TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica

Casos: Atps Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar II

NOME DO ALUNO:

NOME DO ALUNO:

NOME DO ALUNO:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor à distância Fernanda Montez Borges.

São Caetano do Sul

2012

Introdução

Neste trabalho falaremos um pouco da historia da educação, citando as concepções de Froebel que viabiliza na infância como trabalhar a linguagem, as brincadeiras lúdicas, em um desenvolvimento saudável para a criança.

As brincadeiras previstas de Froebel eram quase sempre ao ar livre, são atividades estimuladas com objetivos, de acordo com suas faixas etárias, para que as crianças possam ter um proveito melhor em seu próprio desenvolvimento, como a criatividade, linguagem, expressão de sentimentos e entre outros.

O papel do educador é extremamente importante para as realizações dessas brincadeiras,ilustramos duas fotos de duas brincadeiras lúdicas que nos mostra um grupo de crianças que estão brincando,interagindo e participando.

A brincadeira lúdica não exige muitas regras o que nos aproxima de uma infância como antigamente que as crianças brincavam nas praças, nas ruas com total liberdade, hoje a realidade esta um pouco distante desta infância as crianças ficam emcomputadores, vídeo games, shopping e entre outros, portanto o brincar como vemos é muito importante para a construção de um novo ser

Froebel foi um professor universitário onde priorizou a importância da criança, destacando suas atividades estimuladas como jogos e brincadeiras ao natural do tempo da criança, seus estudos e aplicações praticas se basea-se nos jardins de infância no qual se considera o inicio

Nos jardins de infância se inicia uma nova fase para a criança onde os estímulos de brincadeiras, brinquedos são importantes para a personalidade, criatividade, afetividade e entre outras não desenvolvendo naturalmente no ato de brincar nos meios educativos, quanto mais ativos é a mente da criança mais ela é receptiva aos novos conhecimentos.

O gesto, o conto e a linguagem são as formas de expressão de sentimento e idéias apropriadas na educação infantil

A historia contada pela professora deve ser expressada pela criança também nesta parte pode ser estimulada em diversas formas como exposição de figuras , musicas , trazendo a natureza moral fortalecida pelos esforços para realizar uma forma concreta e objetiva aos motivos superiores e os sentimentos.

A idéia de Froebel contribuiu para a pedagogia moderna em forma que o ser humano e essencialmente dinâmico e produtivo, não meramente receptivo, o homem tem uma força auto-geradora e não uma esponja que só observa conhecimentos.

De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade, o educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologianatural que os leva a aprender de acordo com os seus interesses e por meio de atividades praticas.

Na primeira infância dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem, sem imposição a criança porque, o segundo sua teoria elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, como caracteriza, Jean Piaget.

O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas, as atividades e o material escolar eram determinados de antemão para oferecer o Maximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas e cubos e entre outros objetivos que tinham por objetivos estimular o aprendizado, as brincadeiras porem acompanhadas de usinas, versos e danças.

As brincadeiras previstas por Froebel eram quase sempre ao ar livre para que as turmas interagissem com o ambiente.

Toda a historia da educação mostra um progresso de intenções e realização de conhecimentos acumulados em conjunto, sendo isso que caracteriza o conhecimento cientifico é um produto coletivo. Friedrich Froebel ficou na historia porque, alem de suas idéias pedagógicas criou o primeiro jardim de infância do planeta, a idéia de estender a educação á infância fora do ambiente familiar foi revolucionária e teve repercussões duradouras no século XXI.

Brincadeiras Lúdicas

Palavras escondidas

Idade: De 5 a 7 anos

Material: Nenhum

Atividade: O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:

Mamão- Mão

Carvalho-AlhoMetalúrgico-Metal

O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem ganha um ponto, os que não conseguirem pagará uma prenda.

Objetivos:

Integrar a sala;

Percepção Auditiva;

Atenção;

Análise

Palavras na Seqüência

Idade: De 6 a 10 anos

Material: Nenhum

Atividade:

As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim conseqüentemente, elas não podem alterar a ordem das palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim pra retornar.

Objetivo:

Integrar o grupo;

Atenção;

Memorização;

Percepção auditiva;

Seqüência

As brincadeiras lúdicas têm um papel muito importante na vida das crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com