TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Engenharia Do Trabalho

Exames: Atps Engenharia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Custos de Assistência Médica

O stress relacionado ao trabalho pode exercer grande impacto sobre a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Um fato corrente no dia-a-dia organizacional é que as organizações arcam com grande parte dos custos de assistência médica do empregado.

Além de pagarem assistência médica geral, os empregados estão cada vez mais sujeitos à responsabilidade por incidentes específicos de enfermidades associadas ao stress. A legislação sobre segurança e saúde profissional responsabiliza as organizações empregadoras "por todas as doenças originadas do emprego ou durante o seu transcurso". As perturbações mentais induzidas por stress são a categoria de doença profissional que cresceram mais rapidamente, e o número de processos envolvendo organizações e trabalhadores supostamente acometidos por stress está aumentando em ritmo acelerado.

Absenteísmo e Rotatividade

Insatisfação e stress fazem mais do que gerar custos diretos para as organizações em termos de programas de assistência médica. São a fonte também de custos indiretos na forma de absenteísmo e rotatividade. A insatisfação é uma das principais razões para o absenteísmo, um problema organizacional muito caro. A insatisfação também acelera a rotatividade organizacional. A substituição de trabalhadores que deixaram voluntariamente a organização também é um encargo dispendioso. Uma grande empresa calcula que o custo de substituição de um gerente de nível médio seja de 40 mil dólares. Além disso, os custos de substituição não são os únicos em questão. Se as pessoas que deixam uma organização apresentam melhor desempenho do que as que ficam, a rotatividade reduz a produtividade da mão-de-obra remanescente. Essa espécie de "fluxo negativo de empregados" exerce os efeitos mais sensíveis no caso de trabalhos complexos, que demandam muito tempo para serem aprendidos. Quando as pessoas abandonam esses trabalhos, as empresas perdem o investimento que fizeram no desenvolvimento do funcionário. Nos piores casos, funcionários experientes e descontentes assumem cargos na concorrência. O investimento de uma empresa no desenvolvimento do funcionário não só está perdido como, na verdade, acaba revertendo como gratificação para uma empresa concorrente, que ganha acesso a um conhecimento muito grande sobre as operações da empresa original.

Baixo Compromisso Organizacional

A insatisfação também é uma causa maior de declínio do compromisso organizacional, o grau com que as pessoas se identificam com a organização que as emprega. Compromisso implica vontade de investir uma grande dose de esforço em favor da organização e intenção de ficar muito na empresa.

Um exemplo para isso são os casos em que a empresa reduz significativamente o seu quadro de funcionários. Os funcionários que continuam na empresa tentam diminuir os laços com o empregador, reduzindo assim os níveis de compromisso, dependência, participação e envolvimento.

Violência no Local de Trabalho

A partir de meados dos anos 1980, a violência no local de trabalho se tornou um dos principais problemas organizacionais. O homicídio é a principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com