TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Pesquisas Acadêmicas: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  8.839 Palavras (36 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 36

ETAPA 1

PASSO 1

Conceito de empreendedorismo

1. Definição de empreendedorismo segundo José Dornelas (2.001)

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

2. Definições de empreendedorismo segundo o grupo

Ser empreendedor é ter a capacidade de enxergar além do tradicional, é um profissional apaixonado pelo o que faz e não tem medo de assumir riscos calculados, revoluciona a vida das pessoas, e ajuda socialmente e economicamente no desenvolvimento do país.

Empreendedorismo é criar empresas ou produtos novos, agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las, é gerar riquezas através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização.

PASSO 2

Características dos empreendedores de sucesso

• Sabem tomar decisões:

Eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator – chave para o seu sucesso. E mais: além de tomar decisões, implementam suas ações rapidamente.

• São dedicados:

Eles se dedicam 24 h por dia, 7 dias por semana, ao seu negócio.

Comprometem o relacionamento com os amigos, com a família, e até mesmo com a própria saúde. São trabalhadores exemplares encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São incansáveis e loucos pelo trabalho.

• Sabem explorar ao máximo as oportunidades:

Para a maioria das pessoas, as boas ideias são aquela que as veem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram algo prático para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informação.

• São visionários:

Eles têm a visão de como será o futuro para o seu negócio e sua vida, e o mais importante: eles têm a habilidade de implementar seus sonhos.

• São determinados e dinâmicos:

Eles implementam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com a vontade impar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina.

• Assumem riscos calculados:

Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores.

Mas talvez o verdadeiro empreendedor seja aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.

PASSO 3

Exercício de auto avaliação

Alcilene, Jeozadak, Karen, Solange e Vera: de 120 a 150 pontos:

Você provavelmente já é um empreendedor, possui as características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar no mundo dos negócios.

Evelin e Priscila: de 90 a 119 pontos:

Você possui muitas características empreendedoras e ás vezes se comporta como um, porém você pode melhorar ainda mais, se equilibrar os pontos ainda fracos com os pontos já fortes.

ANÁLISE

Vera (134 pontos): Todos nós temos capacidade de ser um grande empreendedor e temos noção do que precisamos para ser e como agir a determinadas situações em relação a uma organização e a uma vida pessoa. Admitindo que todos temos , alguns pontos fracos que precisa se auto se desenvolver e ser analisados com atenção antes de qualquer atitude.

Karen (132 pontos): Realmente me vejo como uma pessoa empreendedora, porém preciso agregar mais conhecimento, e me atualizar conforme as demandas do mercado.

Alcilene e Solange (124 pontos): Concluímos que nos já somos empreendedoras, mas temos alguns pontos que precisamos melhorar como: Nas tomadas de decisões, tolerar incertezas, estresse e conflitos, ser mais confiantes para trabalhar em equipe de modo que saibamos controlar os impulsos para não cometermos erros.

Jeozadak (121 pontos): Melhorar disciplina, cumprindo melhor os horários e melhorando o tempo de produtividade, tolerar mais as pendencias de estrutura procurando soluções inteligentes, desenvolver habilidade de agregar as pessoas e construir times.

Priscila (103 pontos): Tenho algumas características empreendedoras, porém devo ter mais autoconfiança em assumir riscos calculados, e aprender a desenvolver trabalhos em equipe.

Evelin (104 pontos): O resultado está correto, pois eu preciso procurar conhecer mais sobre a situação para poder tolerar incertezas, aprender a desenvolver trabalhos em grupo e com isso aprender a depender de outras pessoas e controlar o stress.

ETAPA 2

PASSO 1

Decidimos criar uma empresa de prestação de serviços, onde iremos promover produtos estéticos de nossos clientes, tendo em vista que a empresa que nos contratar terá o diferencial de que seus produtos serão demostrados e apresentados por profissionais especializados em estética, despertando ainda mais o desejo de seus clientes na compra dos produtos.

PASSO 2

DEFINIÇÕES DO NEGÓCIO:

a) Ela atende toda a área relacionada à beleza e estética.

b) Ela proporcionará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com