TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica

Dissertações: Atps Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O planejamento faz parte inerente e constante em todas as atividades humanas. Cada vez mais se da atenção ao planejamento, desde os assuntos domésticos ate o planejamento estratégico das grandes empresas. Com a educação não poderia ser diferente. O planejamento no ensino envolve a analise de certa realidade, levantando reflexões sobre as condições existentes e estabelecendo formas alternativas de ação para superar as dificuldades e alcançar os objetivos propostos. Neste trabalho, consideremos o planejamento de uma série de aulas para a educação infantil, com o intuito de ensinar formas e cores, refletindo sobre todos os detalhes envolvidos.

Publico Alvo

Infantil I Escola: EMEI Marilda Montemor, números de alunos: 26.

Organização da sala de aula, Temos: na sala vários cartazes chamativos, o alfabeto bem visível e numeral ate o numero 20, cantinho de Leitura, formas geométricas, mural para colocar as atividades dentro e fora da sala de aula; um cantinho que é um pet-shop, pista de carros e lugar para as bonecas, também brinquedos didáticos como: quebra- cabeça, jogo da memória, brinquedos em madeira que ajudam na coordenação motora e raciocínio rápido. Tudo muito organizado, tudo utilizado para ensinar e divertir ao mesmo tempo.

Temos 4 mesas redondas com 5 cadeiras, para atividades como desenhos e massinhas. O tempo determinado para cada atividade é de 30 minutos.

Recursos de ensino que tem em sala de aula, livros ilustrativos sobre a história que será contada. Desenhos do personagem da historia, vestuário que algumas crianças irão utilizar no decorrer da atividade.

Papel e giz de cera,

Sala de Vídeo,

Sala de Judô e Biblioteca.

Avaliação quanto a participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos; Reunião de Pais, Eventos na escola, festa ou atividades que a escola realiza.

E os Pais assim que precisarem estará abertas ao dialogo escola/pais.

Objetivos Educacionais

A formulação de objetivos educacionais:

1) A importância do estabelecimento de objetivos para ação pedagógica.

A construção da ação pedagógica é elaborada com metas e para que funcione colocar em pratica a execução de objetivos, sendo estes claros e expostos pelo professor consciente, pois ao entrar em uma sala de aula, tem que estar munido com um único objetivo de ensinar,não somente para memorização, mas também para um aprendizado e para isso existe a ação pedagógica que disponibiliza meios adequados para a realização deste trabalho.

2) Os objetivos educacionais e seus níveis.

O objetivo é a descrição clara de pretende alcançar com a atividade. Os níveis dos objetivos educacionais são os objetivos gerais, conseguidos ao longo prazo e objetivos específicos que são definidos a determinada disciplina. ( indica o comportamento observável de cada aluno)

3) Um pouco de historia.

Na década de 1960 a 1970, predominada visão tecnista, baseada no comportamento do homem e do mundo.

Nesta época, os professores eram apenas executores dos planejamentos feitos pelo especialista da educação. A visão tecnista foi superada na atualidade recebendo espaço as novas ideias com objetivos amplos na área da educação.

Tema da Aula

1) Linguagem Oral: Iniciar a contar a historia: As cores de Mateus em capítulos, cada dia uma pagina.

Artes Visuais: Explorar a cor vermelha, colocar de crepom em uma fruta ou coração. Nomear objetivos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.

2) Linguagem Oral

Continuar a Historia: Natureza e Sociedade: Explorar a cor verde. Observar o ambiente e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma arvore.

Artes Visuais: Elaborar uma arvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas).

3) Matemática: fazer a contagem das folhas.

Linguagem Oral: Continuar a historia.

Artes Visuais: Explorar a cor azul.

Pintar uma folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre esta totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu.

4) Linguagem Oral: Mais uma pagina da historia.

Artes Visuais: Explorar a cor Amarela.

Musica: Meu Pintinho Amarelinho. Ilustrar o Pintinho e colar bolinhas de crepom.

5) Movimento: Brincar com as cores, todos sentados no tapete distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde. Ir ate um devido espaço, tocar na arvore e voltar sentar.

Matemática: Seriação das cores com peças de lego ou blocos lógicos.

Observações:

Atividades Diarias: Atividades de rotina, Cantar, Brincar na Areia, Brincadeiras livres e dirigidas.

Objetivos: Sentir prazer em ouvir história, Reconhecer a diversidade das cores, Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza, Estabelecer relação entre números e numeral.

6) Linguagem Oral: Contar toda a história sem o livro, Explorar a cor preta, Conversar sobre cor e Raça (etnia). Pintar com giz de cera um gato preto.

Musica: Não atire o pau no gato...

7) Linguagem Oral - Artes Visuais: Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia fina, vesti-lo observá-lo. Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças.

Recontar a historia utilizando o livro, Ciências Sociais. Com um espelho as crianças se observam e ressalta- se as diferenças de cores dos olhos, dos cabelos, etc.

Trabalhar as expressões e sentimentos: Alegre, triste, bravo etc.

Confeccionar cartaz para explorar Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?

8) Enviar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com