TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Dissertações: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................pág. 03

2. DADOS DA EMPRESA............................................................pág. 04

3. MUDANÇA ORGANIZACIONAL..........................................pág. 04

4. QUEBRA DE PARADIGMA....................................................pág. 05

5. GESTOR ORGANIZACIONAL..............................................pág. 06

6.. ENTREVISTA COM GESTOR...............................................pág. 07

7. GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL.......................................pág. 08

8. TERCEIRIZAÇÃO.....................................................................pág.08

9. FERRAMENTAS DE GESTÃO..............................................pág. 08

9.1 Benchimarking..........................................................................pág. 08

9.2 Gerenciamento com o Livro Aberto.........................................pág. 09

9.3 Reengenharia.............................................................................pág. 09

9.4 Empowerment............................................................................pág. 10

10. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.......................pág. 11

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................pág. 12

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................pág.12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito de abordar e conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão. As mesmas proporcionam conteúdo e conhecimento, para que tenhamos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento.

Verificaremos que através da utilização das ferramentas de gestão e suas tecnologias, fazem que as empresas usufruam destas e buscando os seus pontos fortes e avaliando o que precisa ser melhorado, conduzindo os processos à eficiência para alcançar os objetivos da empresa.

A prática das tecnologias ensina as empresas organizacionais a se estruturarem e terem o único objetivo que é a mudança para melhoria contínua, acompanhando as mudanças da globalização.

2. DADOS DA EMPRESA

Empresa: Transportes Ferraz

Localização: Rua Jacob Edgar Horn nº 76- Porto Alegre

Segmento: Setor de Transportes

Serviços Prestados: Locação de veículos com motorista para órgão público.

Porte: Micro Empresa

Missão: Prestar serviço com qualidade, oferecendo serviço de transportes com segurança e eficiência .

Valores: Ética, Qualidade, Respeito e Profissionalismo.

Justificativa: Micro Empresa em crescimento e tentando acompanhar as mudanças do mercado.

Contato: Everton Ferraz – Gerente Administrativo

A micro empresa citada em nosso trabalho esta situada em Porto Alegre , e foi fundada em 2006, iniciou suas atividades somente com familiares, dentre eles o estudante acadêmico Everton Ferraz, mas com um crescimento considerável teve que contratar novos funcionários e implantar as ferramentas de Gestão para que continuem desenvolver suas atividade com qualidade e resultados.

3. MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Na atualidade devido a globalização vivemos em um processo contínuo de mudanças, sendo necessário que as empresas consigam compreender os ambientes internos e externos, e que possam de uma forma rápida se enquadrar nesta nova realidade, fazendo que os resultados aconteçam de acordo com a realidade do mercado. A empresa, assim como os indivíduos, aprende continuamente, principalmente por sofrer influencia do ambiente, e desenvolve mecanismos por intermédio dos procedimentos e das rotinas, que passam a fazer parte de sua cultura.

Uma empresa deve estar sempre alinhada aos avanços tecnológicos e as atualizações conceituais, que em geral dependem além dos processos tradicionais de aprendizagem, dependem também dos conhecimentos gerados pelo processo de aprendizado do grupo. A mudança organizacional é um processo de modificar a origem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, ou seja, o nível de alcance de seus objetivos. Mudar para de adaptar as novas necessidades é certeza soberana, ainda que muitas vezes implique em perturbação. Por tanto, quanto mais rápido os gestores perceberem o exato momento em que as mudanças são necessárias e como deve ser implementada, maior será o diferencial competitivo da empresa, perante mercado concorrente. O primeiro elemento a ser considerado no processo de mudança é o agente de mudança, o indivíduo, de dentro ou de fora da empresa que será designado a promover mudanças. Ele terá habilidades múltiplas como, capacidade de determinar como as mudanças devem ser realizadas, habilidade de resolver possíveis problemas ocasionados pelas mudanças e facilidade de utilizar ferramentas de ciência comportamental, para influenciar de forma positiva as pessoas durante o processo de mudança.

