TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Artigos Científicos: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................04

Definição de Empreendedorismo............................................................05

Etapas essenciais para se criar um novo negócio..................................07

Conceito de Plano de Negócios..............................................................09

Sumário Executivo..................................................................................10

Execução do Plano de Negócio..............................................................16

Relatório Plano de Negócio....................................................................17

Considerações Finais.............................................................................18

Referências Bibliográficas......................................................................19

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta critérios para identificar as características atribuídas a um empreendedor e o administrador. Entre várias definições de autores, identificamos entre as quais mais se aproxima sobre o nosso ponto de vista da diferença entre um administrador e um empreendedor. Administrar é uma arte e Empreender é transmitir idéias em oportunidades. Essas colocações são muito simplórias para qualificar dois profissionais importantíssimos no processo das organizações e dos negócios, cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro dos negócios. Empreendedor: Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que tem um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar de o empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, é um conceito antigo. Nossa idéia foi criar uma empresa brasileira atuante no ramo de materiais esportivos, estrategicamente localizado devido as principais vias de acesso da cidade e por estar no centro na região do grande ABC. O que nos motivou para a abertura deste negócio é que este tipo comércio não passa por má fase. Ele não vive de modismos na hora da compra, apenas de aquecimento em alguns meses do ano, mas no geral vende bem o ano todo. Com a chegada da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil este mercado tende a ser muito promissor.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Etapa 1

Relatório do texto

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX.” ( Jeffry Timmons, 1990)

Segundo o dicionário informal empreendedorismo é Indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Características comuns de um empreendedor: Capacidade de liderança, criativo, Responsável, Paixão na área em que atua, Visão de futuro, Persistência, Coragem para assumir riscos, Não desiste ao encontrar qualquer obstáculo, facilidade de expressão, entre outras.

O artigo que José Dornelas cita é voltado principalmente a iniciantes que querem abrir um negócio, e aos que já possuem e querem transformar e melhorar seu negócio.

Abrir uma empresa requer muitos cuidados especiais e abdicação de coisas por parte dos novos empreendedores. Os iniciantes vão tropeçar e bater a cabeça algumas vezes e por algum certo período. Com o tempo, a experiência vai melhorar o seu desempenho e o da empresa, porém empresários experientes também cometem erros.

Não à dúvida que para o sucesso de um empreendedor requer estudo, conhecimento do negócio, enfim, a vários motivos e fatores que devem ser pensados antes de investir em um negócio. A faltas de planejamento aliadas ao baixo espírito empreendedor respondem o fracasso por boa parte dos novos negócios. Achar um bom ponto comercial adequado é fator crítico de sucesso. Uma localização inadequada, falta de informações só ajuda a aumentar a mortalidade nos negócios, como exemplo o Brasil.

A taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil é muito alta em relação aos países mais desenvolvidos (22% fecham nos primeiros dois anos contra 15% dos desenvolvidos).

Para ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento.

Não podemos esquecer que atualmente no Brasil, não requer somente possuir um espírito inovador e criativo, tem que ter principalmente a habilidade de assumir riscos para ter que trabalhar com a grande burocracia brasileira. Ela ainda dificulta a criação de novas empresas. Além de ter atitude de inovação constante, pensando no futuro e no crescimento de sua empresa, pois hoje no Brasil boa parte das empresas não tem o perfil de empreendedor, não pensam no crescimento além de sua cidade ou até país de atuação.

Infelizmente a inovação está longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras. Muitos microempresários com medo de se arriscar acabam apostando em até franquias com marcas fortes para minimizar os riscos. O empresário brasileiro não sai de sua zona de conforto, não procura ajuda, como em universidades e institutos de pesquisas para solucionar problemas de tecnologia, ou até para promover inovação tecnologia.

O Brasil oferece sim boas opções para empreendedores que buscam pela inovação em vários fatores ligados a tecnologia ou não.

Enfim no Brasil há seus pontos fracos e fortes, defeitos e qualidades. O interesse é do empreendedor em se aplicar, estudar se aperfeiçoar é o essencial: assumir riscos, saber que o sucesso não deve ser momentâneo, mais sim constante.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Etapa 2

Identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com