livros que fazem parte de um acervo localizado na biblioteca da escola, onde podem ser consultados ou pode-se levar para consulta/leitura em casa.

TEMA DA AULA:

A aula preparada é de Ciências.

O que é esta tal de sustentabilidade?

A aula proposta tratará de temas relacionados a sustentabilidade.

JUSTIFICATIVA: Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.

A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.

Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.

Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.

O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.

Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com