4. QUEBRA DE PARADIGMA

Primeiramente definimos paradigma como algo utilizado como padrão a ser seguido, modelo ideal e serve para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações .

Enfatizamos que a quebra de paradigma é essencialmente uma substituição significativa nas regras, nas pressuposições e nas atitudes relacionadas com um padrão estabelecido de realização. A quebra de paradigma tem o efeito de um novo começo

Sabe-se que mudanças significam correr riscos, saber observar e identificar o que é certo e errado é primordial para que a empresa obtenha os resultados esperados.

A quebra de paradigma estabeleceu uma gestão de qualidade total, com uma reformulação na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo, destituindo modelos burocráticos e conservadores, buscando tecnologias de gestão atualizadas e eficientes.

Atualmente as empresas precisam mais dinâmicas,focadas, de alta performance, porém com baixo custo e longo prazo. Estas contradições representam a quebra de paradigma da organização centralizadora e opressiva.

5. GESTOR ORGANIZACIONAL

Gestão é um conjunto de tarefas que procuram garantir a eficiência de todos os recursos disponíveis pela organização, para que possam ser atingidos os objetivos pré-determinados. O Gestor Organizacional é definido pelas suas funções no interior da organização, tendo ele que estar apto e pronto para desenvolver suas habilidades tanto no ambiente interno quanto ás do externo. É ele a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos e resultados.

Elementos que define o Gestor Organizacional:

• Visão Estratégica de Negócio- trabalho voltado a visão prospectiva e sistêmica.

• Orientação para Processos- adequar meios para excelência dos processos.

• Desenvolvimento de habilidades- estar sempre aprendendo novas maneiras de responder asdemandas organizacionais.

• Qualidade- decisões voltadas à satisfação das expectativas dos clientes externos e internos.

• Decisões- sempre buscar estilos novos gerenciais de decisão.

• Custos- a otimização dois recursos face ao tempo e espaço.

• Stress- harmonizar individualmente os objetivos entre: o eu , equipe e organização.

É um profissional generalista que sabe tudo sobre o ambiente organizacional, sabe lidar com as mudanças e se capacita para atender as demandas do mercado, tem o espírito de líder sabe lidar com pessoas, exercem uma liderança branda sem pressão, e faz com que se sintam felizes por estarem na empresa.

Para alcançar o objetivo principal os gestores desenvolvem os seguintes papéis:

• Papéis Interpessoais: São os papéis que os gestores executam relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados. São divididos em três papéis: Representação, Líder e Ligação.

Representação: Representa a função de estar presente em locais e momentos importantes, basicamente tarefas cerimônias e outros eventos, assinando documentos legais. O gestor representa a organização, portanto ele é um símbolo desta organização, e ela será conceituada á partir do gestor.

Líder: Representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados. Dirige e motiva pessoas, treina, orienta e se comunica com seus subordinados.

Elemento de Ligação: Representa ao possibilitar relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio, a comunicação dentro e fora da organização, entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.

• Papéis Informacionais: As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações, para um bom desenvolvimento, as empresas e os gestores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações.

• Papéis Decisórios: Com toda a informação disponível cabe aos gestores estudarem-na e tomar decisões baseadas nelas. As decisões são de responsabilidade total dos gestores, por isso é necessária cautela e preparo para tomá-las. Quatro é os papéis decisórios: Empreendedor, Solucionador de Problemas, Alocador de Recursos e Negociador..

Empreendedor: Assume riscos ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos na organização.

Solucionador de problemas: Encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções. Resolve conflitos entre Subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças.

6. ENTREVISTA COM GESTOR

Segundo Everton da Costa Ferraz, gestor da empresa Transportes Ferraz , diz que o papel do gestor é de extrema importância para o desenvolvimento e vida útil da empresa, tendo como resultado de sua gestão o lucro, porém não deixando de lado a qualidade e a eficiência. Para atingir os resultados esperados o gestor tem que desempenhar suas funções com controle, agilidade, flexibilidade na sua gestão , liderando de forma horizontal com contato diários e trocas de informações com seus colaboradores.

7. GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL

Conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi definida como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. É focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

Segundo Campos (1992, p. 193) é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.

Seus conceitos são formados por: orientação pelo cliente, qualidade em primeiro lugar, ação orientada por prioridades, por fatos e dados, controle de processos e de dispersão, próximo processo é seu cliente, controle a montante, ação de bloqueio, respeito pelo empregado como ser humano e comprometimento da alta direção.

8.TERCEIRIZAÇÃO

A empresa citada em nosso trabalho, tem suas atividade voltadas para o transporte, com isto todo o serviço de manutenção dos veículos é terceirizado. Todos os veículos contam com um cartão corporativo, que possui credenciamento com mecânicas apropriadas para estes serviços. Liberando o tempo para realizar as tarefas que realmente está proposta a se dedicar e ainda consegue reduzir seus gastos com empregados que, de certa forma, não tem vínculo empregatício com a empresa.

9. FERRAMENTAS DE GESTÃO

9.1 Benchmarking:

É a tecnologia que representa uma oportunidade de as organizações melhorarem suas atividades, por meio da investigação e análise do que outras empresas têm feito com sucesso. É uma linha de gestão que pode ser um diferencial para empresas evitarem a vulnerabilidade diante do mercado competitivo ou até mesmo pela busca da tão desejada superioridade no mundo dos negócios. Introduzido na linguagem empresarial pela empresa Xerox, que o definiu como “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria”. Se trata de uma tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável em qualquer segmento e porte de empresa e deve ser constante, não se deve usá-la uma só vez e esquecê-la, a quantidade enorme de afazeres na organização, no dia a dia, não deve ser motivo para abandonar a tecnologia.

9.2 Gerenciamento com o livro aberto (OPEN-BOOK MANAGEMENT)

É uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis. É uma teoria gerencial que aposta na abertura e na transparência total das informações, mesmo as que até então foram, ou são, consideradas confidenciais. E uma ferramenta que pode ser aplicada em qualquer segmento e porte de empresa, mas merece cuidados importantes, com objetivo de evitar erros.

9.3 Reengenharia:

É a ferramenta que propõe que a organização seja reinventada por meio da análise dos processos, buscando fases dispensáveis, pautada na ideia de satisfazer as expectativas dos clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho organizacional. É um processo de mudança radical que ocorre na empresa, de forma que todos os processos sejam avaliados, na busca de fases dispensáveis, para, assim, contribuir com a melhoria do desempenho organizacional como um todo.

Segundo Chiavenato(2008), não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.

As principais características desse processo são:

• Coordenação das atividades estruturadas em tempo e espaço; sequência lógica na realização das atividades;

• O objetivo de produzir um bem ou um serviço;

• Definição dos inputs (entradas): recursos que estão transformados ou que irão auxiliar na transformação dos recursos do processo;

• Definição clara dos outputs (saídas): recursos transformados, isto é, resultado final do processo;

• Definição das técnicas e ferramentas que irão transformar inputs em outputs;

• Finalidade de agregar valor aos inputs;

• Resultado em um produto ou serviço para um cliente.

9.4 Empowerment:

Empowerment é um termo em inglês que significa empoderamento. Segundo Chiavenato (2008), trata-se de dar poder, autoridade e responsabilidade às pessoas para torná-las mais ativas e proativas dentro da organização. Para a implantação do empowerment em uma empresa é importante alguns requisitos:

1- Participação direta das pessoas nas decisões.

2- Atribuição de responsabilidade pelo alcance de metas e resultados.

3- Liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho, programas de ação, com a ajuda e o apoio do gerente.

4- Atividade grupal e solidária e trabalho em equipe. Tudo deve ser feito em trabalho conjunto. A equipe deve ser coesa, integrada, orientada e apoiada.

5- Avaliação do próprio desempenho da equipe. A auto avaliação é um importante meio de retroação e de melhoria constante.

Deve-se tomar cuidado ao implantar essa ferramenta em uma organização, as propostas devem ser muito bem elaboradas e não devem

...

Baixar como  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »