TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletronica Analogica 2

Artigo: Atps Eletronica Analogica 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 13

FONTES DE ALIMENTAÇÃO REGULADAS

ETAPA 1

Passo 1

Quando se precisa de uma alimentação com um valor estável é necessário se utilizar circuito, ás vezes complexos, para se conseguir uma boa regulação de tensão.

Diagrama em blocos de uma fonte estabilizada:

A – O transformador normalmente serve para isolar e abaixar a tensão da rede a níveis eletrônicos (5 a 48 V).

B – Os diodos retificadores convertem tensão A. C. em tensão D. C. , pulsante.

C – O filtro capacitivo proporciona um “alisamento” da tensão pulsante

D – O circuito estabilizador ajusta a tensão de saída ao nível desejado

Principais tipos de circuitos estabilizadores de tensão

 Regulador com diodos zener.

 Regulador integrado de tensão.

 Regulador integrado de tensão acionando transistores de potência.

Regulador utilizando diodos zener

É um circuito de relativa estabilidade para alimentação em pequenas potências.

Atualmente são pouco utilizados.

Reguladores integrados de tensão

Atualmente existem no mercado, reguladores de tensão bastante versáteis, com proteções contra curto na saída, sobre corrente, temperatura, sendo assim praticamente indestrutíveis, e as duas únicas formas de se destruir um regulador deste tipo é com sobre tensão de entrada e tensão de saída maior que a de entrada. Existem umas infinidades de tipo de invólucros diferentes, mas atualmente são muito pouco popular os reguladores de três terminais. Os reguladores integrados podem ser de dois tipos; negativos e positivos além de poderem ser fixos ou flutuantes. Os positivos mais comuns são os da família 78xx, (7805, 7809, 7812, 7815, 7818, 7824) que são fixos. Os variáveis ou flutuantes positivos são os 317 (LM 317 T, LM 317 K , LM 350). Todos os reguladores acima são positivos, porem presentam a característica de possuir apenas três terminais. Os reguladores negativos são também de três terminais e os tipos mais comuns são: A família 79xx (7905,7909,7912,7915,7918,7924) que são fixos, e os flutuantes são da família 337 (LM 337 T)

Abaixo é dado uma tabela com as principais características de cada tipo.

Aplicações típicas dos reguladores integrados

FONTE VARIAVEL 1,25 a 35 V / 5ª Reguladores Comercial.

ETAPA 1

Passo 2

HISTÓRICO DO AMPLIFICADOR OPERACIONAL

Os primeiros AOP’s foram desenvolvidos na década de 40 através de válvulas, as características destes primitivos AOP’s eram bastante ruins. Com o surgimento do transistor na década de 50 foi possível evoluir o AOP com características bastante razoáveis. Porém foi quando na década de 60 com surgimentos dos circuitos integrados que o amplificador operacional teve sua maior evolução onde no ano de 1963 a FAIRCHILD SEMICONDUCTOR® lançou o seu primeiro AOP monolítico μA702. Também como tudo que se desenvolve o μA702 apresentou uma série de problemas, tais como:

- Baixa resistência de entrada;

- Baixo ganho;

- Alta sensibilidade a ruídos;

- Necessidade de alimentação diferenciada (-6V e +12V).

Foi então que a própria FAIRCHILD, com apoio de Robert Widlar e sua equipe lançou em 1965 o conhecido μA709. Este último foi considerado o primeiro AOP “confiável” lançado no mercado. A seguir a mesma equipe projetou o famoso μA741, o qual foi lançado pela FAIRCHILD em 1968 e até hoje estes dois AOP’s ocupam posição de destaque no segmento. Evidentemente como os avanços tecnológicos não param hoje temos diversos tipos de AOP’s com características superiores às do μA709 e μA741, por exemplo, LF351 (NATIONAL) e CA3140 (RCA) etc.

Existem inúmeros de fabricantes de circuitos integrados no mundo. Cada fabricante possui uma codificação diferente para identificar seus produtos. Um mesmo integrado pode ser produzido por vários fabricantes diferentes. Sendo assim é importante que o projetista conheça os diferentes códigos para poder identificar o fabricante e buscar o manual do mesmo (DATABOOK) do mesmo. Na tabela a seguir temos a codificação usada pelos fabricantes mais conhecidos no mundo e principalmente no Brasil. Como exemplo o AOP 741.

Descrição dos Pinos μA741 / LF 351 (Fairchild, National)

1-5 Destinados ao balanceamento do AOP (Ajuste de Tensão de Offset)

2- Entrada inversora

3- Entrada não inversora

4- Alimentação negativa ( -3V a -18V)

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com