TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Direito Empresarial

Artigos Científicos: Atps Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  7.970 Palavras (32 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 32

Índice

1 – Introdução

2 – Apresentação da empresa

3 – Breve histórico da empresa

4 – Visão da empresa

5 – Conceitos de direito Comercial e direito Empresarial, Empresa X Empresário

Direito empresarial: aplicação e características

6 - A função social da Empresa

7 – Conceitos de títulos de crédito

8 - “Aspectos Legais da Empresa: o novo Direito Empresarial”, com ênfase na função social e na capacidade contributiva, é coerente e adequado à atualidade?

9 – Considerações Finais

10 – Referências Bibliográficas

11 – Fontes de Estudo

1 – Introdução

O presente trabalho visa compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

2 – Apresentação da empresa

Razão Social

BANCO ANHANGUERA S/A

CNPJ 59.285.411/0001-13

Código CVM 02119-9

NIRE 35.300.012.879

SWIFT

Endereço Av. Paulista, 2240 13º andar - Cerqueira César - São Paulo - SP

Website www.bancoanhanguera.com.br

Características

Tipo de Empresa Instituição Financeira

Natureza do Controle Acionário Privada Nacional

Atividade Principal Banco múltiplo com carteira comercial

Listagem em Bolsa de Valores

Brasil - BOVESPA

BPNM4

ADR - NYSE

Não há

Código ISIN BRBPNMACNPR6

Relação com o Investidor

waro@bancoanhanguera.com.br

3 – Breve Histórico da empresa

O Banco Anhanguera é um banco brasileiro com sede em Ribeirão Preto, fundado por Sr Silvio Antunes. Seu foco é o financiamento ao varejo, financiamento de veículos, cartões de crédito, empréstimos pessoais e desconto de duplicatas. Presentes em todas as capitais e principais cidades brasileiras e em seus mais de 28 mil parceiros comerciais. O Banco Anhanguera assumiu o controle acionário da Real Sul S/A, em 21 de fevereiro de 1969, uma empresa que atuava no mercado desde 1963 em São Caetano do Sul, e transformou-se na Baú Financeira S/A.

Em 1990, autorizado para atuar como banco múltiplo passou a ser denominado Banco Anhanguera.

Em dezembro de 2009 a Caixa Econômica Federal (CEF) pagou R$ 739,2 milhões para adquirir parte do banco Anhanguera.O banco estatal, por meio da Caixa Participações S.A. (Caixapar), adquiriu pouco mais de um terço do capital total da instituição financeira. A Caixa comprou 49% das ações preferenciai s mais 20,69% das ações preferenciais do Banco Anhanguera. Considerando os dois tipos de ações, a Caixapar passou a deter 35,54% do capital total do banco.

O Banco Anhanguera S.A. é uma instituição financeira focada no financiamento ao consumo para pessoas físicas das classes B, C, D e E, independente dos grandes conglomerados financeiros brasileiros. O Banco Anhanguera S.A. se diferencia de seus principais concorrentes pelo portfolio extenso de produtos e serviços que oferece nesse segmento, que inclui crédito direto ao consumidor, crédito consignado, cartões, seguros, leasing e consórcio, de forma que não depende integralmente de apenas um único produto.

O Banco Anhanguera S.A. acredita que o segmento de crédito a pessoas físicas possui alto potencial de crescimento em função da demanda reprimida por crédito no País, perspectivas de queda das taxas de juros, crescimento de renda média e o consequente aumento do consumo pelas classes B, C, D e E. O ambiente macroeconômico brasileiro tem se caracterizado pela queda das taxas de juros nos últimos anos. O Banco Anhanguera S.A. acredita ser capaz de manter seus índices de rentabilidade neste cenário, uma vez que a redução das taxas de juros favorece o crescimento da atividade econômica de um modo geral, incluindo o aumento do volume de operações de crédito, bem como a redução dos índices de inadimplência.

Os produtos do Banco Anhanguera S.A. são distribuídos por meio de pontos de vendas exclusivos, presentes em todos os estados brasileiros e principais cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal, mais de 28.000 parceiros comerciais, tais como concessionárias e revendedores de veículos leves e pesados e grandes redes de lojas de varejo, e por meio do call center.

4 – Visão da Empresa

Solucionar necessidades financeiras com agilidade e segurança, em um clima de cordialidade e respeito pessoal.

O “Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa”, editado pelo IBGC objetiva indicar os caminhos para todos os tipos de sociedade visando (i) aumentar o valor da sociedade; (ii) melhorar seu desempenho; (iii) facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos; e (iv) contribuir para sua perenidade, sendo que os princípios básicos inerentes a esta prática são a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Dentre as práticas de governança corporativa recomendadas pelo IBGC em seu tal código, o Banco Anhanguera S.A. adotou as seguintes:

• além das atribuições previstas na Lei de Sociedades por Ações, a Assembleia Geral tem competência para deliberar sobre: (i) a descontinuidade das práticas do Nível 1 de Governança da Bovespa; (ii) o cancelamento do registro de companhia aberta perante a CVM, ressalvado o disposto no Estatuto Social do Banco Anhanguera S.A.; (iii) escolha de empresa especializada responsável pela elaboração de laudo de avaliação das ações do Banco, em caso de cancelamento de registro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com