TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Direito Civil

Casos: Atps Direito Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  7.563 Palavras (31 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 31

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é entender as influências das forças macro-ambientais nas estratégias de subsidiárias brasileiras, cujo comando central está localizado no exterior. Para tanto, desenvolveu-se um arcabouço teórico sobre estratégias, análise ambiental e planejamento estratégico. Como método de pesquisa, adotou-se o estudo de caso que foi aplicado nos seguintes grupos multinacionais: um grupo do setor hoteleiro, um banco de um grupo automobilístico e um grupo de informação. Foram realizadas entrevistas com os principais gestores estratégicos das organizações. Como principais resultados da pesquisa, pode-se mencionar a análise detalhada do processo de leitura das forças do ambiente externo das empresas e a apresentação das estratégias adotadas frente aos impactos causados pelas variáveis macro-ambientais. Estratégias adotadas para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos, com o intuito de melhorar o seu desempenho local nas organizações globais.

.

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS

RESUMO

Introdução 05

objetivo 06

Conclusão 22

Referência 24

Informações Bibliograficas 25

INTRODUÇÃO

Cada país apresenta uma realidade gerada fundamentalmente do seu processo histórico, cultura, costumes, origens dos seus colonizadores, clima, características geográfica, entre outros.

O Brasil é um país situado na América Latina, espaço geográfico do qual fazem parte vários países, que tem em comum um processo histórico de instabilidades econômicas, sociais, políticas, dentre outros.

Grande parte das empresas situadas no Brasil possui o comando central (matriz) no exterior, ou seja, fora do espaço geográfico brasileiro. Em geral, a matriz define as diretrizes a serem seguidas por todas as subsidiárias, gerindo-as a partir do comando central com maior ou menor grau de participação. Na definição das diretrizes básicas de comando, a seleção e implementação das estratégias corporativas é um dos pontos fundamentais para que as organizações possam alcançar os objetivos propostos e superar os crescentes desafios do mercado.

De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo”.

A estratégia orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no macroambiente, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.

Assim sendo, para a definição das estratégias de uma organização é fundamental que seja realizada a priori um estudo detalhado do macroambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte. Na elaboração de uma análise macroambiental, em geral, consideram-se potencialmente as seguintes forças: socioculturais, político-legais, econômicas, tecnológicas e fiscais.

Uma corporação que possui subsidiárias localizadas em diversos países, ao definir estratégias locais precisa considerar as forças atuantes no macroambiente regional. Essas forças são constituídas de diversas variáveis, que influenciam na definição das estratégias locais e no desempenho das subsidiárias situadas em nos mais diversos países. Essa pesquisa dedicar-se-á a estudar as influências exercidas pelas variáveis presentes no macroambiente e a atuação da empresa no intuito de reduzir os impactos negativos e potencializar os positivos na elaboração e implementação das estratégias das organizações selecionadas.

Objetivos

O macroambiente, onde as empresas estão inseridas é influenciado por forças: econômicas, socioculturais, político-legais, tecnológicas e físicas. Essas forças são constituídas de diversas variáveis, que podem influenciar na definição e implementação de estratégias de corporações no Brasil. Com base no que foi anteriormente apresentado, e dando continuidade aos estudos elaborados por vários autores, a presente pesquisa tem como objetivo:

• Identificar as variáveis presentes no macroambiente nacional, que causam impacto na definição e implementação das estratégias de três subsidiárias brasileiras, de empresas cujo comando central está localizado no exterior.

• Mensurar a intensidade do impacto provocado na definição e implementação das estratégias de três subsidiárias brasileiras, de empresas cujo comando central está localizado no exterior.

• Analisar a forma de atuação dessas subsidiárias no intuito de minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos gerados pelas variáveis presentes no macroambiente, no intuito de melhorar o seu desempenho.

REVISÃO DA LITERATURA

Estratégia

Não existe um consenso geral sobre o conceito de estratégia, mas a seguir serão apresentadas algumas definições segundo vários autores.

No campo da administração encontrar-se-ão várias definições, porém cabe destacar a de Mintzberg e Quinn (2001),

“estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças no meio ambiente antecipadas e providências contigentes realizadas por oponentes inteligentes.”

A definição de estratégia a ser adotada pela empresa, seja qual for o seu ramo de atuação, poderá levá-la a diferenciar-se dos concorrentes. Para Andrews (1978), se bem articulada, a estratégia poderá favorecer a situação da empresa em relação aos concorrentes e também estabelecer uma vantagem competitiva. Estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com