TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica

Pesquisas Acadêmicas: Atps Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Passo 1

O registro reflexivo das questões a seguir é baseado em nosso local de trabalho, uma creche municipal, em uma turma de meio período na faixa etária de 2 anos.

1) A relação estabelecida entre o professor e as crianças, destes com o ensino, com os pares e com o próprio estagiário:

A professora costuma tratar as crianças com carinho, porém, quando necessário, é rígida e sabe impor respeito. O compromisso com o ensino é bem forte, pois sempre são realizadas atividades pedagógicas de diversas áreas do conhecimento, além de circuitos de obstáculos e oficinas de convívio. O nosso papel, de auxiliares de primeira infância, fica mais atrelado ao cuidar da higiene e da alimentação das crianças, porém também damos um suporte ao professor na realização de atividades e organização da sala.

2) A rotina do grupo observado: a chegada na classe, os gestos e manifestações de afeto e vínculos, a organização do cotidiano, o uso de recursos didáticos.

Na entrada nós buscamos as crianças no portão da escola e as levamos até a sala, o que costuma ser um momento tranquilo. Em dias específicos (geralmente segunda-feira, por passarem o fim de semana em casa) algumas crianças choram, porém elas se acalmam rápido. Ao chegar eles brincam nos cantos, geralmente com brincadeiras simbólicas (cozinha, panelinhas, bonecas, banheiras, etc.), animais de brinquedo, blocos lógicos, encaixes, entre outros, sendo que cada dia os cantos são diferentes. Simultaneamente com a brincadeira nos cantos tem o leite, que fica em uma mesa dentro da sala. As crianças escolhem entre leite ou água e comem bolacha. Após meia hora nós guardamos os brinquedos e organizamos a sala, sempre com o auxílio da criança. Então é hora da roda cantada, com músicas infantis e folclóricas. As crianças adoram esse momento. A turma já tem as suas músicas preferidas e eles escolhem as músicas que querem cantar.

Depois é feita a chamada, com pequenos cartazes com as fotos e nomes das crianças. Nesse momento a professora mostra aleatoriamente um cartaz de cada vez e faz perguntas do tipo “Quem é essa criança?”, “Esse amiguinho veio hoje?”, e a criança do cartaz o pega e o coloca no mural de chamada. As crianças são bem participativas e gostam muito desse momento.

Após a chamada é a hora do movimento. As crianças vão para a quadra onde brincam com bambolês, bolas ou bolhas de sabão, ou também podem ir para o tanque de areia. Elas podem, ainda, brincar no pátio da escola com carrinhos de supermercado, balanços de cavalinho, entre outros. Após a brincadeira, com o nosso auxílio, as crianças lavam as mãos e bebem água.

Depois do movimento é realizada uma atividade que pode ser desenho com canetinhas ou giz de cera, pintura com tinta guache, massinha, desenho em um suporte de forma geométrica (uma folha recortada em formato de círculo ou triângulo, por exemplo), enfim, atividades direcionadas para a idade deles.

Então chega à hora da refeição. Nós montamos o prato das crianças com uma quantidade de comida adequada a elas e tomando o cuidado de cortar tudo em pedaços pequenos, para que não haja o risco de engasgarem. As crianças comem sozinhas, porém nós as ajudamos.

Após a refeição é realizada a troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com