TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Organizacao E Metodologia Do Ensino Fundamental (1)

Dissertações: ATPS Organizacao E Metodologia Do Ensino Fundamental (1). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância ......

....................

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo entender e explanar melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. Relatamos em seqüência a atuação do magistério e da sociedade na aprendizagem do aluno.

Através da elaboração de um mapa conceitual podemos observar detalhadamente as atribuições do MEC em todo território brasileiro, observando mais especificamente o sistema organizacional do MEC, com suas vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, o qual nos permite fazer uma breve reflexão do universo do aluno.

O desenvolvimento deste trabalho só foi possível através de pesquisas de diversas fontes, entre eles de autores e teorias, como podemos citar Jean Piaget, Henri Wallom e Lev Vygotsky, os quais estudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo.

AS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ao falarmos do Ministério da Educação (MEC), é importante ressaltar que esse órgão da União foi criado logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder em 1930. Foi chamado de Ministério da Educação e Saúde Pública, pois tinha como prioridade desenvolver atividades pertinentes a diversos ministérios, tais como: saúde, esporte, educação e meio ambiente.

E os assuntos ligados à educação eram todos tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, que era ligado ao Ministério da Justiça. O sistema educacional brasileiro era centralizado e seu modelo era seguido por todos os estados e municípios, que somente após a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no ano de 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo assim a centralização do MEC.

É importante ressaltar que em 1996 ocorreu a implantação da nova reforma na educação brasileira, que é hoje a mais recente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a qual trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola) e a formação adequada dos profissionais da educação básica.

Como também novas tecnologias, que nos dias atuais ainda é encontrado muita resistência por parte do professor. É importante romper essas barreiras para que o educador consiga fazer seu trabalho e através dele construir uma ética profissional ao resgate da sua responsabilidade junto à sociedade e comunidade escolar.

É necessário que o professor tenha a capacidade de exercer sua função aprimorando sua capacidade de organização e mobilização, objetivando assim a legitimidade da educação brasileira. Que ocorre através da compreensão do sistema educacional enquanto expressão escolar, baseado nas atribuições do MEC para o Ensino Básico e Ensino Fundamental que são normativas deliberativas e de assessoramento ao Ministério do Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições em matéria de educação do poder público federal.

O MEC Inclusive define e executar políticas nacionais de inclusão, ressaltando a educação indígena e a educação rural. E sua estrutura foi aprovada da seguinte maneira: como política nacional da educação, educação infantil, educação em geral como ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e EJA exceto ensino militar. Também aprovada à avaliação, informação, pesquisa educacional e pesquisa de extensão universitária e magistério, como assistência financeira as famílias carentes para a escolarização de seus filhos dependentes.

ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS

A Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006 – amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, efetivando a matrícula de crianças de seis anos de idade, com o prazo de implantação de tal Lei de até o ano de 2010, sendo assim, a data de ingresso das crianças no Ensino Fundamental é a partir dos seis anos de idade, completos ou a completar até o início do ano letivo, conforme estabelecido pelo respectivo sistema de ensino.

As crianças que completarem seis anos de idade antes do período de matriculas no ensino fundamental podem continuar na educação infantil, sendo participantes da pré- escola, portanto, tal mudança do Ensino Fundamental aponta determinadas vantagens e desvantagens no âmbito educacional.

Com a definição, desde 2010, do Ensino Fundamental para nove anos o Ministério da Educação (MEC) pretende assegurar às crianças um período maior dentro de sala de aula, sendo assim prolongado o tempo para aprendizagens de alfabetização e letramento.

Com a mudança, os índices de analfabetismo funcional tendem a minimizar, pois, a educação básica passa a ser mais qualitativa, a criança que tende a ter dificuldade na aprendizagem nas séries iniciais terá oportunidade de desenvolver seu conhecimento através das atividades dirigidas e aplicadas no ensino fundamental.

A idealização dos professores em sala de aula em tornar o aluno um ser pensante, demonstra que a aprendizagem não está baseada nos anos letivos, mas sim na maneira que o mediador irá administrar suas aulas. Medidas como: não sobrecarregar o aluno, descobrir suas inquietações, utilizar métodos variados, entre outros, permite desenvolver atividades pedagógicas dentro do espaço escolar fazendo proveito deste maior período de aprendizagem na vida do aluno.

Porém, as desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos vêm de encontro a estas questões, a melhor maneira de alunos de seis anos aprenderem é brincando, desenvolvendo sua fantasia, criatividade, pois, suas inquietações serão difíceis de trabalhar dentro de uma sala de aula onde o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com